St. Gilgen um vilarejo encantador na Áustria
Nós estávamos hospedados em St. Wolfgang e fizemos o passeio pelo Wolfgangsee de ferry boat, paramos em St. Gilgen para conhecer este lindo vilarejo. É o destino perfeito para um passeio de um dia ou pode ser uma base para visitar os arredores, menos de uma hora de Salzburg, 20 min de St. Wolfgang e 43min de Hallstatt. E possível se conectar, por barco a várias cidades, como Strobl, St. Wolfgang e outras cidades.
Visto
Para a maioria dos países da Europa, brasileiros não precisam de visto. No entanto com o intuito de aumentar a segurança do território, os 26 países signatários do Tratado de Schengen passarão a exigir uma autorização eletrônica. O ETIAS (Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem) é definido como um visto não tradicional e a partir de 2021 todos os cidadãos provenientes de países já isentos de visto para viajar pela Europa – Brasil e outras 14 nações latino-americanas, precisarão providenciá-lo antes de sair de casa.
iVisa fornece a solução mais simples para o processamento do seu visto de viagem. Permite que os viajantes processem vistos de um computador, smartphone ou tablet.
Por favor, se não for inconveniente, tire o seu visto pelo meu link de afiliado iVisa. Você não paga nada a mais por isso, e eu recebo uma pequena comissão que me ajudará a manter o meu site no ar com informações de qualidade. Agradeço muito o seu apoio!
Como chegar
De carro
Pode chegar a St. Gilgen de carro, vindo de vária cidades próximas, como Salzburgo (30min), Viena (2h51min), Munique (2h) e outras. Não é muito fácil estacionar o carro em St. Gilgen, na Salzburgerstraße atrás do Paracelsus Apotheke (farmácia), tem um estacionamento.
De ônibus
Se estiver em Salzburgo, pode pegar o ônibus nº 150 do terminal F, no lado de fora do Salzburg Hauptbahnhof (estação ferroviária), em cerca de 50 minutos até uma parada chamada St Gilgen Hollweger ou St.Gilgen Mozartblick, depois uma pequena caminhada (7min) até o centro.
De barco
Pode chegar em St. Gilgen de ferry boat, pelo lago de Wolfgang, com um cenário idílico.
História da família de Mozart em St. Gilgen
O avô de Mozart, Wolfgang Nikolaus Pertl, nasceu em Salzburgo, foi advogado e juiz em St. Gilgen entre 1716 e 1724. Sua filha, Anna Maria, mãe de Mozart, nasceu no tribunal distrital em 25 de dezembro de 1720, foi batizada na igreja paroquial de Santo Egídio e viveu em São Gilgen até 1724.
Em novembro de 1747, ela se casou com o violinista Leopold Mozart, de Augsburg. Ela deu ao marido sete filhos, dos quais apenas dois, Maria Maria Walburga Ignatia (nascida em 30/31 de julho de 1751), conhecida como “Nannerl”, e Wolfgang Amadeus (nascida em 27 de janeiro de 1756) sobreviveram.
O fato de o tribunal distrital ainda estar com paredes fortes deve-se ao trabalho de reforma do avô, que, no entanto, foi muito além do orçamento. Um fato que mergulhou sua viúva em dívidas sérias, porque na época ele era juiz e também tinha que pagar pela diferença se o orçamento fosse excedido.
Foi apenas a irmã de Mozart Nannerl que rompeu a pobreza durante o casamento com o nobre Johann Baptiste von Berchtold von Sonnenburg, também juiz. Seu pai a forçou a se casar por razões financeiras. Ela morou ao lado dele em St. Gilgen por 17 anos.
Nannerl era sua terceira esposa e teve que assumir cinco filhos como madrastas. Ela deu à luz mais três filhos. Somente seu filho experimentou a idade adulta. Quando criança, seu pai o levou embora e o criou em Salzburgo.
Nannerl era uma mulher altamente inteligente que falava várias línguas e foi compositora e pianista. Ela ficou na sombra do irmão pelo resto da vida e, como mulher, não teve oportunidade de aparecer em público. Ela só estava autorizada a dar aulas de música.
Os irmãos se viram pela última vez em 1783. Mozart foi convidado para o casamento, mas não o fez por razões profissionais. Wolfgang Amadeus Mozart nunca esteve pessoalmente em St. Gilgen.
Hotéis
Landhaus Leitner am Wolfgangsee, Schwand 7, 5342 Sankt Gilgen, Áustria
Lindo apart hotel, localizado na margem do Lago Wolfgang, rodeado por um jardim de 3.000 m2, com praia privativa e gramado para banhos de sol.
O prédio possui quatro apartamentos espaçosos, mobiliados e decorado num estilo rústico contemporâneo e com vista para o lago ou para a montanha. A cozinha tem tudo o que é necessário, incluindo as necessidades básicas como café, chá, açúcar e outros.
Os anfitriões são muito simpáticos e acolhedores e ajudam a planejar os passeios locais. Oferecem um bom café da manhã.
Excelente localização para ciclismo, caminhadas e outras atrações na área de Salzkammergut.
Possui estacionamento privado gratuito.
Gasthof Zur Post, Mozartplatz 8, 5340 Sankt Gilgen, Áustria
Hotel histórico charmoso, localizado no coração da cidade de St. Gilgen, próximo da margem do Lago Wolfgang. De gestão familiar, com toque carinhoso da família Lechner, que habitou e liderou esta pousada por oito gerações.
Recentemente renovado e ampliado, o Hotel Gasthof zur Post foi construído em 1330 e serviu durante muito tempo como uma estalagem. A fundação e partes da fachada são da Idade Média.
Seu nome atual tem origem na década de 1840, quando naquele tempo, uma agência postal foi estabelecida no mesmo edifício.
Ao longo dos anos, o Gasthof zur Post tem hospedado muitas personalidades famosas. Em agosto de 1784, o casamento da irmã de Mozart, Anna Maria, apelidada de “Nannerl”, foi realizado neste hotel.
São 40 quartos grandes e confortáveis, com decoração rústica, alguns com varandinha e vista para a cidade.
Tem um restaurante com especialidades regionais e austríacas e um Bier Garden (cervejaria ao ar livre) embaixo das castanheiras.
Há estacionamento gratuito disponível para os hóspedes.
Atrações
Centro Histórico
No centro histórico veja a tradicional arquitetura dos Alpes, prédios de madeira, decorados com arranjos florais suspensos nos peitoris das janelas, lojinhas charmosas, museus e restaurantes.
Visite a Prefeitura para ver um exemplo pitoresco da arquitetura dos vilarejos da Áustria.
Caminhe ao longo do Wolgangsee (lago Wolfgang).
Quando cansar, senta em um dos banquinhos e curta o lindo visual. Ótima local para ver o pôr do sol.
Igreja São Egídio
A igreja paroquial é dedicada a Santo Egídio (Português) ou Saint Giles (em Inglês), santo padroeiro de São Gilgen, que deu o nome da cidade.
Hl. Ägydius foi arcebispo da cidade francesa S. Gilles e também é o santo de St. Gilgen! A primeira menção documental ocorreu no ano de 1376. Por causa dos danos da igreja, na primavera de 1767, uma nova igreja foi construída.
Bem na saída, há uma placa de mármore onde o cunhado e a mãe de Mozart estão sepultados.
A igreja paroquial de St. Gilgen é perfeita para casamentos no lago Wolfgang.
Prefeitura
St. Gilgen Rathaus ou edifício da prefeitura é um lindo prédio no centro da vila de St Gilgen. Em frente tem uma estátua de Mozart, a cidade onde a mãe de Mozart nasceu.
Teleférico (Seilbahn Zwoelferhorn)
O teleférico de St Gilgen leva os visitantes até o topo da montanha Zwölferhorn. Após uma viagem de 16 minutos, você poderá desfrutar de um dos mais belos pontos de vista da região de Salzkammergut. Mas não vá se o tempo estiver nublado, no local onde vende os tickets para o teleférico, há uma televisão que mostra ao vivo a vista do lá de cima. Vi que tinham nuvens e me arrisquei, não vi nada! No cume, tem várias trilhas para a família, como a panorâmica de Pillstein, por exemplo, leva cerca de uma hora para ser concluída.
Praia
Strandbad St. Gilgen, praia gratuita, que fica apenas a 5 min do cais. Com modernas instalações, área de natação para crianças, píer espaçoso com trampolim e áreas verdes para até 300 pessoas e um bistrô.
Museus
Mozarthaus, Ischlerstrasse 15
O museu é dedicado à memória da mãe e da irmã de Wolfgang Amadeus Mozart (Anna Maria Walburga Mozart, née Pertl) e (Maria Anna Ignatia, chamada Nannerl).
A mãe de Mozart nasceu nesta casa em 25 de dezembro de 1720. Após a morte de seu pai, Anna Maria Pertl mudou-se para Salzburgo em 1724. Aqui ela se casou com o futuro pai de Wolfgang Amadeus Mozart Leopold em 1747.
Em 2005 a casa foi comprada pela associação cultural Mozartdorf. Desde 2008, abriga uma exposição permanente “Anna Maria Mozart, uma artista de Wolfgangsee”. Conta a dramática história de amor de Nannerl, a sua rotina diária, a nobre da vila de pescadores e agricultores que passou por um período muito difícil. Além da exposição, o programa multimídia “The Mozarts and St. Gilgen” é exibido em quatro idiomas (alemão, inglês, italiano, japonês).
A casa também abriga a Orquestra de Câmara MA Mozart St. Gilgen, os concertos ocorrem no chamado Falkenstein Hall.
Pode ser alugada para eventos para até 150 convidados, como seminários, casamentos ou comemorações de aniversário.