Córsega, uma ilha da beleza
A Córsega é uma ilha montanhosa, localizada no sul da França, no Mediterrâneo. Também é conhecida por Korsica, Corse ou Corsica.
A ilha, que é oficialmente território francês desde 1769, já foi da Itália e, por isso, reflete na comida, no sotaque, nos nomes das ruas e das cidades (Campomoro, Tizzano, Porto Vecchio…). A Itália fica mais perto, a costa da Toscana está a 90 Km de distância e a Sardenha está a 11 Km, contra 170 km da Côte d’Azur francesa.
Córsega é uma ilha dividida em 2 regiões administrativas, a Região da Alta Córsega, cuja capital é Bastia e a Córsega do Sul, cuja capital Ajaccio, é também a capital da Ilha. Cerca de um terço do seu território é protegido como parque nacional, quase despovoado. Porto Vecchio é uma das cidades mais turísticas da ilha junto com Calvi e Bonifácio.
A língua oficial é o francês, porém grande parte da população também se comunica usando o corso, que se assemelha ao dialeto toscano. Nada disso é um problema para quem fala inglês, pois a Córsega tem a economia fortemente baseada no turismo e está preparada para receber o viajante.
A geografia da ilha diz muito sobre a sua personalidade. O difícil acesso entre os diversos vilarejos e as sucessivas invasões ao longo da História, fizeram da Córsega uma região repleta de microrregiões. Cada povoado tem os seus costumes, características, crenças e rivalidades. Queridinha dos franceses, a ilha vem atraindo cada vez maior número de estrangeiros, sobretudo europeus. Cruzar com brasileiros por lá ainda é coisa rara.
As principais cidades são: Ajaccio, Bastia, Bonifácio, Calacuccia, Calvi, Cervione, Corbara, Murato, Pigna, e Porto Vecchio.
Embora seja apenas a quarta maior ilha do Mediterrâneo (depois da Sicília, da Sardenha e de Chipre), é difícil conhecer a Córsega em pouco tempo. A ilha tem 183 quilômetros de comprimento e 83 quilômetros de largura. As distâncias entre as cidades são grandes, acrescente ainda, montanhas no meio da ilha. Acredito que todas as cidades da ilha tem o seu charme, mas vou relatar apenas as que conheci, na Córsega do Sul: Ajaccio, PortoVecchio e Bonifácio, e na Córsega do Norte: Calvi e Bastia, o restante ficará para uma terceira viagem.
A melhor maneira de se locomover na Córsega é em um carro alugado. O transporte público é muito limitado. A ilha também é conectada por trem, mas as viagens são demoradas (de Calvi a Ajaccio, por exemplo, são cinco horas), e não há acesso a diversas praias interessantes.
Além do turismo, a Ilha se destaca pela fabricação e exportação de suas deliciosas iguarias gastronômicas, como queijos, vinhos, salames e biscoitos, pelos belos trabalhos de cutelaria (facas produzidas artesanalmente e que trazem o símbolo da região) e pelas exóticas jóias elaboradas a partir de Corais e das conchas “turbo”(símbolo da lenda dos olhos de Sainte Lucie).
Melhor época
Junho a Setembro são os meses ideais para visitar a ilha. Como em outras cidades da Europa, desaconselho a ir em meados de Julho e Agosto, são as férias dos europeus e a ilha fica lotada. O verão é seco e quente, o inverno não costuma ser rigoroso como no norte da França, mas é muito frio para ir para a praia. Da primeira vez fomos em Julho, as praias de Porto Vecchio estavam super lotadas, difícil de reservar algum restaurante. Agora fui no início de Setembro/18, as praias mais famosas de Porto Vecchio ainda estavam cheias, Bonifácio nem consegui estacionar o carro de tantos turistas, mas Calvi estava um paraíso.
Visto
Para a maioria dos países da Europa, brasileiros não precisam de visto. No entanto, com o intuito de aumentar a segurança do território, os 26 países signatários do Tratado de Schengen passarão a exigir uma autorização eletrônica. O ETIAS (Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem) é definido como um visto não tradicional e a partir de 2021 todos os cidadãos provenientes de países já isentos de visto para viajar pela Europa – Brasil e outras 14 nações latino-americanas, precisarão providenciá-lo antes de sair de casa.
iVisa fornece a solução mais simples para o processamento do seu visto de viagem. Permite que os viajantes processem vistos de um computador, smartphone ou tablet.
Por favor, se não for inconveniente, tire o seu visto pelo meu link de afiliado iVisa. Você não paga nada a mais por isso, e eu recebo uma pequena comissão que me ajudará a manter o meu site no ar com informações de qualidade. Agradeço muito o seu apoio!
Como chegar
Barco
A Córsega é possível chegar a bordo de ferries (operadas por diversas companhias, dentre elas a Moby e a Corsica Ferries). Tem conexão com os portos de Nice, Marselha e Toulon (França), e Livorno, Savona e Cività Vecchia (Itália), e Santa Teresa (Sardenha).
Os NGV (navio de grande velocidade) são uma opção mais rápida: levam menos de 3 horas, porém são mais caros que os outros ferries que levam em média 11 horas dependendo do trajeto.
Avião
As principais companhias aéreas que oferecem passagens para a Córsega são a Air France e a Air Corsica, mas há também as companhias low cost, EasyJet, XLAirways e Ryanair.
Aeroporto de Figari Sud Corse, informações e reservas:
☎:+33 4 95 71 10 10
Aeroporto de Ajaccio, informações e reservas: ☎:+33 4 95 23 56 56
Aeroporto de Calvi, informações e reservas: ☎:+33 4 95 65 88 88
Aeroporto de Bastia, informações e reservas: ☎:+33 4 95 54 54 54
Com conexão diária via Paris, Marselha e Nice e, dependendo da temporada, com outras metrópoles francesas e europeias.
História
Mística, exótica e apaixonante, a Córsega foi habitada por um povo que sempre esteve disposto a morrer para defender a sua terra, a sua independência e liberdade, cuja História é repleta de mistérios e folclore e marcada por inúmeros e longos conflitos.
A sua posição geográfica, no coração do mar Mediterrâneo, foi durante séculos um ponto estratégico das rotas marítimas, o que despertou a cobiça de inúmeros povos da Antiguidade: Colonizada pelos gregos no século VIII a.C., pelos cartagineses no século VI a.C. e pelos romanos desde o século III a.C., a ilha foi ocupada pelos vândalos no século V da era cristã, e entre os séculos VI e VII esteve anexada ao império bizantino. Posteriormente, fez parte dos reinos lombardo e franco e dos estados pontifícios. No século XI, o papa Gregório VII cedeu a ilha à cidade italiana de Pisa. Foco de disputa entre os senhores de Pisa, Gênova e Aragão, passou ao controle dos genoveses em meados do Século XV.
Devido às funções de vigilância permanente da costa e à necessidade de defender a ilha da fácil abordagem, não só de piratas, mas da cobiça das várias potências marítimas, foram construídos fortes, sendo os principais, de Calvi e Bonifácio. Como também, as torres genovesas, durante o domínio de Génova, com uma altura média de quinze metros, permitiam avisar as populações através de fogos ateados no cimo, em caso de aproximação de barcos desconhecidos. Os Turchi, piratas vindos da Africa do Norte, eram um perigo real para os habitantes. Destruíam culturas e aldeias inteiras, e faziam os corsos de escravos.
Em 1769, Gênova vendeu a ilha à França. Em 1976, foi dividida administrativamente em dois departamentos franceses, o da Alta Córsega, no norte, e o da Córsega do Sul.
Até a atualidade, o povo não se contenta em pertencer à França e, por meio de várias ramificações da Frente de Libertação Nacional da Córsega (FLNC), lutam com o intuito de tornar a Córsega independente.
A bandeira da Córsega representa a imagem da cabeça de um Mouro. Segundo uma das lendas contadas na Córsega, a bandeira faz referência a uma batalha entre Corsos e Mouros, na qual foi pedida a cabeça do chefe destes como forma de comemorar a vitória dos Corsos.
Gastronomia
É um capítulo à parte. Sendo uma ilha, há uma variedade de peixes, lulas, mexilhões e, mais recentemente, ostras. Na região montanhosa, pode-se também degustar das deliciosas trutas. Os frios são uma especialidade do interior, como o presunto cru (prisuttu), o salame defumado (salamu) e o mais famoso de todos, o figatellu, uma suculenta salsicha feita à base de fígado e miúdos, servida geralmente grelhada. E para quem aprecia carne de caça, os animais selvagens são abundantes nas matas da ilha, chamadas maquis. Saudáveis javalis compõem um dos pratos típicos, como se vê no álbum de quadrinhos Astérix na Córsega, da combativa e bem-humorada dupla de gauleses Astérix e Obélix, criada por Goscinny e Uderzo. O brocciu, queijo local, é presença constante à mesa. Por fim, no quesito bebidas, a robusta cerveja corsa Pietra, produzida com farinha de castanha, desce redonda nos dias quentes de verão. Na carta de vinhos, os rótulos locais, são tintos, brancos ou rosés, principalmente as cepas das regiões de Patrimonio, Sartène, Porto-Vecchio e Calvi.
Porto Vecchio
Porto-Vecchio foi construído em 1539 no topo de um promontório rochoso, sobre as ordens dos senadores genoveses.
A área foi assediada por piratas, portanto, a cidadela foi destruída e reconstruída três vezes entre 1540 e 1589. Em 1768 foi cedida à França.
Está localizado na ponta sul da Córsega, a 23 Km do aeroporto Figari Sud-Corse, em Figari, por onde cheguei, 25 Km da cidade de Bonifacio e 143 Km da capital de Ajaccio (onde tem outro aeroporto).
Possui antigas fortificações do Século XVI, o porto, centro antigo, tem praias fantásticas como Palombaggia e Santa Giulia, as ilhas Lavezzi, localizadas ao largo da costa de Bonifacio e montanha espetaculares, com cidades como l’Ospédale.
É uma bela cidade costeira, a terceira maior aglomeração da Córsega e o primeiro destino turístico. O centro histórico, localizado na cidade alta, é muito movimentado e à noite passa a ser só para pedestre, com estacionamentos próximos. Abriga restaurantes, bares, cafés e lojas de souvenires.
As suas principais atividades econômicas são limitadas aos ofícios de madeira e cortiça e a exploração de salinas que, desde 1944, foi o início do desenvolvimento da cidade. Daí Porto-Vecchio ficou conhecido como a “cidade de sal”.
Hotéis
La Plage Casadelmar, Presqu’île du Benedettu, 20137 Porto-Vecchio, França
É um hotel no estilo rústico-chique, pé na areia, lindo! O centro histórico de Porto Vecchio está a 20 minutos de carro.
O hotel tem uma decoração de bom gosto, possui poucas suítes, todas com terraço e vista para o mar ou o jardim.
Sugiro alugar um carro, é afastado do centro histórico, dos bons restaurantes e das melhores praias e não tem transportes público.
Hospedamos neste hotel. Ficamos na suite n.º 23, com vista para o jardim, era o único chalé que não havia espreguiçadeira na varanda (vide a foto da nossa varanda ao lado), não dava para relaxar após a praia. Passávamos pelos outros chalés, os hóspedes deitados nas espreguiçadeiras… Deve ser por causa do valor, 460 Euros por dia, o quarto mais “barato”.
Achamos o café da manhã caro, 30 Euros p/ pessoa, para o que ofereciam e os ovos e os frios (queijos, presuntos) eram à la carte, com taxas extras. Procuramos algum lugar para tomar café da manhã por perto e não encontramos. Apesar de ser um hotel de praia, cobram as toalhas de praia.
O hotel é bonito e bom, mas o custo-benefício é alto. Contudo, continuarei deixando esta opção de hospedagem no meu site, vocês já vão avisados, não fiquem na suíte 23!
Grand Hôtel de Cala Rossa & Spa, Membro da Relais & Châteaux desde 1993, Route De Cala Rossa, 20137 Cala Rossa, Direção: A 7 km ao norte de Porto-Vecchio, para Bastia.
Este charmoso Relais & Châteaux está localizado a 6 km de Porto-Vecchio e a 80 m da praia privativa. O hotel é lindo, mas só fomos visitar. Acho a região um pouco afastada também. É necessário fazer reserva com antecedência.
Les Bergeries de Palombaggia, membro do Relais & Châteaux, Palombaggia road, 10.5 km, 20137 Porto-Vecchio, França
Este butique hotel, com uma vista fantástica, se situa na encosta voltada para a praia de Palombaggia. Uma das mais belas praias do sul da Córsega, graças as suas águas turquesa e suas areias brancas rodeadas de pinheiros. Possui 14 suítes luxuosas, com terraços privativos.
É necessário fazer reserva com antecedência, a procura é grande. Tentei ficar neste hotel, mas todos os quartos já estavam ocupados, infelizmente.
Citta di Lume, 12 Rue Toussaint Culioli, 20137 Porto-Vecchio, França
Hotel de design, super charmoso, localizado apenas 5 minutos à pé do centro antigo de Porto Vecchio. Quartos amplos e confortáveis com varandas, alguns com vista para o mar. Piscina e estacionamento gratuito e privado disponível no local. Apenas conheci o hotel, acho uma boa opção pela localização.
Mariosa, Route de Palombaggia, 20137 Porto-Vecchio, França
Hotel lindo, localizado em frente ao mar, a 6 km do centro de Porto-Vecchio. Renovado em Novembro de 2017, arquitetura contemporânea, e decoração de muito bom gosto. Quartos confortáveis, alguns possuem uma varanda e vistas para o mar.
Atrações principais
Cidadela
A Cidade alta, construída no Século XVI, está localizada no coração da cidade. Com monumentos notáveis, como a Igreja Saint-Jean-Baptiste, com sua bela torre do sino, a capela de Sainte-Croix, a porta do século XVI genovês e numerosos baluartes que protegiam a antiga cidadela.
Não entram carros, possui estacionamentos próximos, fácil de encontrar vagas.
Passeie a pé pelo Centro Histórico, as ruas são estreitas, repletas de fontes, lojinhas abertas até tarde, ótimos restaurantes e bares.
Porto
O porto de Porto-Vecchio foi construído para oferecer proteção contra os ataques dos bárbaros no passado.
Hoje, é uma marina de luxo. A área portuária é muito animada na alta temporada, com os seus restaurantes, cafés e sorveterias. E o Quai d’honneur é uma agradável caminhada. É de onde saem os barco, para passeios para as Ilhas Lavezzi e para outros lugares na costa da Córsega.
Praias
Palombaggia
Esta linda praia de areia, é especial. Rodeada por altas dunas e pinheiros, com águas azul-turquesa, é considerada uma das mais belas da Córsega, e, foi eleita uma das 10 melhores praias da Europa. Ela está localizada em frente às ilhas da reserva natural Cerbicale.
Vindo de Porto-Vecchio, você segue a estrada que rodeia a península Piccovaggia. Chegando na praia, estaciona no final dela, para evitar a concentração de pessoas.
O extremo norte da praia Palombaggia, é o lugar mais movimentado, e também mais estreito. Mais ao sul, a praia se alarga e se torna menos lotada.
Dada a sua popularidade, recomendo chegar no início da manhã e reservar um bom lugar. Está sempre muito cheia, já fomos em Julho e agora no mês de Setembro, e não senti diferença!
Tamaricciu
Localizada mais ao sul da praia de Palombaggia, Tamaricciu está listada com uma das praias mais bonitas da França.
Águas rasas, azul turquesa e transparentes e com rochas, é um local ideal para mergulhar com uma máscara e contemplar um aquário natural.
Partindo de Palombaggia, o acesso pode ser feito a pé, caminhando pela praia. Mas se você for de carro pode seguir o GPS para Tamaricciu, e será levado para o estacionamento pago que varia de 10 € a 30 €, mas pode deduzir o valor se você comer em um restaurante no local.
Santa Giulia
Com areia macia e branca, água azul turquesa, Santa Giulia é tão impressionante como qualquer praia do Caribe.
É a minha preferida, o mar tem águas rasas e calmas, com pequenas áreas de recife, ideal para crianças pequenas.
Tem infra estrutura, aluguel de espreguiçadeiras nos restaurantes, em torno de 12 Euros. A praia fica lotada! Fomos em Julho e Setembro, e também não sentimos diferença.
Baía de Rondinara
Localizada no meio do caminho entre Bonifacio e Porto Vecchio (18 km.)
Linda praia, com formato de concha, areia branca, água cristalina, um ambiente um pouco mais selvagem.
O fato de que há um grande parque de campismo e estacionamento, torna esta praia um destino turístico muito popular, lotando durante o verão.
Fautéa
Esta linda praia é conhecida como a Anse de Fautéa. Está localizada na N198, a 40 minutos de carro ao norte de Porto-Vecchio, em direção à Solenzara.
O estacionamento é na beira da estrada, precisa caminhar alguns metros para a praia do sul, ou do norte, que é um pouco mais afastada.
As praias ao longo deste trecho de costa não são tão populares quanto os mais perto de Porto-Vecchio, ideal para quem prefere praias menos lotadas.
Uma praia paradisíaca, sem infra estrutura, no entanto, com um restaurante bem em frente ao mar, “Le Fautéa”. Além do ambiente agradável, a comida é deliciosa e o melhor de tudo, com um preço correto. Imperdível!
Esta área da praia, tende a ser mais cheia, possivelmente por causa do estacionamento disponível no restaurante.
Restaurantes
La Table de Nathalie, 4 Rue Jean Jaurès, 20137 Porto-Vecchio, França ☎:+33 (0)4 95 71 65 25
Bistrô super charmoso, situado próximo do movimentado centro histórico de Porto Vecchio.
Considerado o melhor bistrô de Porto Vecchio, achei maravilhoso! A proprietária Nathalie (na foto à cima) e seu marido, oferecem uma grande variedade de pratos deliciosos, com certeza vale uma visita. Sugiro fazer uma reservar, o restaurante é pequeno e lota todas às noites.
Terramea, Route de palombaggia direção picovaggia lieu dit Aja Del Forno, 20137, Porto-Vecchio, Córsega,
☎:+33(0) 4 95 50 03 94 Email terramea@orange.fr
Um lindo restaurante muito bem localizado, situado no alto de uma colina, com uma excelente vista sobre a baía de Porto Vecchio, principalmente no pôr-do-sol. Recomendado pelo Guia Michelin, possui uma ótima cozinha Mediterrânea e excelente serviço. Abre apenas à noite.
l’Emporium, 32 Centre Commercial Saint Cyprien ou San Cipriano, ☎:+33 6 86 77 24 10
Localizado na rua perpendicular à bela praia San Cipriano. O restaurante tem um grande terraço.
Um jantar excepcional!!! Entrada, prato principal e sobremesas surpreendentes! A cozinha é inventiva sem ser revolucionária, de alta qualidade. Serviço impecável os garçons são super atenciosos e aconselham muito bem sua escolha de pratos.
A relação preço/qualidade é imbatível na área.
É um restaurante imperdível em Porto Vecchio, em alta temporada sugiro fazer reservas se quiser sentar na varanda.
Playa Baggia, Ld Tamaricciu Plage de Palombaggia, Porto-Vecchio, ☎:+33 (0)6 23 43 27 63
O restaurante está bem localizado, cenário é lindo, de frente para o mar com pés na areia. Em uma das praias mais bonitas praias da Córsega.
Possui serviço de praia, com aluguel de espreguiçadeiras e a equipe simpática. A comida é muito boa, com especialidade em grelhados. Possui um viveiro de lagostas. No verão tem noite musical todas às sextas.
Tem um desconto no estacionamento próximo. A partir das 19:00 podem aparecer mosquitos, leve repelente.
Tamaricciu, na praia Tamaricciu, route Palombaggia, 20137, Porto-Vecchio, Córsega, ☎:+33 4 95 70 49 89
Ótimo restaurante de praia, localizado na areia da praia com o mesmo nome, (o aluguel de 1 espreguiçadeira é 25€ em alta temporada)
O cardápio, é variado, criativo e com pratos saudáveis. Oferecem peixes do dia, com preços de acordo com o seu peso. Tem um viveiro de lagosta e caranguejo. Nos jantares os pratos são mais sofisticados. O serviço é excelente!
O guia Michelan sugere este restaurante.
O estacionamento é 30€, mas tem um valor deduzido da conta do restaurante.
Localizado na bela praia de Saint Cyprien, o V.I.P. criou uma atmosfera única neste pequeno paraíso. Um cenário idílico, a menos de 10 metros da água, possui dois terraços integrados a uma floresta de pinheiros centenária.
Neste ambiente moderno e descontraído, a cozinha é especializada nas receitas da Córsega e do Mediterrâneo.
O VIP também dispões de um espaço para crianças.
Le Fort Santa Giulia, Plage de Santa Giulia
Localizado na praia de Santa Giulia, de frente para o mar, o restaurante é fantástico!
Descontraído com atmosfera chique. Especializado na cozinha mediterrânea, os pratos são muito bons e os peixes super frescos. Não é um restaurante barato, mas de excelente qualidade e o local é maravilhoso. Além disso, as garçonetes são adoráveis. Recomendo muito!
U Cantonu, Route de palombaggia, 20137
☎:+33 6 44 94 73 85
Em uma encosta da estrada da praia de Palombaggia, a menos de 3 Km do centro da cidade, você vai encontrar este antigo celeiro, convertido em um restaurante.
Ambiente é muito agradável, com um jardim, em frente ao pôr do sol. Um cenário que ajuda a tornar este restaurante um lugar excepcional.
Cozinha com especialidades regionais da Córsega com criatividade e ousadia do chefe.
Sous La Tonnelle, Rue Général Abbatucci, 20137 Porto-Vecchio, ☎:+33(0) 4 95 70 02 17
Restaurante muito agradável na cidade antiga, mesas na calçada em rua de pedestre.
Sugiro sentar na calçada e observar as pessoas passando. A comida é excelente!
Casadelmar, Route de Piccovagia, 20538, ☎:+33 4 95 72 34 34
Localizado no hotel de mesmo nome, tem 2 estrelas Michelin. O terraço do restaurante tem uma vista deslumbrante para o mar e um piano ao vivo contribui para uma atmosfera agradável. O restaurante é caro, cerca de 200€ por pessoa.
Linda Beach, Plage de Palombaggia – Côté Sud Bocca dell’Oro – Asciaghju 20137 Porto-Vecchio ☎: +33 06 09 87 07 55
☎: +33(0)4 95 22 41 40 Email lindabeach.resto@gmail.com
Um pequeno restaurante na Praia Palombaggia, com um belo cenário de frente para o mar. “Sala vip”, com os pés na água, boa música e boa comida. Proprietário super atencioso, com excelente serviço.
Belvedere, 56 Route de Palombaggia, 20137 Porto-Vecchio,
☎: +33 (0)4 95 70 54 13
Restaurante com 1 estrela Michelin, lindo, charmoso e romântico, com mesas ao ar livre, e vista deslumbrante para o mar.
Possui um menu de degustação com 7 pratos, do chef Philippe Nogie.
Le Fautea, Plage Le Fautea, Sainte Lucie de Porto Vecchio, ☎: +33 (0)4 95 71 41 51
Extremamente agradável e saborosa comida confeccionada com produtos locais frescos.
Recomendo a especialidades de frutos do mar, há também uma excelente seleção de vinhos da Córsega. Foi um dos meus restaurantes favoritos na área.
Le Rouf, Marine de Pinarello 20144 Sainte Lucie de Porto Vecchio. ☎: +33 (0)4 95 71 50 48, Email : contact@lerouf.com
Localizado na praia de Pinarello, aldeia de pescadores à 9 km de Porto Vecchio, Córsega do Sul.
O Rouf, fundado em 1965, pela Família Rocca-Serra, especializado em peixes e lagostas.
Aberto para almoço e jantar, possui terraços com sombra ou ensolarados, com vistas deslumbrantes sobre o mar, tem estacionamento privado. Aberto 9:00 AM – 9:30 PM.
Se você chegar de barco, o restaurante tem um barqueiro para buscá-lo. (serviço gratuito).
La Fleur de Sel, Praia Pinarello, 20144 Zonza, França,
☎:+33 (0) 4 95 71 06 49 Email crechous@wanadoo.fr
Pequeno restaurante à beira-mar, de frente para a praia de Pinarello, administrado por uma família, muito agradável. Cozinha feita com produtos frescos, cuidadosamente selecionados.
Sugiro reservar uma mesa no terraço, ambiente romântico, rodeado de jasmim, rosas e oliveiras.
Auberge du Col de Bavella , Place de la Fontaine, 20124 Bavella, Córsega
☎:+33 4 95 72 09 87
Bonifácio
A cidade está localizada no extremo sul da ilha de Córsega, de frente para a Sardenha, à 27Km e 40min de Porto Vecchio.
Bonifácio, um dos mais conhecidos cartões postais da Córsega.
É uma cidade/forte, construída no alto de falésias brancas de calcário e, aos seus pés, o maior porto do sul da Córsega. Dali partem barcos para a vizinha italiana Sardenha e, para as inabitadas ilhas Lavezzi e Cavallo. A região é magnífica, e não foi por acaso que o turismo se desenvolveu ali. Rodeado de cafés, restaurantes e butiques, fica sempre super lotado. Conhecemos no mês de Julho e, 4 anos depois, em Setembro/18, não conseguimos estacionar o carro, rodamos e voltamos para Porto Vecchio.
Bonifácio é como um grande museu a céu aberto. Muitos povos deixaram suas marcas por lá: toscanos, pisanos, genoveses, espanhóis, mouros e franceses. Andar pelas ruazinhas estreitas e de pedras é viajar de volta na história. Desde o começo esse foi um local muito cobiçado. A localização explica o porquê da disputa. Na rota do comércio e das guerras do Mediterrâneo.
Ao entrar na cidade de carro, siga as indicações dos estacionamentos. Comece a visita pelo alto das falésias, onde está localizada a cidade medieval fortificada. Caminhe pelas estreitas ruelas, se perca pelos labirintos e siga até a praça do mercado, de onde se tem uma vista vertiginosa da cidade, das ilhas em frente e do mar.
Após conhecer a cidade, desça pelas famosas escadas do Rei Aragão, construída em 1420 na própria pedra calcária. São 187 degraus que o levará até o nível do mar. A lenda conta que foi construída em apenas uma noite pelas tropas do rei de Aragon durante o cerco de 1420.
Depois de tanto exercício, recomendamos um passeio de barco, saem no porto de Bonifácio. Ao chegar no porto, você verá um grande quiosque onde poderá comprar os ingressos. Se quiser alugar um barco por um dia, consulte os sites das empresas Nautic Aventure, e Bonifacio Yatching, preços a partir de 250 euros a diária. É possível dar uma esticadinha para a Sardenha já que há saídas diárias em barcos.
Atrações Principais
Passeio nas ilhas Les Lavezzi e Cavallo
Este passeio de barco se faz à partir do porto de Bonifacio. O melhor é reservar um dia inteiro para aproveitar do passeio, pois o barco deixa todos na reserva ecológica de Levezzi. Existem embarcações de hora em hora (a última às 18:30). Mas, mesmo ficando até o final, é impossível aproveitar todas as praias dessa ilha.
Depois de Levezzi, é a vez da ilha de Cavallo coberta de mansões para todos os lados. Após esse passeio nas duas ilhas, o barco pode levar para conhecer as falésias, calanques e as grutas naturais, como a grotte du Sdragonato (com uma falha que tem a forma do mapa da Corsega). Se estiver de carro, você pode estacionar gratuitamente no Parking do grupo SMPB (só seguir as placas dentro da cidade de Bonifacio).
O arquipélogo de Lavezzi, são ilhotas de pedras, é uma reserva marinha protegida, um paraíso para os mergulhadores pela sua rica flora marinha e sua fauna. 20 min de barco, é recomendado levar algo para beber e comer, pois não há restaurantes no local. Só natureza!
Os turistas podem desembarcar lá, aproveitar para caminhar nas praias, tomar banho, mas não podem subir nas rochas, porque têm ninhos de aves marinhas que devem ser protegidos.
O lugar é desabitado e a fiscalização, sempre presente, mantém os pescadores longe do santuário. A cor deste mar tem uma grande variedade de tons, esmeralda, safira e turquesa.
Igreja Saint-Dominique
É uma das raras construções religiosas de estilo gótico na Córsega. Construida no século XIII, tem vários quadros italianos e esculturas expostos.
Igreja Sainte-Marie-Majeure
É a construção mais antiga de Bonifácio, do século XII.
Le Bastion de l’Etendard
Composto de fortificações do Século XVI para proteger a Porte de Gênes, o Memorial e o Jardin des Vestiges, essa fortaleza domina o porto. Seu memorial reconstitui a história da cidade em salas subterrâneas.
Hotel
Hotel U Capu Biancu, Domaine de Pozzonielo, Route de Canetto, 20169 Bonifácio
Hotel charmoso e em um lugar tranquilo. Localizado a 15 minutos de carro de Bonifácio, no sul da Córsega. Este hotel 4 estrelas oferece vista para a baía e 2 praias privativas.
Hotel Genovese, Quartier De La Citadelle, 20169 Bonifacio, França
Um charmoso hotel de 3 estrelas, tem uma ótima localização, na Citadelle, no topo de um rochedo com vista panorâmica. Os quartos estão situados na propriedade principal do Genovese, enquanto as suítes ficam em um edifício separado, ao lado do porto. Cada quarto apresenta uma decoração moderna.
Praias
Cala Llonga
Cala Llonga é uma pequena praia, de areia grossa, não tem infra estrutura, sugiro levar cadeiras e barraca de praia.
O mar claro, ideal para snorkel (mas não tão adequada para crianças pequenas, uma vez que se afunda rapidamente).
Às vezes venta na praia. Tem um restaurante U cara longa. Pegue a D58 leste de Bonifacio. Após cerca de 3 km vire à direita (D258). Siga nesta estrada passado por um complexo militar, continue, não vire à esquerda para um hotel. Estacione na estrada e ande 200m.
La Tonnara
Tonnara é uma grande praia longa, com areia branca relativamente grossa e vento. Essa é uma das melhores praias da Córsega para o windsurf e kite surf. Apesar do vento, é boa para natação e há oportunidades para mergulho em torno das rochas. Possui dois restaurantes.
Plage du Petit Spérone
É acessível apenas depois de uma caminhada de cerca de 30 minutos, entre as pequenas dunas de areia e arbustos espinhosos.
Mas vale muito a pena, a água é azul-turquesa na temperatura certa. Devido ao seu tamanho e apesar da caminhada de meia hora necessária para chegar lá, esta praia fica lotada no verão.
De Bonifacio, tomar a D58, em seguida, a D260 em direcção a Sperone Golf. Atravesse a praia de Pantarella e segue para a ponta sul. Endereço: Pointe de Sperone, Bonifacio 20169.
Balistra
É uma praia maravilhosa, de areia branca, muito tranquila mesmo no verão. Um paraíso para surfistas e amantes do windsurf, Existe apenas um restaurante e nenhum serviço de praia, então leve tudo o que for precisar para passar o dia com conforto.
A praia é acessível por um longo caminho de terra através do maquis Corso.
Restaurantes
Lan’K, 5 Rue Archivolto, 20169 Bonifacio, ☎:+33 (0)4 95 21 59 54
Restaurante charmoso, localizado na parte alta da cidade de Bonifacio. Tem um terraço sob os arcos da rua Archivolto, que é muito agradável.
Serve cozinha tradicional da Córsega, acompanhada de um bom vinho branco da ilha. É um local para comer peixe fresco.
A equipe é muito simpática.
Sugiro fazer uma reserva com antecedência.
L’archivolto, 2 Rue Archivolto, 20169 Bonifacio
☎:+33(0)4 95 73 17 58
Depois de subir as escadas para a cidade alta, você vai desfrutar de um ambiente bucólico, longe dos restaurantes turísticos. O Archivolto oferece cozinha regional, caseira como o corso de vitela e o cordeiro. O charcuterie é excelente e com bons queijos da Córsega. O serviço é perfeito.
Le Centre Nautique, North Quay, Marina, 20169
Bonifacio ☎:+33(0)4 95 73 02 11
Ao contrário de outros restaurantes da marina, o Centro Náutico fica do outro lado do rio, o que dá uma visão geral de Bonifacio.
Este restaurante oferece cozinha mediterrânica com peixe fresco e frutos do mar. O ambiente é agradável, uma cozinha deliciosa e um serviço perfeito! Sugiro fazer reserva, está sempre cheio.
Hotel U Capu Biancu, Domaine de Pozzoniello 20169, Bonifacio ☎:+33(0)4 95 73 05 58 Email info@ucapubiancu.com
Restaurante do hotel com o mesmo nome. É um restaurante gourmet, onde você pode saborear pratos no terraço com uma vista deslumbrante sobre o mar Mediterrâneo. Super recomendo!
L’an Faim, 7 Montee Rastello | Marina perto da igreja St. Erasme, 20169 Bonifacio, ☎:+33(0) 4 95 73 09 10
Localização agradável, nas escadas que vai até a cidade velha, com um terraço ao ar livre e vista para o porto. Decoração simples e menu criativo. A equipe é simpática, divertida e amigável. As sobremesas são criativas e a carta de vinhos excelente!
Calvi
Localizada na costa noroeste da ilha da Córsega, no coração de Balagne, uma das áreas mais preservadas da Córsega.
Um balneário charmoso, com condições climáticas vantajosas, um verdadeiro pólo de atração turística.
Agrada por suas ruelas, lojinhas, praias lindas, seus endereços gastronômicos e sua proximidade com a bela Ilha Rousse. A ilha possui um aeroporto, com voos direto da França.
As ruas estreitas da cidade e seu formato levemente irregular não são muito adequados ao transporte público, portanto, não há sistema de ônibus. Mas é fácil caminhar por Calvi.
A cidadela, símbolo da cidade, foi erguida na época da ocupação genovesa (do Século XIII ao Século XVI). A torre de sal, uma espécie de armazém, também foi construída no Século XIII.
Hotéis
Hôtel La Villa, Chemin de Notre Dame de la Serra, 20260 Calvi
Hotel fantástico, adoramos ficar hospedados neste hotel. Tem uma vista deslumbrante da Baía de Calvi e da Cidadela. O hotel é membro do Relais & Chateaux, uma referência de excelência na área de hotelaria.
Bem localizado, próximo à cidadela, dá para ir à pé, mas tem uma ladeira na volta para o hotel. A equipe é excelente, nos deram ótimas dicas de praias.
O café da manhã é maravilhoso, bem completo, servido nestas mesas da foto à cima. Por ser ao ar livre, as abelhas incomodam, insistem em compartilhar os nossos pratos, mas isto acontece em toda a Córsega.
La Signoria, Route De La Foret De Bonifato, 20260 Calvi
Um luxuoso hotel de 5 estrelas, em uma propriedade do Século XVIII, com jardins deslumbrantes. A localização não achei muito boa, é bem próxima do aeroporto e um pouco mais afastado da cidadela de Calvi.
Piscina maravilhosa e quartos confortáveis. Possui um restaurante gastronômico excelente! Café da manhã no cenário deslumbrante. A equipe do hotel é discreta e muito atenciosa.
A praia fica a 10 minutos de carro, e o hotel tem parceria com um dos clubes de praia de Clavi.
Campo Di Fiori, Maisons de Charme, Route de Pietramaggiore, 20260 Calvi
Localizado a 600 metros do centro de Calvi, e próximo da praia. O Campo di Fiori, dispõe de quartos, villas e estúdios charmosos, decorados com muito bom gosto, em um jardim de 3.000 m². A maioria das unidades possuem terraço privativo, e todas inclui uma cozinha equipada. Os proprietários e a equipe são muito atenciosos. Possui serviço de limpeza, mediante uma taxa. Pode levar o seu cão.
Calvi consiste em dois distritos: Cidade Baixa e Cidade Alta.
Principais atrações
Na Cidade Baixa
Clemenceau Street, é a rua mais movimentada. Durante o verão fecha para os carros, a vida noturna fica mais agitada, restaurantes e lojas ficam abertos até tarde da noite.
Mercado coberto, do início do Século XX, localizado na rua Alsace-Lorraine.
Capela de Nossa Senhora de Loretto do Século XVI.
Igreja de Santa Maria Maior, situada no coração da cidade velha de Calvi, a Igreja é um dos ícones de Calvi. Construída em fins do Século XVIII, sua fachada toda em com em rosa e ouro tem estilo barroco.
Torre do Sal, uma antiga torre de vigia e armazém de sal do Século XIII.
Na Cidade Alta ou Cidadela
Caminhe nas pitorescas ruas de paralelepípedos e aprecie as casas típicas genovesas. A vista da baía de Calvi das muralhas é magnífica.
Catedral São João Batista, imponente catedral do Século XIII (restaurada em 1570). Além da arquitetura espetacular, tem belas obras de arte, com destaque para o altar em mármore multicolorido, a pia batismal, e um crucifixo venerado conhecido como o Cristo dos Milagres.
De acordo com uma lenda local, os invasores turcos fugiram quando o crucifixo foi empunhado contra eles durante uma ocupação em 1553.
Quartel de Sampiero, antigo palácio dos governadores.
Ruínas de uma suposta casa onde Cristóvão Colombo teria morado, dizem que foi onde o famoso navegador nasceu e teria passado os primeiros dez anos de sua vida ali.
Casa de Laurent Giubegga, onde Napoleão e sua família ficou em 1793.
Oratório Saint-Antoine
Capela de Notre Dame de La Serra, construída em 1479. Dedicada ao santo padroeiro da cidade, também oferece um das mais belas vistas panorâmicas de Calvi.
Ao lado da capela há uma rocha que suporta a estátua da Virgem de braços abertos protegendo para Calvi.
Diz a lenda que se você trouxer seu amado para cá, vocês serão felizes para sempre! Todos os dias 8 de Setembro, uma peregrinação celebra o nascimento da virgem.
Vinícolas
Perto de Calvi há 5 vinícolas: Domaine de Culombu, Clos Reginu e Prove, Clos Landry, Domaine D’Alzipratu e Domaine Renucci. Mas se o intuito é explorar a enocultura, a Região de Patrimônio, mais próxima à cidade de Bastia é considerada a melhor opção. Os vinhos produzidos por lá são apreciados em toda a ilha.
Vila de Sant’Antonino
É uma vila situada no centro da região de Balagne, no nordeste da Córsega, à 20 Km de Calvi.
Devido à sua situação no topo de uma colina, a aldeia é por vezes referida como o “Ninho das Águias”.
Sant’Antonino é oficialmente classificada como uma das “mais belas aldeias da França”. Tem uma história que remonta ao Século IX, o local foi originalmente escolhido por causa de suas defesas naturais, tornando-se uma das mais antigas aldeias da Córsega.
Grande parte da aldeia é um labirinto de ruas estreitas, caminhos íngremes, casas antigas e uma pequena capela.
Explorando a aldeia, você não pode deixar de notar como o granito sólido usado para as construções combina harmoniosamente com a própria encosta.
Aproveite para almoçar ou jantar no pôr do sol, no restaurante I Scalini, com uma vista de 350º deslumbrante e a comida maravilhosa!
Ile Rousse
Distante 25 km de Calvi, foi nomeada de Ile de Rousse devido ao pórfiro, um tipo de rocha avermelhada que compõe o seu solo.
Localizada muito próximo de Calvi, na minha opinião, abriga as melhores praias da região.
No centrinho da cidade acontece um mercado diário de rua que vende produtos locais, como o famoso mel da Córsega, embutidos, queijos, geleias e frutas, como a clementine, que lembra uma tangerina. No verão chega a ter mais de 30 diferentes produtores locais na feira.
Na alta temporada funciona um trem que liga Calvi a Ile Rousse em 40 minutos e tem uma vista panorâmica no trajeto.
Praias de Calvi e Ile Rousse
Pinède
É a praia mais popular de Calvi, próxima do centro, oferece vistas da cidade e da sua cidadela.
Com cerca de 5 km de extensão, estende-se do porto de Calvi até Lumio. Areia fina e clara, águas muito rasas e ideal para crianças.
Tem restaurantes e é possível praticar muitas atividades aquáticas (esqui aquático, pedalinhos, etc). Afastando-se para Lumio, a praia fica mais tranquila, mesmo no verão. Acesso fácil e estacionamento.
É proibido fumar nesta praia, pelo menos no lugar que ficamos. Na alta temporada a praia é muito movimentada.
Ambroggio
Esta praia é mais reservada, o estacionamento é perto do pequeno porto de Sant’Ambroggio.
Não conseguimos encontrar esta praia.
d’Algajola
Localizada em Algaloja, um pouco antes de Corbara.
É uma praia grande, linda de areia branca. Possui infraestrutura, restaurantes, adequada para a família. Quando eu fui, ventava um pouco.
Fácil acesso e possui bom estacionamento ao longo de toda a praia.
Praia Ile Rousse
Esta praia está localizada perto da cidade, fica lotada! Possui infraestrutura, com espreguiçadeiras para alugar.
Tem estacionamento.
Bodri
Localizada em Corbara, um pouco antes da cidade Ile Rousse, 20 min de Calvi.
Praia intocada, é definida pela sua suave areia inclinada e pelo mar límpido. Ótima para crianças, é proibida para fumantes, talvez seja por este motivo que tinha tantos bebês nesta praia.
Não oferece infraestrutura, de barracas e cadeiras, tem um restaurante na praia.
Dá para chegar de trem que passa diretamente atrás da praia. Do estacionamento para a praia são 5 minutos a pé até a praia. Não é tão fácil de encontrar o acesso para a praia, fica ao lado de um camping, mas não entra pelo camping (quem vem de Calvi, o acesso para a praia, fica antes do camping).
Praia GHJUNCHETU
Localizada em Corbara, antes de chegar na Ile de Rousse, ao lado da praia Bodri, anda um pouco por uma trilha super tranquila. É maravilhosa! Tem menos crianças que a Bodri, talvez seja porque lá pode fumar. Praia mais vazia que a Bodri, adorei!
Tem um delicioso e rústico restaurante na praia, U Sbirru, que oferece infraestrutura, espreguiçadeiras e guarda-sóis para quem consome no bar. Possui bons drinks, tomamos uma ótima caipiroska e um ótimo vinho rosé, acompanhando um prato de queijos e embutidos.
Lozari
Localizada em Belgodère, 8,4 Km da Ile Rousse. Aproximadamente 1,5 km de praia de areia branca com águas cristalinas. Tem várias aldeias próximas, razão pela qual a praia é bem visitada na alta temporada, mas não lotada.
Tem um bom estacionamento próximo da praia.
No acesso à praia, tem um restaurante Vava’u Chez Taté, bem rústico, muito bom! Oferecem produtos frescos de excelente qualidade, e estava lotado.
Praia de L`Ostriconi
Localizada em Palasca, à 15 Km de Ile Rousse, entre as montanhas e o mar, esta localizada a lindíssima e intocada Praia Ostriconi.
É uma praia selvagem, sem construções e tranquila. Seu acesso é por trilhas, 15 minutos de caminhada e atravessa um rio com águas rasas. No início da trilha há um trailer que vende sanduíches, água e refrigerantes, a praia não tem infraestrutura.
Restaurantes
La Table by La Villa, Chemin Notre Dame de La Serra, no Hôtel La Villa ‐ 20260 Calvi ‐ ☎: +334 95 65 10 10
Restaurante gourmet, localizado no charmoso Relais & Chateaux, Hôtel La Villa, com uma vista deslumbrante, possui uma estrela Michelin.
Produtos de primeira qualidade, pratos bem elaborados, sabores focados no terroir. Uma cozinha em harmonia com o lugar, que revela todas as riquezas da gastronomia da Córsega.
Ótimo serviço, comida fantástica, maravilhosa vista. Sugiro chegar mais cedo para jantar e curtir o pôr do sol do terraço.
É preciso fazer reserva, o restaurante não é grande, os hóspedes do hotel tem a preferência.
Aux Bons Amis, Rue Georges Clemenceau, 20260 Calvi, Córsega, ☎:+33 4 95 65 05 01
Um lugar aconchegante e com bela decoração, localizado no centro, na rua de pedestres de Calvi.
Cozinha mediterrânea, excelente! Equipe simpática e prestativa. É pequeno e fica lotado, sugiro fazer reserva.
U Fanale, Route de Porto s/n, 20260, Calvi, Córsega, ☎:+33 4 95 65 18 82
Muito charmoso, cozinha francesa, com produtos de qualidade e pescado locais, são preparados com toques de criatividade. Decorado de forma simples, mas elegante, o restaurante tem uma bela vista da baía e do farol Revelatta.
Os preços são justos, o atendimento é eficiente e cortês.
Sugiro jantar no jardim arborizado tendo como vista o lindo pôr do sol.
Recomendo reservar, é muito conhecido entre os moradores e turistas. Embora não seja barato a relação de qualidade é excelente!
Le Pain de Sucre, Plage de Sainte Restitude | Haute-Corse, 20260 Lumio, Calvi, Córsega, ☎:+33 4 95 60 79 45
Bonito restaurante, localizado em uma pequena praia de areia branca e água azul-turquesa. Muito bons pratos e o serviço foi um pouco lento, mas não fomos com pressa. As espreguiçadeiras podem ser alugados separadamente.
La Table de Sabine, quai Landry, 20260, Calvi, Córsega, ☎:+33 6 80 75 48 20
Um lugar imperdível pratos sofisticados e deliciosos.
Qualidade gastronômica bastante surpreendente para um restaurante portuário, no meio de outros restaurantes mais turisticos. A equipe é encantadora, profissional e muito atenta para os clientes. Adorei!
Le Matahari, Lieu-dit Ondari, 20260 Lumio, Calvi, Córsega, ☎:+33 4 95 60 78 47
Belo cenário, localizado em frente à baía de Calvi, pessoas na areia em uma linda enseada cercada por rochas. Comida de qualidade, produtos locais com um toque de exotismo e uma apresentação bem elaborada. Ideal para um jantar romântico, à luz de velas, como avistas para Calvi ao pôr do sol. É aconselhável fazer reserva.
I Scalini, Haut du Village, 20220, Sant’Antonino, Córsega, ☎:+33 4 95 47 12 92
O cenário é deslumbrante, jantar nas nuvens! A vista de 360 graus é de tirar o fôlego! Eu recomendo ir ao pôr do sol para viver um momento inesquecível.
Não só a localização e a vista são fantásticas, mas a cozinha é excelente. Utilizam produtos locais de qualidade, com toques de originalidade. Restaurante recomendado pelo guia Michelin.
O serviço é impecável, uma equipe de jovens super atenciosos. Sugiro reservar no terraço, se o tempo ajudar.
Não deixe de conhecer a Vila de Sant’Antonino, classificada como uma das “mais belas aldeias da França”.