Tallinn, na Estônia, a cidade mais antiga do Norte da Europa
Tallinn é a cidade mais antiga da Europa Setentrional, foi fundada em 1154. Depois de séculos de saques e bombardeamentos por dinamarqueses, cavaleiros teutônicos, suecos, russos, nazistas e soviéticos, a Cidade Velha de Tallinn mantém a beleza de suas construções do período medieval. Em 1997, foi adicionada à lista de Patrimônio Mundial da UNESCO, como uma cidade medieval mais bem preservada no norte da Europa.
A Cidade Velha possui ruelas sinuosas com casas medievais, uma muralha de 2 Km e meio com vinte e seis torres defensivas, igrejas seculares, o magnífico castelo de Toompea, dos séculos XIII e XIV, e ainda bairros com casas tradicionais de madeira, como os de Kalamaja e Lillekula.
A pequena e agradável capital estoniana é um ótimo passeio de um dia e vale a pena pegar o ferry para conhecê-la. Tallinn fica a menos de duas horas de barco de Helsinki (Finlândia).
Se pretende passar apenas algumas horas em Tallinn, sugiro fazer o city tour ou o roteiro dentro da cidade até a extremidade sul na Praça da Liberdade (Vadabuse Väljak).
O detalhe é que normalmente os tours são em inglês, finlandês, alemão, sueco e russo. Há passeios que saem do estacionamento dos terminais A e D do porto.
Tallinn é dividida em oito distritos administrativos e um deles é o centro da cidade, chamado Kesklinn, É lá que está Vanalinn, a Cidade Antiga, além de 42 parques.
Para conhecer o distrito moderno da cidade, dê um passeio por Rotermann, um antigo complexo de fábrica, localizado entre Cidade Velha e o Porto, possui lojas e restaurantes.
Em Talllinn existe muito âmbar, uma pedra (resina) semipreciosa vendida a bons preços em forma de anéis, colares, pingentes e outros adornos.
Visto
Para a maioria dos países da Europa, brasileiros não precisam de visto. No entanto, com o intuito de aumentar a segurança do território, os 26 países signatários do Tratado de Schengen passarão a exigir uma autorização eletrônica. O ETIAS (Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem) é definido como um visto não tradicional e a partir de 2021 todos os cidadãos provenientes de países já isentos de visto para viajar pela Europa – Brasil e outras 14 nações latino-americanas, precisarão providenciá-lo antes de sair de casa.
iVisa fornece a solução mais simples para o processamento do seu visto de viagem. Permite que os viajantes processem vistos de um computador, smartphone ou tablet.
Por favor, se não for inconveniente, tire o seu visto pelo meu link de afiliado iVisa. Você não paga nada a mais por isso, e eu recebo uma pequena comissão que me ajudará a manter o meu site no ar com informações de qualidade. Agradeço muito o seu apoio!
Como chegar
Avião
O principal aeroporto do país é o Lennart Meri Tallinn, a companhia Estonia Air, oferece conexões principalmente para capitais do norte europeu, como Estocolmo, Copenhague, Vilnius, Londres e Moscou. Outras companhias, como FinnAir, LOT, Lufthansa, EasyJet, Aeroflot e RyanAir também oferecem linhas para cá.
Ferry
Uma das formas mais agradáveis e práticas de se chegar na Estônia é por via marítima, com ferries ligando Tallinn a Estocolmo (16h, viagem noturna) e Helsinque (de 1h30 a 3h30). Dentre as companhias mais recomendáveis estão Viking Line, a Tallink Silja, Linda Line (a mais rápida conexão para Helsinque), St. Peter Line e Eckerö Line. Todos os ferries são dos terminais Linnahall e Reisisadam, localizados próximos ao norte do centro da cidade.
E ainda, a cidade é rota de cruzeiros da MSC, NCL, Royal Caribbean, Costa, Princess, Celebrity e outras companhias.
Ônibus
Para se chegar a outras cidades na Estônia e também a São Petersburgo (9h), na Rússia, uma das opções são ônibus operados por linhas como a Hansabuss e Eurolines .
Carro
São 4h55 de São Petersburgo.
Trem
6h20 de São Petersburgo
RailEurope – www.raileurope.com.br
Russian train – www.russianrailways.com
História
No ano de 1050 foi fundado um forte para proteger um pequeno aglomerado social que no futuro viria a ser Tallin, a capital da Estônia. A localização era estratégica, em meio à rota comercial que unia Rússia e Escandinávia.
Em 1219 chegaram os dinamarqueses que se estabeleceram colocando uma fortaleza maior no alto do monte de Toompea, marcando o início da história de Tallinn como uma cidade.
A lenda diz que a bandeira nacional de Dinamarca originou na batalha crucial para tomar Toompea Hill, no local agora chamado jardim do rei dinamarquês. O nome Tallinn deriva do estônio, taani linn, “cidade dinamarquesa”, e surgiu nos tempos em que estes a ocupavam.
Então, em 1227 os Cavaleiros Teutônicos tomaram a cidade e para estabelecer uma nova ordem, ergueram outro castelo sobre a fortaleza. Os estonianos, até então pagãos, tiveram que se converter ao cristianismo e suas terras passaram a pertencer aos cavaleiros e aos bispos, num sistema feudal.
Nova batalha e os dinamarqueses voltaram a dominar a cidade até 1347 quando foi a vez dos alemães tomarem a frente. Nessa época o país prosperou bastante, Tallinn se tornou membro da Liga Hanseática, um poderoso grupo mercantil e militar formado pelos países do norte europeu e liderado pela Alemanha, e chegou a ser uma das maiores cidades da Europa.
Sal foi a principal mercadoria que impulsionou a riqueza dos comerciantes alemães locais, que, por sua vez, deixaram a sua marca no legado arquitetônico grande de Tallinn, através da construção de estruturas notáveis, como as Casas das Três Irmãs, hoje hotel de luxo e o Great Guild Hall.
Desde meados do Século XVI ao início do Século XVIII, a Estônia estava sob domínio sueco. Foram os suecos que melhoraram as defesa da cidade, acrescentando muralhas e sistemas de túneis.
Depois chegaram os russos e travaram nova batalha, vencida pelo Imperador russo Pedro, o Grande.
A primeira conexão ferroviária na década de 1870 trouxe a industrialização e um afluxo de população, dando origem a bairros com construções de madeira, tais como Kalamaja e Pelgulinn.
Veio a I Guerra Mundial (1914-1918) e a perspectiva da independência da Estônia já entrava em pauta, mas parecia um sonho distante.
No entanto, em 1917, com o fim do império czarista russo, a Estônia conseguiu sua almejada independência, que durou pouco tempo. Em 1940, houve nova ocupação soviética, seguida por uma invasão nazista.
Em 1944, o Exército Vermelho avançou com força total e expulsou os alemães. Essa foi uma época muito dura para o país, com deportações, prisões coletivas e mortes. Alguns anos depois, com a morte de Stalin em 1953, o país pode respirar um pouquinho mais aliviado. Em 1960, a Estônia começou a ter contato com o mundo não-soviético e até uma linha de ferryboat de Tallinn para Helsinque passou a operar.
Durante o período de ocupação soviética, Tallinn ganhou a posição de uma metrópole cultural que era invejada por toda a URSS.
Os eventos de iates dos Jogos Olímpicos de Verão de 1980 trouxeram investimentos extra para Tallinn, incluindo a renovação da Cidade Velha e a adição da Torre de TV .
A Estônia foi um dos primeiros países a declarar independência da URSS, em 1991, com a chamada “revolução cantante”, quando a música era a arma dos estonianos. Entre 1986 e 1991, centenas de milhares de pessoas reuniram-se em público para cantar canções patrióticas proibidas e fazer comícios pelo fim do domínio de Moscou.
Em 2000, já vivia um grande crescimento e a cidade começou a prosperar. Em 2010, teve autorização para entrar na Zona do Euro e aí está o país tentando entrar com tudo na modernidade e investindo no turismo.
Hoje Tallinn consta na Lista das 10 melhores cidades digitais do mundo, possui uma Universidade de Tecnologia que também oferece Mestrado em Cibernética através de cooperação com a Universidade de Tartu. Para quem não sabe, o Skype foi criado na Estônia em 2003.
Fontes:
Wikipédia – Cultura da Estónia, Liga Hanseática
Wike lingue – http://pt.encydia.com/es/Tallin
Revolução tecnológica no Báltico, Pedro Caldeira Rodrigues – https://www.publico.pt/mundo/jornal/revolucao-tecnologica-no-baltico-147735
Opinião & Notícia – http://opiniaoenoticia.com.br/opiniao/estonia-tallin-a-terra-dos-vikings/
BBC Brasil.com – O segredo do sucesso da Estônia- http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2001/011127_urssest.shtml
Alma de Viajante – http://www.almadeviajante.com/tallinn-museu-vivo/
Viajar pelo mundo – http://www.viajarpelomundo.com/2012/04/alma-medieval-de-tallinn.html
Hotéis
Schlössle Hotel, Pühavaimu 13/15, Centro de Tallinn, 10123 Tallinn, Estônia
O elegante hotel de 5 estrelas Schlossle, ocupa construções dos séculos XIII e XIV e está localizado no centro histórico de Tallinn.
Os quartos são grandes e agradáveis. Estacionamento público disponível em localização próxima (não necessita de reserva), a um custo de EUR 25 por dia.
The Three Sisters Boutique Hotel – Relais & Châteaux, Pikk 71 / Tolli 2, Centro de Tallinn, 10133 Tallinn, Estônia
Um charmoso hotel de 5 estrelas, ocupa um belo edifício do Século XIV, a Casa das Três Irmãs. Localizado em uma área mais tranquila, dentro da cidade murada e próximo ao Porto.
O interior com design moderno e alguns toques antigos, os quartos não possui ar condicionado.
O restaurante Bordoo oferece pratos gourmet da Estônia, bem como cozinha de fusão.
Estacionamento privativo próximo e custos são aplicáveis.
Hotel Telegraaf, Vene 9, Centro de Tallinn, 10123 Tallinn, Estônia
Charmoso hotel de 5 estrelas, fica em um edifício histórico datado de 1878.
Muito bem localizado, em plena Cidade Velha, ao lado da Praça da Câmara Municipal, pertinho de quase todos os pontos interessantes de Tallinn.
O hotel possui 86 quartos, e ainda um ótimo restaurante, o Tchaikovsky, com uma cozinha russa. Além disso há um spa. Estacionamento subterrâneo privativo disponível no local (necessita de reserva), a um custo de EUR 28 por dia.
Savoy Boutique Hotel, Suur-Karja 17/19, Centro de Tallinn, 10148 Tallinn.
Hotel boutique romântico de 4 estrelas, localizado no centro histórico de Tallinn. Oferece quartos modernos com interiores em Art Déco.
Estacionamento público disponível em localização próxima (sem possibilidade de reserva), e custos são aplicáveis.
O hotel abriga o estimado restaurante MEKK, onde você pode desfrutar de pratos modernos nacionais e internacionais.
Principais Atrações
Centro Histórico
O Centro Histórico de Tallin, chamado Vanalinn, foi construído entre os séculos XIII e XVI, quando Tallinn era um membro próspero da Liga Hanseática.
Felizmente os séculos de dominações e conflitos não foram suficientes para destruir Vanalinn, que começou a ser restaurada no final dos anos 80 e hoje encontra-se em condições impecáveis.
A Cidade Velha é composta por duas áreas, pela parte alta, chamada Toompea e a parte baixa chamada All-Linn. Enquanto na Cidade Alta residia a elite, os nobres, na Cidade Baixa, moravam os mercadores. As duas cidades eram divididas por uma porta. À noite, a partir de determinada hora, a porta era fechada e ninguém mais poderia transpô-la. Uma bota simboliza o local que ainda conserva a porta de passagem. Boa parte deste conjunto ainda é cercada pelas antigas muralhas defensivas que, de certa forma, isolam o conjunto da parte moderna da capital.
Ao circular pelo Centro Histórico podem ter a sorte de se deparar com cenas magníficas. Personagens vestindo trajes medievais apresentam aspectos histórico-cultuais da Estônia. Cenas com pessoas tecendo lã, tocando instrumentos rudimentares, entre eles um instrumento confeccionado com pele de animal, tipo um fole, outros cunhando moedas, alguns cozinhando em panela suspensa em cordões de ferro e pedaços de madeira.
Também muitos artistas distribuídos pela cidade, alguns tocando violoncelo, outros violino, acordeão. O ambiente é mágico. Ainda tem pessoas cantando ao ar livre.
All-Linn, Cidade Baixa
Nenhuma visita a Tallinn estará completa sem passar pela sua muralha medieval, construída para proteger a cidade. No seu auge no Século XVI, a muralha possuía 46 torres. Agora são 26 torres ainda em pé, sendo as mais famosas as Torres do Portão Viru, os portões foram removidos há muitas décadas, mas as duas torres foram preservadas. A Torre Margarida Gorda (assim chamada porque é a mais larga das torres com paredes que medem 4 m), hoje abriga o Museu Marítimo Estoniano.
Após cruzar o portão, encontramos uma sequência de casinhas do Século XIV, em ruas estreitas e irregulares com calçamento de pedra e que parecem ter sido pouco modificadas ao longo do tempo.
Um dos lugares mais interessantes para se começar a visita é a casa das Três Irmãs, na rua Pikk, são três casas geminadas, de 1362, que pertenciam a um rico comerciante que construiu para suas três filhas, para atrair potenciais pretendentes para casamento. Agora, este edifício é um dos hotéis mais luxuoso da cidade.
Logo encontramos a Igreja St Olaf’s, construída no Século XII, chegou a medir 159 metros, era a construção mais alta do mundo até 1625, quando foi atingida diversas vezes por raios que a incendiaram pelo menos três vezes. Por isso, hoje, a torre é mais modesta e se mantém há cinco séculos com apenas 124 metros. O nome da igreja, Oleviste, em estoniano, é uma homenagem ao rei norueguês Olavo II, mas há outras versões da história. Todas dizem que o construtor da igreja, chamado Olev, teria morrido ao cair da torre quando finalmente terminou seu serviço. Para se ter a melhor vista de Tallinn é preciso ter preparo físico e encarar os 258 degraus até a torre da Igreja. Os claustrofóbicos talvez não se sintam muito bem, pois a escada, uma espiral que parece interminável, é estreitíssima. Lá de cima temos uma belíssima vista da cidade, do mar Báltico e do porto de Tallinn.
Voltando para a rua Pikk, encontramos uma casa Renascentista do Século XV a Casa dos Cabeças Pretas. Era nessa casa que se reunia uma irmandade chamada Cabeças Pretas, uma associação de mercadores solteiros. Depois de casados passavam para a Grande Guilda. Eles tinham o dever de defender a cidade durante as batalhas para provar sua valentia, mas nos períodos de paz viviam de modo ocioso. A casa funcionou até a ocupação soviética. Hoje é sala de espetáculos.
Em seguida, o Casa da Guilda, o salão foi construído em 1417 e é um dos edifícios de maior destaque na Tallinn Medieval. Ele pertencia a uma poderosa associação de ricos mercadores que muito fez pela história da cidade.
Antes de chegar na praça e passando pela viela medieval Vieta Saiakang chega-se a Igreja do Espírito Santo, do Século XIII é considerada uma das mais bonitas de Tallinn. O edifício gótico era originalmente a capela da Prefeitura que foi transformada em igreja. Entre suas características mais notáveis está o relógio, finamente esculpido em sua fachada, por Christian Ackermann no Século XV, é um dos marcos mais amados de Tallinn.
Todas as ruas de Tallinn parecem convergir para o coração de Tallinn, Raekoja Plats, a Praça do Mercado que data do Século XI, o principal ponto de encontro desde que surgiram os primeiros mercados da cidade.
É cercada por prédios medievais, lojas, bares, cafés, restaurantes, a Prefeitura e a Raepteek, uma das farmácias mais antiga da Europa, em funcionamento desde 1422. Nos tempos medievais, vendeu alguns itens exóticos, como: suco de múmia, feito com o pó de múmia, perna de rã, pó de unicórnio, pó ouriço, pele de cobra e minhocas. Itens mais apetitosos como: doces, biscoitos e marzipan, que cura dores de amor e casca de jellied também estavam à venda. Hoje atua como um museu e uma farmácia moderna. Apteek quer dizer farmácia na língua estoniana.
Um dos símbolos mais famosos de Tallinn é o cata-vento Velho Thomas, que fica no topo da torre da Câmara Municipal. A figura de um velho guerreiro foi colocado no topo da torre em 1530. Segundo a lenda, Thomas quando era um menino camponês, se destacou nas competições da primavera disparando setas de besta, um desafio organizado, na época, para a elite alemã do Báltico de Tallinn. Mas não foi possível receber o prêmio, Thomas foi recompensado com o trabalho de guarda da cidade.
Já, o prédio da Prefeitura é um dos ícones da cidade, construído entre 1371 e 1404 em estilo gótico. Tem uma torre octogonal com 115 degraus, quem conseguir subir poderá ver toda a cidade de cima. É nesse prédio que fica o Kalmas Draakon, o restaurante que faz a melhor sopa da cidade por 1 Euro. Vale muito a pena pedir a sopa e um vinho quente condimentado, super tradicional da região.
Nas proximidades da praça fica a rua Vene, repleta de restaurantes, entre as ruas Vene e Müürivahe há uma pequena passagem chamada Katariina Kaik (Passagem de Santa Catarina). Um corredor medieval com paredes de pedras e várias lápides do Século XIV, que nos transporta diretamente para o passado. Abriga uma coleção de oficinas de artesanato onde os artistas utilizam métodos tradicionais para criar e vender copos, chapéus, colchas, cerâmica, jóias, sedas pintadas à mão e outras mercadorias. Abertas para que os visitantes possam ver os artistas trabalhando.
Outra Igreja linda, especialmente quando envolta pela neve, é a Niguliste, ou St. Nicholas, construída no século XIII. Dizem que na época da Reforma ela quase foi destruída. Mas, havia um responsável pelo seu cuidado que lacrou as portas com chumbo derretido e conseguiu evitar que ela fosse saqueada. Depois disso, foi novamente castigada por bombardeios na Segunda Guerra Mundial.
A rua de pedestres mais movimentada de Tallinn é a Viru. Ela inicia nas torres de pedra do Portão Viru e se estende por alguns quarteirões até quase chegar na praça. No inicio do século XX, a rua Viru era uma das mais elegantes da cidade e hoje é um dos seus principais pontos turísticos, pelos muitos restaurantes, bares, cafés e lojas.
Toompea, Cidade Alta
Uma pequena subida pela rua Pikk jalg, uma das ruas mais charmosas de Tallin, nos leva a Toompea, a parte alta da cidade antiga. Toompea está localizada em uma colina, a 50 metros acima do nível do mar que, segundo a lenda, é o túmulo de Kalev, o primeiro líder dos estonianos.
Ao longo da história da Estônia, Toompea passou por muitas mãos, no início, era um forte bem simplório de madeira. Os dinamarqueses fizeram um novo forte de pedras no local e uma muralha de 2,35 quilômetros de extensão com 46 torres de defesa. Por muito tempo a cidade murada foi considerada uma das mais resistentes do norte da Europa.
Hoje, é ali que fica o Castelo Toompea, do Século XIII, quando os dinamarqueses construíram o castelo. Atualmente convive com diferentes estilos arquitetônicos, desde o medieval até ao barroco, com sua fachada rosa e inclui uma torre chamada de Pikk Hermann com 50 metros de altura.
Uma das primeiras vistas que temos ao chegar a Toompea é a linda Catedral de Alexandre Nevsky. Uma igreja ortodoxa russa, símbolo da tentativa de russificação dos Países Bálticos no final do Século XVII. Seu nome foi dado em homenagem ao duque russo Alexandre Nevsky, considerado santo porque derrotou os Cavaleiros Livonianos (Ordem Militar que levou a cabo as Cruzadas do Báltico empreendidas pelos réis católicos da Dinamarca e Suécia contra os povos pagãos da Europa). Para muitos era considerada um símbolo da dominação russa e quase foi demolida quando a Estônia conquistou sua independência pela primeira vez, em 1918, mas quando a liberdade veio de vez, há mais de 20 anos, os planos mudaram e preferiram restaurá-la.
Outra Igreja importante é a luterana Toomkirik, que inclusive é a origem do nome de Toompea e representa o período de domínio alemão na região. A igreja, construída no século XV e modificada posteriormente, não é das mais bonitas, mas fica aberta para visitação. Lá dentro estão enterrados os ricos e nobres de antigamente, cujos brasões adornam as paredes.
Ainda na Cidade Alta tem a Igreja mais antiga de Tallinn, a Catedral da Santa Virgem Maria, inicialmente era católica, no ano de 1561 passou ao culto luterano. Foi construída pelos dinamarqueses no ano de 1219. A primeira igreja era de madeira e curiosamente não foi destruída pelo incêndio ocorrido no local no Século XVII.
Vale a pena ir até o Mirante Patkuli para ter uma vista panorâmica da Cidade Velha para o porto.
Andando mais um pouco chega-se a mais algumas antigas torres, a jardins e becos. Dizem que uma das torres por ali era mal-assombrada e que várias pessoas já haviam visto fantasmas de um monge crucificado e de um cachorro com olhos de fogo.
Parque Kadriorg
Originalmente chamado Vale de Catarina, é um parque arborizado com cerca de 70 hectares, localizado a apenas 2 km da Cidade Velha. Ele se estende em torno do magnífico Palácio barroco do Século XVIII.
Abriga algumas e galerias de arte, monumentos históricos e museus. O parque é atraente para caminhar entre as árvores, pelos canteiros de flores que cercam a lagoa Swan, pelas lagoas, como lago Cisne. Quase todas as principais atracções de Kadriorg estão em Weizenbergi ou seus arredores. Vale a pena passear pelas ruas residenciais perto da entrada sul.
Entre os museus do parque, destaco o KUMU Art Museum (Museu de Arte da Estónia), o Museu de Arte de Kadriorg e o Museu de Mikkeli, bem como monumentos a figuras culturais como escultor Amandus Adamson, Friedrich Reinhold Kreutzwald, autor de ‘Kalevipoeg’, considerada a obra fundadora da literatura estónia, e a artista Jaan Koort.
É fácil chegar até lá com os trams 1 ou 3, ou uma caminhada de cerca 2 km, caminhando pela Narva Mantee, uma avenida com calçadas largas e trânsito tranquilo. Esta parte é mais empresarial e, aos poucos, a região vai ficando mais residencial.
Palácio Kadriorg
Este palácio barroco foi construído em 1718 por ordem do czar russo Pedro, o Grande, em homenagem à sua esposa Catherine I, como residência de verão da família real (Kadriorg significa “Vale de Catarina” em estoniano). Após a morte do Imperador em 1725, Catherine não mostrou mais interesse pela propriedade.
A grande sala com as iniciais de Catarina ainda permanece intacta, outras salas foram alteradas. No entanto, a sua principal atração é o Grande Hall, que está incluído entre os melhores exemplos de exuberância barroca do norte da Europa. Atrás do palácio estão os jardins, obra do Surmin Ilya, abertos ao público.
Na década de 1930 Konstantin Pats, o primeiro presidente da Estónia, embarcou em restauração extensa e controversa, com o objetivo de transformar o parque e palácio em seu domínio privado. O palácio foi fechada em 1991 depois de cair em um grande estado de ruína. No verão de 2000 foi reaberto, abriga o Museu de Arte Kadriorg, com pinturas de Bartholomeus van der Helst, Gillis van Valckenborch (“Burning of Troy”), Jacob Jordaens ( “Sagrada Família”), Lambert de Hondt, Adriaen Cornelisz Beeldemaker (“cavalo Hunter”), Maria Wagner, Bernardo Strozzi, Pietro Liberi, Anton Graff, Angelica Kauffmann, Francesco Fontebasso, Mikhail e Ilya Repin Clodt ( “conto do soldado”).
Viking Village
Os vikings eram os exploradores nórdicos, uma antiga civilização do Século VIII a XI. Também eram conhecidos como piratas nórdicos, pois a exploração e as conquistas marítimas eram importante atividade econômica para eles.
Para saber mais sobre os vikings, a dica é visitar o Viking Village, localizado a poucos minutos do centro de Tallinn. Por lá, é possível fazer caminhadas guiadas na floresta, participar de competições vikings, como batalhas no castelo e arremesso de machado.
Kalamaja
Na verdade, Kalamaja significa literalmente “casa de peixe” em estoniano, e a partir do século XIV, a área foi tradicionalmente dominada pelos pescadores. Tudo mudou em 1870, quando Tallinn foi conectado a St. Petersburg por ferrovia. De repente, enormes fábricas começaram a brotar nesta parte da cidade, trazendo com elas um afluxo de milhares de novos trabalhadores.
As casas de madeira construídas para acomodar estes trabalhadores se tornou Kalamajas, legado arquitetônico e que dá charme ao bairro.
Existem algumas industriais antigas em Kalamaja ainda intactas e em funcionamento. A Fábrica de Piano Estônia (Kungla 41), por exemplo, é conhecida por produzir alguns dos melhores pianos de cauda do mundo.
Esta área abriga o novo Museu Marítimo da Cidade, o Harbour Seaplane, Energia Discovery Centre e Kalamaja Infantil Musume Miia Milla são locais perfeitos para visitar com a família.
Mercado de Natal
Durante várias semanas a cada inverno, a Praça da Câmara Municipal de Tallinn abriga um Mercado de Natal. Onde os visitantes podem comprar presentes, ouvir concertos, conhecer Papai Noel, beber vinho quente, temperado.
A cidade se transforma em um verdadeiro cenário de conto de fadas.
Compras
Tallinn é uma cidade boa para compras. A maioria das lojas localizadas na parte antiga da cidade e lojas de departamento estão abertas sete dias por semana, e os cartões de crédito são amplamente aceitos.
Os melhores lugares para encontrar moda de qualidade, sapatos, perfumes e similares são as boutiques elegantes ao longo da rua Viru, na Cidade Velha e da rua Müürivahe, e nas lojas de departamentos e shoppings que foram recentemente aparecendo por toda a Tallinn.
A maior parte dos artesanatos originais de alguns dos designers mais criativos na Estônia, podem ser encontrados em pequenas galerias, boutiques de design e lojas de moda. Tais como cerâmica, matriuskas (bonecas russas), jóias de âmbar, têxteis, madeira, mobiliário, joalharia, casacos de lã e outros.
Um lugar imperdível para compras em Tallinn é na passagem de St. Catherine. São oficinas de estilo medieval dos artistas do Katariina Guilda, peças como vitrais, cerâmicas, artigos de couro, mantas e outros itens são criados bem diante de seus olhos.
Chocolate estônio “Kalev“. Esta fábrica foi fundada em 1806, ou seja, já tem mais de 200 anos. Existem muitas variedades de chocolates, barras de chocolate, marzipan pintados à mão e caixas decorativas muito agradáveis com fotos de Tallinn. Na cidade velha há um encantador café-shop (Lai rua, 1) e até mesmo um museu de marzipan (rua Pikk, 16). Site: www.kalev.eu
Pátio Masters: Vene rua 6. Neste pátio medieval restaurado há muitas lojas e estúdios de jóias, vidros, madeiras, cerâmicas, artesanatos em geral. Além disso, um “chocolaterie Pierre” café.
Shoppings
De la Gardie: (I-2) Viru 13/15, da cidade velha.
Site: www.delagardie.ee
Demini Kaubamaja: (I-2) Viru 1, ☎: 667-5135.
Um shopping de menor escala exclusiva, no coração da cidade velha.
Kaubamaja: (J-4) Gonsiori 2, ☎: 667-3100. Sofisticado.
Site: www.kaubamaja.ee
Rocca-al-Mare Shopping Center: Paldiski mnt. 102, em frente ao jardim zoológico.
Maior shopping center da Estônia, e favorito de muitos. Funcionamento 09h às 21:00.
Stockmann: (C-4) Liivalaia 53, ☎: 633-9500
Site: www.stockmann.ee.
Uma subsidiária da loja de departamento finlandês, Stockmann Tallinn tem uma boa seleção de bens e uma mercearia excelente. Seu serviço ao cliente é o máximo. Os preços tendem a ser ligeiramente superior. Bom estacionamento, uma cafeteria agradável no piso superior. Funcionamento 09h às 22h; Sab e Dom.
Estonian Design House, Kalasadama 8, Tallinn, Kalamaja Site: http://www.estoniandesignhouse.ee
Tue-Fri -12h às 18h e Sat-Sun – 12h às 17h
Mesmo se você não está planejando comprar, uma visita a essas lojas de arte lhe dará uma idéia das tendências criativas da Estônia.
The Design House é o lugar para ver as melhores criações dos estilistas locais e fazer algumas compras. Abriga estúdios de vários designers, empresas de design, bem como a Associação Estônia de Designers. Um café ao lado do showroom faz com que a experiência de compra seja ainda mais interessante.
Restaurantes
Olde Hansa, Vana Turg 1 10140 Tallinn Estônia
☎: +372 627 9020 Email: reserve@oldehansa.ee
Culinária medieval com autênticas receitas medievais.
De preferência, carne de caça, a carne de urso é a melhor pedida. Para beber, vá de honey beer! É uma cerveja levemente adocicada servida em grandes jarros de barro.
Kalmas Draakon, Raeloja Plats 1.
Esse pequeno restaurante está localizado na praça principal, no prédio da Prefeitura. Serve apenas uma sopa de cebola com carne de veado acompanhada por um pão de massa folhada de carne ou espinafre. Muito bom, especialmente no inverno e bastante inusitado. Por apenas 1 Euro.
Bocca, Rua Olevimägi 9. ☎:+ 372 611 7290. Site: http://www.bocca.ee
Restaurante italiano em ambiente elegante e comida deliciosa.
Chedi, Sulevimägi 1. ☎:+372 646 1676. Site: http://www.chedi.ee
Restaurante de cozinha asiática moderna. Decoração requintada.
Ö, Mere pst 6E. ☎:+372 661 6159. Site: http://www.restoran-o.ee
Restaurante sofisticado com cozinha local e criativa. Foi eleito o melhor restaurante da Estônia por dois anos seguidos.
Seus chefs pretendem mostrar a riqueza da comida da região, preparando pratos maravilhosos e criativos. Aqui você pode esperar tudo, desde sopa de lagostins como frango primavera e cerveja escura, veado suculento, risoto de beterrabas e uma variedade de outras invenções. Sugiro fazer uma reserva.
Noa, Ranna tee 3, Tallinn, Pirita ☎: +372 508 0589
Site: http://www.noaresto.ee/ noa@noaresto.ee
A proximidade do mar e uma vista fascinante de Tallinn já são razões suficientes para ir a este restaurante gourmet em Viimsi. E ainda, é um restaurante muito elogiado por profissionais e visitantes.
O edifício foi construído especialmente para o restaurante, o interior é simples e cheio de luz, todas as mesas têm vista para o mar. Terraço aberto no verão.
Tchaikovsky, Vene 9, Centro antigo, Tallinn ☎:+372 600 0610
Email: tchaikovsky@telegraafhotel.com Site:http://www.telegraafhotel.com/restoran-tchaikovsky
Localizado na Cidade Velha de Tallinn, no Hotel Telegraaf, a cozinha apresenta uma fusão de cozinha russa e francesa.
Horisont, Tornimäe 3, Tallinn ☎:+372 624 3000
Site: http://www.horisont-restoran.com Email: horisont.tallinn@swissotel.com
O elegante, sofisticado Horisont Restaurant & Bar, no último andar do Swissôtel é um restaurante maravilhoso!
Os visitantes podem desfrutar de vistas panorâmicas da Cidade Velha e do mar Báltico, enquanto prova uma mistura eclética de pratos criativos preparados com produtos sazonais, regional e internacional.
Os aficionados por charuto podem desfrutar do anexo Cigar Lounge.
MEKK, Suur-Karja 17/19, Centro Tallinn ☎:+372 680 6688
Site: http://www.mekk.ee Email: info@mekk.ee
Sofisticado restaurante do Savoy Boutique Hotel, tem cozinha moderna feita a partir de ingredientes locais frescos. Ganhou elogios por seu menu inovador e o serviço de padrão elevado. Ainda oferece refeição com menu infantil.
Balthasar, Raekoja plats, 11 Tallinn ☎:+372 627 6400 Site: http://balthasar.ee
É um restaurante super tradicional em Tallinn. Fundado em 1999, seu cardápio é todo baseado em um ingrediente: alho! O prédio onde o restaurante funciona foi o local onde viveu o escrito Balthasar Russow, que escreveu “Chronicle of Livonia”, sobre a vida na Estônia entre os séculos XII e XVI.
Rataskaevu 16, Kesklinna Linnaosa, Tallinn ☎:+372 642 4025 Site: http://rataskaevu16.ee
Excelente restaurante em Tallinn, com decoração rústica e cardápio contemporâneo. Atendimento muito simpático, e boas opções no cardápio. Ótimo custo-benefício. Na alta temporada é necessário fazer reservas