Qual é a Grécia dos seus sonhos? Ótimas praias e bares? Belas paisagens e cidades pitorescas? Cidades medievais? Tesouros arqueológicos e uma saborosa refeição em uma taberna local?
No Peloponeso você pode ter tudo isso e muito mais. Esqueça as ilhas superlotadas e turísticas, a poucas horas de carro de Atenas, o paraíso espera por você. A península do Peloponeso, é a verdadeira Grécia, cidades charmosas e românticas e pouco conhecidas dos brasileiros.
Nafplio
Está localizado a menos de duas horas de carro de carro de Atenas, 171 Km, na península do Peloponeso. Uma das mais belas cidades da região de Argolis (no Peloponeso Oriental), Nafplio foi a primeira capital da Grécia, entre 1823 e 1834, com uma população cerca de 20.000. Segundo a mitologia, a cidade foi fundada por Nafplios, o filho do deus Poseidon e a filha do Danaus (Danaida) Anymone.
Conquistadores venezianos e turcos deixaram a sua marca na cidade e influenciou fortemente sua cultura, arquitetura e tradições durante os séculos. Castelos medievais, monumentos e estátuas, fontes otomanas, edifícios venezianos ou neoclássicos, ruínas antigas e as três fortalezas de Palamidi, Akronafplia e o Bourtzi, hipnotizam os visitantes com sua arquitetura.
Hoje é a capital da prefeitura de Argolis e da província de Nafplion. Seu nome em outras línguas é conhecida também como Nauplia, Navplion, Nauplio, Nafplion e Anapli.
Nafplio é uma cidade com vida própria, muito animada, com tabernas e restaurantes à beira-mar, salas de cinema ao ar livre, bares, cafés e um festival de música popular no final de maio e início de junho.
Em Nafplio, ficamos hospedados em um hotel boutique, lindo! 3Sixty Hotel, site http://www.3sixtyhotel.gr, hotel design, fachada antiga, mas o interior super moderno. Bem localizado, no centro antigo, próximo a um grande estacionamento. O serviço foi absolutamente impecável !!! Quando fomos embora do hotel, nos ofereceram duas garrafas d`água mais uma caixinha contendo fatias do bolo do café da manhã, para comermos durante a viajem para Monemvásia. Incrível!!!
As praias de Nafplio são organizadas e oferecem uma boa infra estrutura, as principais são: Arvanitia, Karathona, Neraki, Agios Nikolaos e Plaka Drepanpou.
À 1h 34min de carro (incluindo ferry boat de 10 min), tem uma ilha fantástica! Spétese! Nesta ilha não entra carros, tem um estacionamento próximo do embarque do ferry boat. Para conhecer todas as praias, sugiro alugar uma moto ou quadriciclo, ou então utilizar os barcos táxis. A ilha possui praias lindas com infra-estrutura, bares e restaurantes de praia. Lojas sofisticadas, restaurantes charmosos e um hotel histórico de cinco estrelas, o Poseidonion Grand Hotel.
Monemvasia
Monemvasia (Μονεμβάσια) está localizada no Peloponeso, sudeste na Laconia, à 200 Km de Nafplio (mas atenção com o GPS, que apresenta umas ou mais estradas, vá pela cidade de Esparta, o caminho é o mais curto).
A cidade foi separada do continente por um terremoto em 375 dC. O seu nome deriva de duas palavras gregas, mone e emvassi, que significa “entrada única”. Foi chamado Malvasia por antigos escritores ingleses, de Napoli Malvasia pelos venezianos e Malvoisie pelos franceses.
Monemvasia é uma cidade medieval esculpida em pedra, ligada ao continente por uma ponte. Nenhum veículo pode entrar na cidade, só a pé, atravessa de carro a ponte e estaciona perto da entrada, passando o portão, ruas sinuosas de paralelepípedos, formando labirintos, necessário levar malas pequenas, se for ficar na cidade, de preferência que possa levantar, para não ficar sem as rodinhas, alguns hotéis oferecem o serviço para carregar suas malas, mas vai precisar chamar.
Monemvasia ou Kastro (castelo), é dividido em uma cidade superior e outra inferior. Na parte baixa da cidade, explorar as ruínas dos edifícios históricos, entre as quais a Mesquita Muçulmana, bem como as magníficas igrejas bizantinas, entre elas, a igreja mais antiga, St. Paul, que foi construída em 956, e hoje abriga o museu. Mais adiante, perto do mar, encontra-se a igreja Nossa Senhora de Hrisafittisa, que foi construída no século XVI.
Na (desabitada) parte superior da cidade, você vai se deparar com os restos de antigos edifícios bizantinos. Um caminho sinuoso rochoso leva você para a Fortaleza da Youlás oferecendo uma vista deslumbrante da cidade!
Fiquei hospedada em um hotel fantástico! Moni Emvasis Suites, site http://www.moniemvasis.gr, com apenas 3 suítes e vista para o mar. Os proprietários ficaram nossos amigos, deram ótimas dicas do lugar e das cidades próximas. O restaurante do hotel, Chrisovoulo, é o melhor da cidade, tem que fazer reserva com antecedência.
Um programa imperdível em Monemvasia, foi a degustação de vinhos e tapas no Byron`s Wine Kamara, lugar super charmoso, com mesas embaixo das oliveiras, e companhias agradáveis, quando fomos, fizemos amizades com um casal, super divertido, da Itália e um americano de Nova York, e nós, os únicos brasileiros de Monemvasia, sem contar com o Byron, o dono, um simpático egípcio. Cada um contando as historias do seu país. Ah! Se existisse uma máquina de tempo!!!
Elafonissos é uma ilha paradisíaca, próxima de Monemvásia, 38 Km, dá para ir e voltar no mesmo dia. Possui 20km2 e tem cerca de 750 habitantes. As praias são lindíssimas, com areia e o mar azul turquesa, algumas com infra-estrutura. A única aldeia da ilha, localiza-se no extremo norte, e é chamada de Elafonissos Town. É uma agradável vila de pescadores, e muito tranqüila.
Para chegar ao Elafonissos você dirige para a cidade de Vingliafa, e depois pega um ferry com o carro, em Pounta, que é uma pequena cidade portuária, a distância até a ilha é de aproximadamente 300 metros, corresponde à 10 min. Durante os meses de Verão tem ferry com mais frequencia.
Lidia Mello