Dubrovnik, a Pérola do Adriático
Dubrovnik é uma cidade costeira da Croácia localizada no extremo sul da Dalmácia, entre as rochas íngremes do Monte Srđ e a costa do Mar Adriático, quase na fronteira com Montenegro. A cidade fica “isolada” do restante do país, pois o território da Croácia é cortado por uma estreita faixa que pertence a Bósnia e Herzegovina. Desde 1979 está classificada como Patrimônio Mundial pela UNESCO, é considerada uma das mais belas cidades do mundo, encanta pela sua riqueza cultural e histórica, bem como suas belas praias.
A cidade fazia parte da antiga Iugoslávia, porém com a desintegração deste país em 1990, Dubrovnik passou a fazer parte da República da Croácia, duramente devastada pelo exército da Sérvia em Outubro de 1991, em terrível ataque na guerra dos Balcãs, que levou a região a uma recessão sem precedentes, afetando também o turismo no país.
Com o fim da guerra civil, o país se reconstruiu com ajuda da União Européia e da UNESCO e o turismo passou a ser mais explorado. Hoje, a Croácia é um dos melhores destinos de verão dos europeus.
O Centro Histórico de Dubrovnik é chamado em croata de Stari Grad, rodeado por uma muralha com as suas 16 torres. Datada do Século X, foi restaurada no Século XVII, dois quilômetros de extensão por 25 metros de altura, o que a coloca como a maior cidade fortificada do mundo. É possível caminhar pelas muralhas.
As ruas de Old Town em Dubrovnik literalmente fervem durante o verão europeu. Desde 1950, entre o início de Julho e o final de Agosto, a cidade recebe o festival de verão (Dubrovnik Summer Festival), com muitas apresentações teatrais, dança e música.
A melhor época pra se visitar o país é de Junho a Setembro, mas como o meu site se refere ao charme das cidades, sugiro evitar visitar a Croácia, na altíssima temporada, na segunda quinzena de julho e no mês de agosto, tudo fica lotado, sem lugar na praia ou nas pedras para tomar um sol, apesar de ser uma época super animada.
História
Muitos historiadores acreditam que Dubrovnik foi fundada no Século VII, por fugitivos de uma cidade chamada de Epidauro, que pertencia a Grécia e hoje se chama Cavtat. No século XI, tornou-se importante rota de comércio marítimo. Chegou a ter uma esquadra de 500 navios. Esteve nas mãos dos bizantinos, dos venezianos, sofreu um forte terremoto em 6 de Abril de 1667, que matou mais de 5 mil habitantes e destruiu bastante a cidade.
No final da Primeira Guerra Mundial, em 1918, com a morte do herdeiro do Império Áustro-Húngaro, a Croácia passou a fazer parte do Reino da Iugoslávia, juntamente com a Sérvia e a Eslovênia.
Mais tarde, quando estourou a Segunda Guerra Mundial, as tropas nazistas invadiram o território e um grande conflito interno assombrou a região. Com a derrota alemã, o ditador Tito conseguiu habilmente assumir o controle da Iugoslávia, que passou a ser formada pela Sérvia, Montenegro, Eslovênia, Croácia, Macedônia e Bósnia Herzegovina. Após a morte de Tito, em 1980, todo ressentimento que estava adormecido, pelas diferenças étnicas, veio à tona em forma de guerra e as repúblicas iugoslavas foram sendo desmembradas.
Muito sangue rolou. Em 1991, a Eslovênia e a Croácia iniciaram um movimento pela independência. A cidade foi uma das áreas da Croácia mais bombardeadas por parte das tropas iugoslavas. Mais da metade dos monumentos e construções foram danificados e o turismo sofreu um grande baque.
Dubrovnik foi reconstruída a partir de 1995 devido a um acordo entre a UNESCO e a União Europeia, ela renasceu ainda mais bela. A Paz voltou na região e junto com ela o Turismo.
Fonte:
DE OLHO NA ILHA, por WILLIS DE FARIA, http://deolhonailha-vix.blogspot.com.br/2016/07/dubrovnik-croacia-perola-do-adriatico.html
Wikipédia, https://pt.wikipedia.org/wiki/Dubrovnik
Visto
Para a maioria dos países da Europa, brasileiros não precisam de visto. No entanto, com o intuito de aumentar a segurança do território, os 26 países signatários do Tratado de Schengen passarão a exigir uma autorização eletrônica. O ETIAS (Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem) é definido como um visto não tradicional e a partir de 2021 todos os cidadãos provenientes de países já isentos de visto para viajar pela Europa – Brasil e outras 14 nações latino-americanas, precisarão providenciá-lo antes de sair de casa.
iVisa fornece a solução mais simples para o processamento do seu visto de viagem. Permite que os viajantes processem vistos de um computador, smartphone ou tablet.
Por favor, se não for inconveniente, tire o seu visto pelo meu link de afiliado iVisa. Você não paga nada a mais por isso, e eu recebo uma pequena comissão que me ajudará a manter o meu site no ar com informações de qualidade. Agradeço muito o seu apoio!
Como chegar
Avião
Há várias possibilidades para chegar em Dubrovnik para quem está na Europa. Partindo do Brasil, uma boa opção é pela companhia aérea Swiss, faz voos de várias capitais brasileiras até Dubrovnik, com escala em Zagreb, ou ir pela Alitália até Roma e de lá fazer um voo de menos de uma hora direto para Dubrovnik.
Barco/Trem
Também é possível ir de barco a partir de Veneza ou de trem saindo de Trieste.
Carro
Cheguei até lá de carro alugado em Zagreb, partindo da Ilha de Hvar. Saímos da ilha com destino à cidade de Sucuraj, passando por campos de lavanda e oliveiras, vinhas e antigas aldeias com casas de pedra típicas da Dalmácia. Chegada em Sucuraj, embarquei em balsa com o carro (comprei o ticket na hora), para travessia de 20 min até Drvenik, pequena cidade no continente. Logo após, viagem ao longo da belíssima costa até Dubrovnik, de aproximadamente 1h50, passando por um pedacinho da Bósnia, às vezes é necessário mostrar o passaporte, mas não foi o meu caso.
Hotéis
Villa Dubrovnik, Vlaha Bukovca 6, Ploce, 20000 Dubrovnik, Croácia
Este luxuoso hotel de 5 estrelas, situado apenas a 15 minutos a pé do centro histórico de Dubrovnik, apresenta uma praia privativa, 2 restaurantes e um elegante centro de spa. Providencia um serviço de transporte de barco gratuito para a zona histórica da cidade durante a época de Verão.
Os quartos da Villa Dubrovnik são espaçosos e desfrutam de um terraço ou de uma varanda privativa. A maioria beneficia de bonitas vistas para a Ilha de Lokrum e para o mar.
Excelsior, Frana Supila 12, Ploce, 20000 Dubrovnik, Croácia
Um dos hotéis mais luxuoso da cidade, de 5 estrelas de frente para o mar, com vista para a cidade murada. A localização é ótima, apenas 5 minutos a pé do centro histórico de Dubrovnik, e grudado na praia, mas numa área bem mais calma. Tem uma escadinha para o mar com serviço de praia, espreguiçadeiras, toalhas e bar. Fiquei neste hotel, gostei muito!
Hilton Imperial, Marijana Blazica 2, 20000 Dubrovnik, Croatia
Está localizado na entrada da área histórica de Dubrovnik, em um edifício histórico construído em 1895, combina discretamente o encanto do final do Século XIX com tecnologia moderna e mistura cores acolhedoras com acabamentos em madeira e mármore e disponibiliza uma piscina interior e um centro de fitness com saunas, um banho turco.
O Porto Antigo de Dubrovnik está situado a 750 metros e beneficia de um barco turístico que providencia ligações para a pitoresca Ilha de Lokrum. A praia de sexos Banje e um teleférico para a Colina de Srd situam-se a 1 km.
The Pucic Palace, Ulica od Puca 1, Old Town, 20000 Dubrovnik, Croatia
Hotel super charmoso, pequeno com apenas 19 quartos, apresenta um estilo barroco do Século XVIII. Está localizado no centro da parte velha da cidade de Dubrovnik, junto à calçada de pedra Stradun, e combina arquitetura clássica com comodidades de 5 estrelas.
Encontrará estacionamento público no Portão Ploče, à entrada da parte velha da cidade. Um funcionário do hotel poderá recolher os hóspedes, tratar da bagagem e mostrar o caminho para o hotel.
A Praia de Banje fica apenas a 300 metros e tem uma área separada para os hóspedes do Pucic Palace, com guarda-sóis e espreguiçadeiras gratuitos.
Principais Atrações
Centro Histórico
É uma cidade medieval completa, cujo acesso se dá por 2 portas, uma se chama Porta Pile, foi construída em 1537, tem uma ponte levadiça de madeira e num dos arcos da Porta fica a estátua de São Brás, o padroeiro da cidade. As ruas são de mármores. A rua principal da Cidade Antiga é a Stradun, ela é bem pequena, tem uns 300 metros e fica bem no meio das duas Portas da cidade, a Pile e a Ploče.
Bem do lado da Igreja de São Spas tem um corredor que dá acesso a Farmácia Medieval ou Stara Ljekarna que é a farmácia mais antiga do mundo, foi fundada em 1317 e ainda esta em funcionamento.
Seguindo pela Stradun, na outra ponta fica a principal Igreja da Cidade Antiga, dedicada ao padroeiro da cidade, São Brás ou Sveti Vlaho. A Igreja de São Brás foi construída no Século XVIII. Os vitrais são bonitos e é possível ver os tesouros e reliquias de São Brás. O acesso é gratuito.
E outras atrações que merecem uma visita: a Torre do Relógio com a Coluna de Orlando na frente, onde os decretos eram expostos e a Igreja de São Brás, Palácio de Sposa (era a alfândega da época e hoje um Museu com uma coleção milenar), Palácio do Reitor (era a casa do governador da cidade), Mosteiro Dominicano e Museu e a praça onde ocorre a feira matinal.
Um passeio imperdível é dar a volta completa na muralha da cidade velha, são 2 km, que inclui as fortalezas. Apesar dos ataques que a cidade sofreu durante a guerra, a fortificação é uma das mais bem conservadas da Europa.
Para ter acesso é preciso pagar 100 Kunas, mas o lugar é lindo, com diversos pontos para tirar fotos. Você pode optar em seguir com áudio guia tour. Uma dica é ir após às 16:00, pois verá o pôr-do-sol do alto da muralha, que chega a 25 metros de altura. O trajeto completo dura cerca de 1 hora, caminhando devagar e apreciando a vista.
O sentido é único e durante o trajeto, o ticket é conferido umas 2 ou 3 vezes, pois a partir de algumas casas dá pra ter acesso as muralhas, motivo dessa fiscalização excessiva.
Além de ver o mar, as casinhas todas iguais, com seus tetos que chamam bastante atenção, pois alguns ainda possuem marcas da Guerra, porém a grande maioria estão impecáveis, mostrando que foram reconstruidos rescentemente, após a Guerra. Também da pra visitar 4 grandes fortalezas que ficam na Muralha e uma Fortaleza que fica separada, no topo de um rochedo, de onde se tem uma bela vista do pôr-do-sol!
A primeira Fortaleza é a Bokar, que foi construida para proteger uma das Portas da cidade, a Porta Pile.Tem uma torre redonda e é considerada a Fortaleza mais antiga da Europa construída no estilo Casamata.
A próxima Fortaleza é a de St John que servia para defender o porto da cidade e também defendia a cidade dos ataques maritimos da República de Veneza. Dessa Fortaleza da pra ver várias ilhas do litoral Croata, e a mais próxima é a ilha de Lokrum.
A Fortaleza Revelin é a mais simples de todas e foi construída para também proteger o porto e a Porta de Ploce das invasões de Turcos e Bosnios. Tem um terraço grande, e no verão acontecem vários espetáculos teatrais e musicais.
No trajeto entre a Fortaleza Revelin e a Fortaleza Minčeta é um dos melhores lugares para bater foto do teto das casinhas e do pôr do sol!!
E a última Fortaleza é a de Minčeta que é a mais imponente da Cidade Antiga, situada na parte norte da Muralha, por ser o ponto mais alto da muralha, da pra ver praticamente toda a cidade e as ilhas do litoral Croata.
Ilha de Lokrum
Se você não faz questão de cadeira de praia para tomar sol, e quer mesmo é ver o que Dubrovnik tem a oferecer em termos de natureza, sugiro o passeio até a bela ilha de Lokrum, um ponto turístico de Dubrovnik imperdível!
Os barcos partem do porto da cidade antiga a cada meia hora, na alta estação, e na baixa estação a cada hora. A viagem dura de 10 a 15 minutos e custa em torno de R$ 17,50, incluindo o preço de entrada para a ilha.
No centro da ilha tem os restos de uma antiga abadia beneditina, de 1023. Mas, as pessoas costumam ir até a ilha muito mais em busca de suas belezas naturais. Há um lago de água doce, super gelado, cercado de pedras e vários locais indicados para quem quer dar um mergulho no mar. O acesso é feito pelo meio das pedras. As pessoas sentam no chão duro de pedras e ficam ali por horas tomando sol. Para quem prefere mais conforto há bares com espreguiçadeiras deliciosas perto do mar.
Ilha Lopud
Tem um ferry que sai do porto de Dubrovnik. Essa é umas das ilhas que formam as Ilhas Elafiti e a praia de Sunj é um refúgio perfeito para os que gostam de tranquilidade. Pode chegar na praia de bicicletas, à pé ou de táxi, para que não tem preparo físico, recomendo o táxi, porque tem ladeira.
Essa praia de areias escuras é cercada de bares e restaurantes simples, como o Rajski Kutak Bindo, com cervejas do mundo todo e vários petiscos deliciosos para os que curtem comer frutos do mar, em uma mesa debaixo de árvores.
Teleférico
A cidade conta com um bondinho que conecta as muralhas com o Monte Srd. Ele voltou a funcionar há pouco tempo, pois foi destruído em 1969. O percurso dura menos de cinco minutos e a vista é linda. Em dia claro, dá para ver toda a cidade murada, o mar, as ilhas e as montanhas da Bósnia Herzegovina que ficam muito próximas da cidade.
Site: http://www.dubrovnikcablecar.com
Uma dica é subir um pouco no final da tarde para pegar o pôr do sol e enxergar a cidade totalmente iluminada durante a noite. E lá em cima ainda tem o restaurante Panorama. Oferece uma super vista de toda a cidade! Indico muito passar um tempinho sentado ali, apreciando o visual. Quem quiser reservar um almoço ou jantar, ☎: +385 (0)20 312664 ou +385 (0)91 4860047.
Forte Imperial
A uma altura de 413 metros, o Mount Srd fica ao lado norte de Dubrovnik. No topo do monte fica o monumental Forte Imperial, construído no ano de 1810, ainda durante o período de ocupação das tropas de Napoleão.
O Forte Imperial consolidou-se como fortaleza implacável na defesa contra o exército da Sérvia durante a guerra dos Balcãs. A vista de lá de cima é fantástica!
Um dos símbolos do lugar é uma imensa cruz de pedra, erguida em 1933 como presente da arquidiocese Brac-Hvar. Destruída na época da guerra, a cruz foi restaurada e hoje é um memorial para aqueles que morreram nos ataques bélicos de 1991.
A maneira mais fácil de chegar a Forte Imperial é por teleférico, que custa 100 Kunas na viagem de ida+volta. Leia mais informações no site oficial do Dubrovnik Cable Car.
Praias
Dubrovnik tem várias praias, mas a grande maioria é de pedrinhas com água do mar azul-clara e cristalina. Para entrar no mar, recomendamos os sapatos especiais para esportes aquáticos (vendidos em várias lojinhas na Croácia).
Banje
É uma das praias mais famosas de Dubrovnik. Está localizada nas imediações da Cidade Velha. Esta grande praia de cascalhos, tem uma vista incrível para a cidade murada, e para a ilha de Lokrum. Na praia Banje tem infra-estrutura, aluguéis de espreguiçadeiras e barracas, com bares na praia.
Lapad
Lapad é uma península em Dubrovnik que possui várias praias
As praias que conheci em Lapad, possuem infra-estruturas, alugam-se caiaques, passeios de pára-quedas, tem bares e restaurantes. São boas para crianças e equipadas para pessoas com deficiência. Não achei as praias de Lapad charmosas, são muito populares e lotadas no verão.
Lapad tem hoteis de luxo e diversos restaurantes ao longo da rua de pedestres.
Sveti Jakov ou Saint James
Está localizada no distrito de Ploce, a aproximadamente 1,5 km do centro, sugiro estacionar o carro em frente a igreja de Saint James e logo atrás tem uma escadaria que dá acesso à praia. Lá, é possível alugar cadeiras de praia e guarda-sóis, e há um quiosque e um restaurante, ambos vendendo cerveja gelada e petiscos.
Cidades próximas
Sugiro aproveitar um dia para conhecer Montenegro, as cidades de Kotor, Budva e Sveti Stefan.
Se estiver de carro alugado com GPS, dirija cerca de 40 minutos até a fronteira. Compre um mapa de Montenegro, o GPS falha um pouco em Montenegro. Se não quiser dirigir, a primeira opção é pegar um tour em uma das agências locais, como a Atlas e a Montenegro (custa cerca de 60 euros por pessoa) e a segunda, é marcar com a empresa Cheap Dubrovnik Tours, que por 150 euros, te leva aonde você quiser no país vizinho, com um motorista que fica te esperando. Eles são super profissionais e o preço é metade do que cobram os motoristas dos hotéis que tem o mesmo serviço.
Kotor
Localizada a 91Km de Dubrovnik, é uma das cidades medievais mais bem preservadas do mundo e para entrar no seu centro, há duas portas, uma delas com uma ponte levadiça, que fica sob um fosso de águas verdes. Explorar o centrinho medieval de Kotor, sem carros, se perder nos labirintos e ruelas charmosas, apreciar os prédios antigos, praças, palácios, fortificações, igrejas, visitar a Catedral de Saint Tryphon (Sveti Trifun), um dos símbolos mais conhecido da cidade e sentar para degustar uma bela taça de vinho e provar o famoso presunto cru montenegrino, é uma verdadeira volta ao passado. mais informações no meu Site http://www.viagemcomcharme.com/kotor/
Budva
Está situada a 70 Km de Kotor, uma cidade maior que fica lotada de russos e europeus do leste do verão, contando com muitos bares, praias de pedregulhos e uma agradável avenida para passeio na beira-mar, além de um porto onde param iates luxuosos.
Sveti Stefan
É praticamente impossível falar sobre Montenegro sem mencionar a ilha de Sveti Stefan, um dos charmes de Montenegro. A ilha é toda murada e data do século XV, está ligada ao continente por estreito istmo, localizada a cerca de 6 km a sudeste de Budva, na costa do Adriático. Mais informações no meu Site: http://www.viagemcomcharme.com/sveti-stefan/
Era uma pequena comunidade de pescadores centenária, que foi comprada pela sofisticada rede Ãman Resorts, que criou ali um dos seus famosos hotéis. Possui três lindas praias de seixos. As praias do lado direito da penísula, são privadas e de propriedade do Ãman Resort, do lado esquerdo a praia é pública e os visitantes têm acesso após pagar uma taxa de preservação.
The Olive Tree, restaurante imperdível do hotel Ãman no continente, localizado no final da Queen’s Beach, é um ambiente informal, em baixo das oliveiras com uma vista fantástica para a ilha Sveti Stefan.
Aberto para café da manhã, almoço e jantar, o restaurante oferece mesas internas e ao ar livre. Os menus foram criados incorporando produtos locais frescos, e rica carta de vinhos, apresentando vinhos locais, bem como de todo o Mediterrâneo.
Outros pontos turísticos são as cidades de Herceg Novi, Stari Bar e Perast, além das florestas, lagos e cânions do interior do país, com destaque para o Durmitor National Park, um lugar maravilhoso para ski no inverno e hiking no verão, com vistas para o cânion profundo de Tara. A capital, Podgorica, não tem grandes atrativos turísticos.
Restaurantes
Vapor, Hotel Bellevue Dubrovnik | Pera Cingrije 7, Dubrovnik 20000, Croácia, ☎:+385(0) 20 330 100
O time de Steve Pieters no recém-aberto Bellevue oferece cozinha mediterrânea extraordinária com um toque criativo, e uma fabulosa vista para o mar. O atendimento é muito bom, a comida é bem servida, de acordo com a culinária mediterrânea.
Spice Lounge Hotel Bellevue, Ul. Pera Čingrije, 20000, Dubrovnik, Croácia ☎:+385 20 330 000. Aberto diariamente, 9h-0h. Bar-Restaurante
Ocupando um anexo da fusão mediterrânea do restaurante Vapor e desfrutando de uma linda vista para o mar, um belo pôr do sol! O Bellevue’s Spice Lounge é tão meticuloso em relação aos coquetéis quanto aos petiscos finos.
Azur Restaurant, Pobijana ul. 10, 20000, Dubrovnik, Croácia ☎:+385 20 324 806
Localizado em um local muito agradável, escondido nas ruas secundárias da Cidade Velha. Azur serve excelentes refeições de fusão mediterrânica-asiática. Como uma bolsa de camarão na beringela assada em molho de curry de coco. Sugiro estar no restaurante ao pôr do sol, embora é um ótimo lugar para qualquer momento. Os peixes, crustáceos e moluscos são provenientes de pescadores locais.
Restaurant & Lounge 360º, Sv. Dominika bb, 20000, Dubrovnik, Croácia ☎:+385 20 322 222
Situado no interior da Cidade Velha, é um restaurante requintado e moderno e com uma vista fantástica do porto. O chef executivo se inspira nos sabores do Mediterrâneo, fortemente influenciados pela história local e melhores ingredientes do Adriático. As porções são pequenas, com uma lista de vinhos internacionais, juntamente com uma boa selecção de vinhos croatas. Fecha durante o inverno.
Victoria Restaurant & Lounge Bar, Villa Orsula Dubrovnik, Grand Villa Argentina, Frana Supila 14a Dubrovnik, ☎: +385(0) 20 440 588 Site:http://www.adriaticluxuryhotels.com/en/villa-orsula/restaurants-and-bars/victoria-restaurant-and-lounge-bar
Aberto Verão diariamente, 11h-0h30.
O restaurante tem uma uma vista de tirar o fôlego! Por isso, reserve uma mesa na parte externa. Os atendentes atenciosos servem ótimas versões de pratos tradicionais da Dalmácia, acompanhados de vegetais frescos bem preparados. Faça sua escolha, em uma extensa carta de vinhos ou deixe o garçom fazê-la por você.
Orhan, Od Tabakarije 1, Dubrovnik ☎: +385(0) 20 411 918
Outro candidato a melhor terraço da cidade, tem uma vista deslumbrante e está longe da agitação das multidões . Instalado entre os fortes de Bokar e Lovrijenac, com as ondas do mar se chocando contra os seixos sob o terraço, o restaurante não poderia ter localização mais pitoresca. Dentro, é espaçoso e tem dois andares. Serve cozinha internacional e tradicional. De uma extensa lista de opções, o chef Ivića Miloš poderá escolher o filé ao molho de gorgonzola (110kn) ou o châteaubriand para dois (240kn). Aberto diariamente, 11h-0h.
Konavoski Dvori, Ljuta-Gruda, S/N – Konavale, Dubrovnik ☎:+385(0) 20 791 039
Localizado a 35Km da cidade, no lindo Vale de Konavale, pertinho do aeroporto. Há placas sinalizando o local em todo o caminho. Esse charmoso estabelecimento integrado à natureza fica às margens do rio Ljuta, num antigo moinho. Como estamos distantes da “old town”, você encontrará preços bem justos e uma comida de excelente qualidade. É um dos poucos locais que prepara o tradicionalíssimo ispod sača, uma forma de assar a carne e até mesmo pão lentamente sob tampas de ferro ovais, chamadas de “sinos”, cobertas com brasa. Tudo fica incrivelmente macio.
O ambiente é tranquilo, a comida maravilhosa e os funcionários são simpáticos e usam trajes típicos. Tudo totalmente diferente da correria de Dubrovnik. Se você estiver de carro e tiver tempo, vale sem dúvida visitar o Konavoski Dvori. Se for com a família, a diversão para as crianças é certa. Aproveite para fazer uma caminhada numa das trilhas às margens do rio para a digestão.
Van Café, Šetalište kralja Zvonimira 40 Dubrovnik (sem telefone).
O Van (de Vincent van Gogh) é o mais proeminente dos muitos cafés e restaurantes perto da praia. O grande terraço com balanços e uma fonte no meio contrasta com o interior apertado. O Van fica aberto no inverno, oferecendo chocolates quentes, mas seu grande mérito é a rara provisão dos melhores vinhos croatas na taça (Dingač 35kn, Babić 25kn).
Aberto diariamente, 9h30-0h. Não aceita cartão.