Ilhas Ciclades é um grupo de ilhas localizadas no sul do mar Egeu. O seu nome indica as ilhas que formam um círculo à volta da ilha sagrada de Delos. São as ilhas, que representam as características mais típicas das ilhas da Grécia. São ilhas áridas e secas, mas banhadas por um mar cristalino, e praias bonitas.
Nas ilhas Ciclades ficam belas cidades feitas de casinhas brancas, empoleiradas nas encostas das montanhas. Há mosteiros ortodoxos, castelos venezianos e vestígios arqueológicos.
É um conjunto de mais de 200 ilhas, das quais as principais são: Amorgos, Anafi, Andros, Antiparos, Ceos, Delos, Donussa, Folegandros, Ios, kea, Kimolos, Koufonisia, Khthnos, Milos, Mykonos, Naxos, Paros, Santorini, Esquenussa, Serifos, Sifnos, Sikinos, Syros, Terásia e Tinos. Sendo Mykonos e Santorini as mais conhecidas e Naxos é a maio ilha e a mais fértil de todo o arquipélago. A capital da ilha Ciclades é Ermoupolis, localizada na ilha de Syros.
Muitas das praias das ilhas cíclades, são de pedrinhas, mas é possível encontrar praias de areias douradas e de águas cristalinas.
Que tal incluir mais uma ou duas ilhas Cíclades, além de Mykonos e Santorini, no seu roteiro para Grécia? A minha dica é fazer uma parada em Naxos ou Paros, ou nas duas. São ilhas lindas e tranquilas entre Mykonos e Santorini, onde os ferries fazem paradas. Ótimo para curtir uns 2 ou 3 dias. No meu caso, como não curto barcos, parando em uma destas ilhas, divido a viagem entre Mykonos e Santorini em dois tempos, que, normalmente é até rápida. Mas teve uma vez que o mar estava revolto e o ferry de alta velocidade não podia sair de Mykonos, só os maiores e os mais lentos, e, a partir daí, acrescentei Naxos ou Paros no meu roteiro.
Naxos é a maior e mais verde das ilhas Cíclades, conhecida por suas montanhas, vales verdes, antigas igrejas, mosteiros e castelos, aldeias e habitantes que parecem ter parado no tempo e paisagens incríveis. Já Paros, um pouco mais turística do que Naxos, é repleta de ruínas de construções antigas, igrejas e mosteiros, aldeias de casinhas brancas, que abrigam restaurantes, lojinhas e praias deliciosas para curtir o dia.