Kefalonia, uma das ilhas mais verde da Grécia
Kefalonia, ou Cephalonia como também é conhecida, é a maior ilha do Mar Jônico, e uma das mais intactas ilhas da Grécia, sem a interferência do turismo em massa.
As ilhas Jônicas tem um clima mais úmido que a maioria das ilhas gregas, portanto, são ilhas com muito mais verdes, paisagem bem diferentes das ilhas Cíclades.
Kefalonia está situada entre Zakynthos e Lefkada, se estende por uma área de 904 km2, com um comprimento de costa de 250 km. A ilha tem uma beleza natural com montanhas, praias paradisíacas, baías, uma vegetação densa e um parque nacional para a proteção da fauna e da flora.
Existem várias teorias para a denominação da ilha, entre elas, o nome da ilha vem de Céfalo, filho de Deioneu, exilado de Atenas por ter matado sua esposa Prócris. Ele ajudou Anfitrião a destruir os telefonas e passou a habitar esta ilha, que recebeu o nome de Cephallenia por causa dele.
Assim como Zakynthos, Kefalonia também pertenceu à Veneza no Século XV, voltando a ser da Grécia apenas no Século XVIII. Por essa razão, essa ilha também foi fortemente influenciada pela cultura italiana, o que se pode perceber pelas igrejas católicas construídas e, principalmente pela culinária.
No inicio do Século XIX a família real enviou suas crianças para passar o verão em Lixouri, a partir daí deu início ao turismo na ilha. Porém, na década de 80, Kefalônia passou a ter uma boa infraestrutura, atraindo mais turistas, principalmente os italianos, devido à proximidade com a Itália.
A principal cidade de Kefalonia é a capital, Argostoli, situada na parte sul da ilha e rodeada por montanhas e florestas. Argostoli foi destruída por um terremoto em 1953 e muitos dos seus belos edifícios foram danificados.
A ilha tem importantes recursos naturais, que incluem Lago de Melissani, a caverna Drogarati e a lagoa Koutavos, em Argostoli. Kefalônia é bem conhecida pelas tartarugas-cabeçudas, que estão em extinção, e nidificam em muitas praias ao sul da ilha. Um pequeno grupo de foca-monge-do-mediterrâneo, também vive em torno da costa da ilha, principalmente nas partes inacessíveis.
Embora a pesca e agricultura desempenham um papel importante na economia, o turismo é a principal fonte de renda de Kefalônia. Contribuindo para a produção e venda de produtos locais como, vinho, azeite, queijo, mel, leite e iogurte. Além do artesanato com produtos típicos da ilha, como objetos esculpidos em madeira de oliva, jóias, tecidos bordados e cerâmicas.
Sugiro alugar um carro para explorar a ilha toda, com as praias paradisíacas, mosteiros, igrejas, vilarejos pitorescos, castelo medieval, gruta de águas cristalinas e cavernas.
Muitas praias de Kefalonia foram agraciadas com a Blue Flag (bandeira azul), um prêmio dado por organizações sem fins lucrativos às praias que se encaixam em 33 critérios, abordando os temas de Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água, Gestão Ambiental e Segurança e Serviços. A praia mais famosa é Myrtos, que é considerada entre as mais bonitas da costa no Mar Mediterrâneo. Outras belíssimas praias de Kefalonia são Fteri, Antisamos, Petani, Lourdas, Skala, Xi e Makris Gialos.
A capital, localizada no centro da ilha é vila de Argostoli. Ao norte ficam as pitorescas e charmosas aldeias de Assos, dominada por uma Fortaleza veneziana e de Fiskardo, a vila mais sofisticada da ilha. O principal porto de Kefalônia, está localizado na costa leste, na aldeia de Sami.
Em Kefalonia, não perca a oportunidade de experimentar pratos locais. A tradicional torta de carne é muito popular, bem como pratos como kleftiko. Como Kefalonia é famosa como uma ilha produtora de vinhos, saborear o delicioso vinho da casa e a variedade local do vinho Robola.
Vinho Robola é o vinho mais conhecido de Kefalonia. É frutado produzido a partir de uvas cultivadas nas encostas do Monte Aenos, ao redor do sopé do Monte Aenos. Seu buquê característico é o de flores de citrinos, pêssegos, limão e maçã. Este vinho acompanha os melhores pratos de peixe, embora os habitantes de Kefalonia tomam com qualquer alimento ou como um aperitivo. Mais de 70% da colheita é engarrafada na Cooperativa Robola de Omala, em homenagem ao santo padroeiro da ilha. Tente combinar uma viagem para a cooperativa com uma visita ao mosteiro Saint Gerasimos (agora um convento). Argostoli, a capital da ilha, está a menos de meia hora de carro do mosteiro.
Robola Co-operative, Omala ☎:+30 26710 86301.
Visto
Para a maioria dos países da Europa, brasileiros não precisam de visto. No entanto, com o intuito de aumentar a segurança do território, os 26 países signatários do Tratado de Schengen passarão a exigir uma autorização eletrônica. O ETIAS (Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem) é definido como um visto não tradicional e a partir de 2023 todos os cidadãos provenientes de países já isentos de visto para viajar pela Europa – Brasil e outras 14 nações latino-americanas, precisarão providenciá-lo antes de sair de casa.
Como chegar
Ferry
Aluga um carro em Atenas, e segue direto para Killini, ainda no Peloponeso, são 287 Km (3h40m), e embarcar no ferry, com seu veículo até a ilha, boa alternativa para locomoção em Kefalonia.
É possível também, pegar um ônibus em Atenas, Tessalônica ou Patras (todas no continente) e seguir até o porto de Kyllini de onde se toma o ferry boat para desembarcar na ilha. Os bilhetes (tanto para o trecho terrestre quanto marítimo) podem ser comprados nas rodoviárias de cada cidade.
Atenas – Estação KTEL – Rua Kifissou 100 – ☎: +30 2105129432
Tessalônica – Estação KTEL – Rua Makedonias 595417
☎: +30 2310595465
Patras – Estação KTEL – Rua Othonos Amalias 48
☎: +30 2610220129
Chegando em Kyllini, se tiver tempo, sugiro se hospedar em um hotel fantástico! O Gregotel Mandola Rosa, localizado na areia da praia. E ainda, jantar com o pôr do sol no RQD Paradise Bar Restaurant, Arkoudi Beach, Arkoudi, +30 2623 096167. E no dia seguinte, pela manhã, seguir viagem. Normalmente tem mais ferries para Kefalonia na parte da manhã e pode não dar tempo de chegar no porto para fazer a atravessia no mesmo dia que sair de Atenas.
A partir do porto de Kyllini, no continente, existem ferry boats das empresas Kefalonian Lines que fazem o trajeto até o porto de Poros, em Kefalonia, em 1h20 aproximadamente e Levante Ferries, podendo comprar os tickets no website das empresas (fiz o trajeto na Levante Ferries e adorei, muito confortável).
Também existem ferries provenientes da cidade de Patras, no istmo de Corinto, cuja viagem é mais longa e chega no porto de Sami, em Kefalonia. Outra opção é partir de ferry direto de Atenas (7h de viagem), com menos frequência, chegando em Poros ou Argostoli (capital da ilha).
Na alta temporada (verão) a frequência é maior, ainda havendo ferry ligando o porto de Agios Nikolaos, em Zakynthos, até Pesada no sul de Kefalonia, 1h de atravessia, permitindo assim se deslocar de uma ilha para a outra sem ter que voltar para o continente (porto de Kyllini).
Ferry de Zakynthos (Ag. Nikolaos) para Kefalonia (Pessada) ou vice-versa, começa em meados de Maio até final de Setembro, diariamente, site http://ionionpelagos.com/en/content/112 informações : www.ionianferries.gr
Se você não pretende fazer a travessia no ferry de carro, planeje o transfer com o hotel antes. Diferentemente do aeroporto da ilha, que possui táxis, o Porto Pessada é pequeno, recebe mais os barcos que vêm de Zakynthos, não tem ponto de táxi e nem passa ônibus. Se alugar um carro, combine direitinho com a locadora onde você vai pegá-lo, confirme se tem como pegar o carro no local da sua chegada.
Avião
Quem preferir e quiser ganhar tempo pode viajar de avião. O aeroporto de Kefalonia fica a 10 Km de Argostoli que a principal vila da ilha.
Os voos diretos saindo de Atenas em direção ao aeroporto de Argostoli, são operados principalmente pela Olympic Air, em qualquer época do ano, mas com menor quantidade de voos na baixa temporada. A partir do final de março a Aegean Airlines também faz a rota, e mantém quatro voos semanais até o final do verão. A duração da viagem é de 20 min.
Para quem estiver em Zakynthos, a Sky Express tem um voo frequente, além de rotas ligando outros destinos na Grécia.
Do aeroporto de Argostoli, pode pegar um táxi ou um shuttle, para o hotel.
Hotéis
Como a ilha é grande, sugiro dividir a sua estadia em duas bases, no meu caso, 4 dias em Fiskardo, a vila mais sofisticada da ilha e 3 dias em Lassi, próxima do aeroporto. Minha primeira sugestão de hotéis será em Kyllini, onde provavelmente irá pegar o ferry se não for direto de Zakynthos ou de Atenas de avião.
Mandola Rosa, Grecotel Exclusive Resort, Loutra Kyllinis, Peloponeso ☎:+30 26230 64555 reservations.or@grecotel.com
Hotel de luxo com 5 estrelas, situado à beira mar à 14Km do porto. As suítes e villas possuem vista panorâmicas para o mar Jônico. A linda praia em frente tem 10km, é de areia dourada, e mar cristalino (possui bandeira azul), o hotel oferece serviço de praia. Possui 2 restaurantes e uma piscina com vista infinita. Da primeira vez que me hospedei neste hotel, fiquei 3 dias, o hotel é fantástico! Foi um ótimo motivo para o retorno nesta região.
O porto de Kyllini, que liga a ilha de Zakynthos e Kefalonia, fica a 10 km de distância. Na cidade de Arkoudi tem um bom restaurante, o Rqd Paradise Bar – Restaurante, ótimo lugar para jantar ao pôr do sol e um delicioso bar de praia.
Fiskardo
Emelisse Hotel, Emblissi Bay, Fiscardo 280 84
O Emelisse é um hotel de luxo, muito lindo, faz parte do grupo de hotéis Tsimaras Hotels & Resorts.
Está localizado na extremidade de uma rocha, junto à costa do mar Jônico, em frente a uma linda praia, a Emblisi Beach.
Dispõe de quartos confortáveis, com varanda, e com vista total ou parcial do oceano.
Excelentes instalações, duas piscinas com borda infinita, quadra de tênis, quadra de squash, bem como um ginásio bem equipado, bicicletas gratuitas. Tem um trenzinho elétrico que pode te levar até a praia mais próxima. Possui um ótimo restaurante chamado Elli’s, considerado o melhor de Fiskardo e o café da manhã é maravilhoso!
Os funcionários do hotel são muito simpáticos e atenciosos. O porto de Fiskardo fica a uma caminhada de 15 minutos, mas tem muita ladeira, sugiro ir de carro ou táxi.
Faros Suites (Adults Only), Fiskárdhon, no porto de Fiskardo
Hotel pequeno e charmoso, possui excelente localização no porto de Fiskardo (5 min à pé), a apenas 40m da praia e próximos aos restaurantes e bares.
Com apenas 7 apartamentos, confortáveis e bem decorados e uma cozinha compacta. Oferecem café da manhã e serviço de limpeza nos quartos. A equipe é atenciosa, sempre disponível. Não tem elevador, só escadas, mas, ajudam a subir com as malas.
Uma piscina gostosa e 6 vagas para estacionamento dos hóspedes, sendo que, a aproximadamente 100 metros está o estacionamento municipal, também gratuito. Esta acomodação é avaliada pelo melhor custo custo-benefício em Fiskardo!
Odysseas Waterfront Apartments
A localização perfeita! Apenas 5 minutos a pé para o porto de Fiskardo e 2 minutos a pé do estacionamento público gratuito. Praticamente em cima do mar azul, com um terraço com acesso direto ao mar para nadar e muitas espreguiçadeiras para relaxar.
Os apartamentos são charmosos e confortáveis, alguns com 1 quarto, dois quartos ou 3 quartos, todos com vistas para uma pequena enseada a sul do porto de Fiskardo. A cozinha bem equipada com tudo o que o hóspede necessita. Os apartamentos são limpo diariamente.
Anfitriões muitos simpáticos, oferecem Itens essenciais (incluindo vinho) e um bolo recém-assados na chegada. Precisa fazer reserva com bastante antecedência, é muito procurado.
Lassi
Avra Private Suites, Makris Yiallos, Lassi
Fantástico!!!!! Um dos melhores lugares para se hospedar em Kefalonia! Localizado em Lassi, 5min de carro para Agostoli, no alto e com vista para praia Makris Yallos, de fácil acesso para a praia.
Maria, a proprietária, possui 3 apartamentos para alugar neste prédio. Os apartamentos são lindos, bem decorados e muito charmosos. Um imóvel tem dois quartos e os demais de um quarto. Todos com cozinha americana, sala e varanda, sendo dois com vista deslumbrante para o mar Jônico e o pôr do sol mais bonito da ilha. Você será recebido com mimos e uma garrafa do melhor vinho de Kefalônia.
A equipe da Maria é perfeita, todas muito atenciosas e discretas. Adriana espera os hóspedes sairem para fazer a limpeza diária e a Mirella, serve um café da manhã fantástico na varanda. Todos os dias após o café da manhã, a Maria faz uma visita rápida perguntando se precisa de alguma coisa.
Excelente custo/ benefício, você aluga um apartamento com serviços, e ainda se sente como um grego. Tem estacionamento no local e um supermercado próximo.
Argostoli
Kefalonia Grand Hotel, Antoni Tritsi 82, Argostolion
☎: +30 26710 24981 E-mail: info@kefaloniagrand.gr
É um hotel boutique de 4 estrelas, charmoso, com vista para a baía de Argostoli, capital da ilha.
Ótima localização, está em uma área animada da ilha, com vida noturna, restaurantes, bares, lojas, museus. Não tem praias, a região de Lassi, com ótimas praias fica à 2Km e relativamente próxima do aeroporto.
Todas as 42 suites são novas, apresentam instalações modernas e decoração clean, algumas possuem vista para o mar.
Petani
Petani Bay Hotel – Adults Only, Petani Beach perto Ag. Thekli Paliki, Vóvikes, 28100, Grécia
Localizado no topo de uma colina em Petani Bay, o hotel é muito charmoso, acomodações com design exclusivo e vista do Mar Jônico. Oferece uma piscina infinita premiada e ótimo restaurante. O staff é excelente, atencioso e oferece um serviço exclusivo.
A praia de Petani é muito linda, mas não é de fácil acesso à pé do hotel, tem muita ladeira, a não ser que o hóspede tenha um bom preparo físico, para subir na volta.
Há ainda um estacionamento privativo no hotel. A propriedade está localizada em Vóvikes, a 1h do aeroporto. É um hotel isolado, a cidade de Lixouri fica a 13Km, mas ideal para os hóspedes que procuram sossego.
Svoronata
Leivatho Hotel, praia Avithos, Svoronata
Situado na Praia de Avithos, com vista panorâmica para o mar, à 3 minutos à pé da praia.
Este hotel ecológico foi premiado pela arquitetura única. O Leivatho Hotel tem quartos, estúdios e suítes com design minimalista, cada um com varanda ou terraço com vista para o mar.
Tem estacionamento gratuito no local. 20 minutos de carro para Argostoli, a capital de Kefalônia que tem uma animada vida noturna.
Historia
A Ilha de Kefalonia foi uma das primeiras Ilhas Jônicas a ser habitada, conforme verificado nos diferentes achados, como fósseis de plantas, animais e ossos encontrados perto de Skala e Fiskardo e ferramentas em Sami.
Muitos arqueólogos concordam em pensar que a ilha de Kefalonia tinha todas as características necessárias para o crescimento demográfico. Sua enorme floresta, no passado, oferecia boa quantidade de madeira para construir navios e desenvolver atividades comerciais entre a ilha e outros portos.
Alguns acreditam que a ilha deve seu nome a Kephalos, o primeiro rei da área durante a era paleolítica. De acordo com os moradores, este rei fundou as quatro principais cidades da ilha que foram Sami, Pahli, Krani e Pronnoi. Isto explica porque a ilha foi chamada Tetrapolis (Quatro cidades) durante este período. Essas quatro cidades eram autônomas e independentes e tinham seus próprios regimes e moedas.
No final da guerra do Peloponeso, no período entre 404 e 322 aC, a ilha de Kefalonia foi ocupada primeiro por soldados de Esparta, depois por soldados de Atenas e no final pelo rei da Macedônia.
Os macedônios, povos que habitavam o norte da Grécia, conseguiram progredir e fortalecer-se econômicamente e militarmente. Aproveitando-se da fraqueza e da desunião dos gregos, Filipe II, o rei da Macedônia, preparou um poderoso exército e conquistou o território grego.
A política expansionista iniciada por Filipe II teve continuidade com seu filho e sucessor Alexandre Magno, conhecido também como Alexandre O Grande, que consolidou a dominação da Grécia e iniciou a conquista do império Persa.
Após a morte de Alexandre, o Grande, a ilha de Kefalonia foi incluída na Liga Aetolian. A partir de 290 aC, a Liga havia se expandido sobre suas regiões vizinhas. A Liga Aetolian teve que lutar contra a Macedônia levando a uma aliança com Roma, que resultou na conquista definitiva da Grécia pelos romanos.
Os romanos tomaram a ilha em 187 aC após meses de luta contra a resistência dos habitantes da ilha. Naquela época, a Acrópole antiga de Sami foi destruída. Os romanos usaram a ilha como um local estratégico que os ajudaria a conquistar o continente. Por conseguinte, transformaram Kefalonia numa importante base naval.
Depois de 400 anos de domínio romano, as ilhas jônicas passaram para o controle de Constantinopla, e fizeram parte do Império Bizantino por mais 900 anos, até o saque de Constantinopla durante a Quarta Cruzada, em 1204. Neste ano, a Cruzada e os venezianos assinaram um acordo em Constantinopla dividindo o Império Bizantino. Era o destino de Kefalonia passado nas mãos dos venezianos.
Quando os gregos retomaram Constantinopla em 1261, eles brevemente recuperaram o controle de algumas das ilhas, mas os venezianos posteriormente voltaram a ocupá-las.
No Século XV, os otomanos ocuparam a maior parte da Grécia, e as ilhas aceitaram o domínio veneziano como “o menor dos dois males”. Zante passou definitivamente para Veneza em 1482, kefalonia e Ítaca em 1483, Lêucade em 1502. Citera seguia sob domínio veneziano desde 1393. As ilhas, assim, se tornaram a única parte do mundo de língua grega fora do domínio Otomano, o que lhes deu uma importância na história grega. Sob o controle de Veneza, muitos dos cidadãos mais abastados falavam italiano e converteram-se ao catolicismo romano, mas a grande maioria das pessoas manteve a língua e a religião grega.
Em 1797, Napoleão Bonaparte conquistou Veneza e, pelo Tratado de Campo Formio (que dissolveu a República de Veneza), as ilhas passaram para o controle dos franceses. Em 1798, quando a frota russo-turca desembarcou em Argostoli e declarou as ilhas jônicas livre do francês. Mas dois anos mais tarde, eles retornaram e as ilhas foram transformadas em uma República Septinsular sob proteção francesa, a primeira vez que os gregos tinham um auto-governo, ainda que limitado, desde a queda de Constantinopla, em 1453. Mas, em 1807 foram totalmente incorporados ao Império Francês.
Os republicanos francesas ocuparam Kefalonia em 1779, sendo derrotados em 1798, quando a frota russo-turca desembarcou em Argostoli e declarou as ilhas jônicas livre do francês. As forças de ocupação fundaram a República Septinsular, que gozava de relativa independência sob a suserania nominal otomana e controle russo de 1800 até 1807.
Em 2 de outubro de 1809, os britânicos derrotaram a frota francesa em Zante, capturaram Kefalonia, Citera e Zante, e tomaram Lêucade em 1810. Os franceses mantiveram-se em Corfu até 1814.
O Tratado de Paris de 5 de novembro de 1815 transformou as ilhas em “Estados Unidos das Ilhas Jónicas” sob proteção britânica. Em janeiro de 1817, os britânicas concederam às ilhas uma constituição, a primeira na história grega desde a antiguidade. Os ilhéus elegeram uma assembleia com quarenta membros, que aconselhava o Alto Comissariado Britânico. Os britânicos melhoraram a comunicação das ilhas, e introduziram modernos sistemas de educação e justiça. A maior parte dos ilhéus recebeu bem estas reformas, assim como o chá da tarde, o críquete e outros passatempos ingleses.
Os habitantes das ilhas começaram a ressentir-se do domínio estrangeiro e passaram a fazer pressão pela enosis – a união com a Grécia. O estadista britânico William Gladstone visitou as ilhas e recomendou que elas fossem concedidas à Grécia. O governo britânicos resistiu, pois descobrira, assim como os venezianos, que as ilhas eram bases navais muito úteis. Eles também consideravam o rei Otto da Grécia hostil à Grã-Bretanha, por ser nascido na Alemanha. Mas, em 1862, Otto foi deposto e em seu lugar assumiu o rei Jorge I, aliado dos britânicos. Em 1862, a Grã-Bretanha decidiu transferir as ilhas para a Grécia. Em 2 de maio de 1864, os britânicos partiram e as ilhas se tornaram três províncias do Reino da Grécia.
Em 1941, quando as forças alemãs ocuparam a Grécia, as ilhas Jônicas (com exceção de Citera) foram transferidas para os italianos. Em 1943, os alemães substituíram os italianos, e deportaram as comunidades judaicas seculares de Corfu para a morte. Em 1974 foi a restauração da democracia.
Toda civilização que passou da ilha de Kefalonia deixou um pedaço de sua cultura sem matar as tradições locais e a cultura.
Fontes:
http://www.kefalonia-island.gr/history.php
http://www.ionian-cruises.com/kefalonia.htm
Cidades e Vilas
Argostoli
É a maior cidade da ilha, desde que foi fundada, em 1757 é a capital de Kefalonia. Argostoli tornou-se um dos portos mais movimentados da Grécia. A cidade é linda, possui muitos edifícios neoclássicos, bons restaurantes, grandes praças, igrejas e museus.
Em Argostoli não há praias para banho, pois a cidade tem uma espécie de baía onde atracam os barcos e ferries, mas a cerca de 3 km dali fica a região de Lassi com os seus restaurantes, hotéis e as famosas praias de Makris Gialos, Platis Gialos e Paliostafida.
A cidade antiga foi completamente destruída pelo terremoto em 1953, mas ainda há as típicas mansões de arquitetura veneziana.
Ao leste de Argostoli, encontra-se uma reserva natural, a Lagoa de Koutavos, para preservação das tartarugas Caretta caretta.
Outro local importante em Argostoli são as ruínas da cidade antiga de Krani, que era uma das quatros cidades mais poderosas nos tempos antigos.
Lassi
Lassi está localizado a quase 2Km de Argostoli e é uma das áreas mais populares da ilha. Possui beleza natural, vida noturna e infra-estrutura turística que atendam a todos os requisitos. Tem excelentes praias de areia e uma rua principal repleta de bares e restaurantes, além disso é apenas, 20 minutos do aeroporto.
Praias próximas a Argostoli e Lassi
Platis Gialos Beach
Está localizada ao lado de Makris Gialos, é uma das melhores praias de Kefalonia. Areia branca, águas cristalinas azul turquesa, foi premiada com com a Bandeira Azul (European Blue Flag Award), pela sua limpeza e boa organização.
Praia com infraestrutura, espreguiçadeiras, guarda-sóis, chuveiros e vestiários. A praia também é acessível de carro, possui vagas de estacionamento de veículos e fornece rampa para cadeiras de rodas.
Makris Gialos Beach
Está localizada em Lassi, à 4 km ao sul de Argostoli. É uma das praias mais populares de Kefalonia, com areia dourada, as águas azuis e uma vegetação densa com pinheiros altos.
Devido à sua proximidade com a capital da ilha, Makris Gialos tornou-se um importante pólo de atração para turistas.
Durante o verão, a praia é bem organizada, existe um excelente bar de praia, o Costa Costa Beach Bar e um centro de desportos aquáticos.
É facilmente acessível por todos os meios de transporte.
Sapatinhos são recomendados, pois tem pedras.
Costa Costa Beach Bar, Makri Gialos, Argostoli
É famoso e um dos melhores bares da praia na ilha. Está localizado a uma pequena distância de Argostoli, na praia de Makri Gialos.
Em um cenário natural deslumbrante, você vai desfrutar de serviços na praia, coquetéis servido nas espreguiçadeiras e enormes almofadas sobre nas areias douradas. Experimente a comida, que utiliza apenas produtos frescos locais. Quanto à noite, tem festas na praia.
Atrações Principais de Argostoli e Lassi
Museu Arqueológico, Vergoti Str., 28 100 Argostoli, ☎:+ 32-6710-28.300
O museu abriga antiguidades da ilha de Kefalonia, que vão desde a pré-história até os períodos romanos. Ele também contém uma coleção notável de achados micênicos.
O antigo museu foi destruído pelos terremotos de 1953 e o novo foi construído em 1960 e destruído novamente no terremoto de 2014.
Biblioteca Corgialenios, 12, Ilia Zervou str., Argostoli ☎:+30 26710 28221
Uma das maiores bibliotecas da Grécia, que abriga mais de 55.000 volumes e uma grande coleção de ícones bizantinos. Foi fundada em 1924, de acordo com a vontade de Marinos Corgialenios, um grande benfeitor de Kefalônia (1829-1911).
O edifício da biblioteca foi destruído no terremoto de 1953 e foi reconstruído em 1963, com a contribuição do governo grego e a generosa doação dos benfeitores Georgios Verghotis e Evangelos Tipaldos – Bassias. Muitas famílias cefalônicas (Lykiardopoulos, Harokopos, Vaglianos etc.) contribuíram para recuperação da Biblioteca.
A Biblioteca, juntamente com o Museu Histórico e Folclórico de Corgialenios, é dirigida pela Fundação Corgialenios, uma comissão composta por membros selecionados da sociedade local, sob a presidência do Bispo Metropolitano de Kefalonia.
Castelo veneziano de São Jorge, em Peratata
Está localizado a 7 km a sudeste de Argostoli, acima da aldeia Peratata Kefalonia. Tem uma forma poligonal e cobre uma área de 16.000 m2.
Este castelo foi originalmente construído no Século XII pelos bizantinos, mas foi principalmente os venezianos que lhe deu a sua forma atual. De fato, seus muros externos foram construídos em 1504 pelos venezianos.
O castelo está arruinado hoje e somente alguns edifícios sobrevivem. Não foi só o tempo e as guerras que causaram seus danos. Este castelo também sofreu muito com o terremoto que atingiu Kefalonia em 1956.
Na época de sua glória, dentro do Castelo, havia residências, edifícios públicos, armazéns com comida e armas, igrejas, hospitais, prisões, cisternas de água e, em geral era uma cidade organizada. Na verdade, este castelo foi a capital de Kefalonia antes Argostoli. Perto de uma pequena praça no castelo, você também vai ver as ruínas da Igreja Católica de São Nicolau.
Rua Lithostroto, rua comercial com várias lojinhas de souvenirs e roupas.
Ponte de Bosse ou Drapanos, contruída em 1833 sobre a lagoa Koutavos, ligando a vila à península Drapano. É uma das marcas registradas de Argostoli.
Atualmente é só para pedestres, e muitas pessoas vão lá para pescar. Pertinho dessa ponte tem um obelisco de pedra, outro monumento conhecido.
Jardim Napier, no centro de Argostoli na praça Vallianos
Foi criado em meados do Século XIX durante a ocupação inglesa, pelo britânico Napier, que se tornou conhecido como o “Jardim de Napier” e permaneceu na posse da família até 1905. Então, o município de Argostoli conseguiu transformar em um Parque municipal da cidade, como permanece até hoje. O busto de Napier foi criado em 1906 pelo escultor John Kokkinos, mas sofreu graves danos e vandalismo, durante a ocupação alemã.
Katavothres, Lassi
Um fenômeno geológico raro, que na Grécia só acontece na ilha de Kefalonia. Onde a água do mar corre através de algumas fissuras nas rochas da costa, flui para uma depressão formada por erosões e desaparece no subsolo, em pequenos e profundos buracos chamados de “Swallow holes of Katavothres” (algo como buracos de absorção de Katavothres).
Apesar do povo de Kefalonia ter percebido esse fenômeno, foi um inglês o primeiro a explorá-lo. Aproveitando o potencial da força do movimento da água, construiu em 1835 um moinho no local.
Esse fenômeno foi objeto de pesquisa durante muitos anos, e mesmo com o terremoto de 1953, que devastou toda a ilha, ele não foi alterado.
Em 1963, um cientista descobriu o curso da água que desaparece, fazendo uma experiência com um corante roxo. Ela entre em canais subterrâneos, atravessa a ilha cerca de 15km, junta-se com a água da chuva nesse meio caminho e vai dar no Lake Melissani, outro ponto turístico famoso da ilha.
De lá, continua correndo até a vila de Karavomilos, pertinho da famosa Sami, formando um lago e depois voltando para o mar. Até hoje não se sabe o motivo da água fazer esse percurso, e acredita-se que esse fenômeno é único no mundo.
Hoje no local existe um moinho desativado, reconstruído após o terremoto, e um restaurante, o Katavothres Club/Restaurante.
Farol de São Theodoroi (Lighthouse of Saint Theodoroi), bem próximo ao Katavothres
Restaurantes de Argostoli e Lassi
Oskars, Lassi Fanari Road, Argostoli ☎:+30 26710 23438
e-mail: info@oskars.gr
Um dos melhores restaurantes da ilha, situado na rota panorâmica Fanari em Lassi Argostoli, com vista para o mar.
O cardápio é muito diversificado, com bastante influência internacional, mas nunca é deixada de lado a culinária grega clássica.
Os destaques são as carnes, os frutos do mar, as excelentes saladas e as entradas feitas com ingredientes frescos, orgânicos e locais. Há também menu infantil e menu vegetariano disponível.
O Oskars fica aberto das 9:00 até as duas da madrugada durante todos os dias da semana. Noites gregas com dança e festa sob as tradições de Kefalonia são realizadas várias vezes por semana.
il Borgo, Castle of St. George | Travliata, ☎:+30 2671 069800 Email: info@ilborgo.gr
Restaurante familiar, situado perto do Castelo de St George, com vistas panorâmicas e deslumbrantes para a ilha e mar jônico. O restaurante impulsiona uma pequena e incrível seleção de pratos favoritos da Grécia. A comida é de excelente qualidade, criada pela Sra. Aggeliki, com os mais frescos ingredientes, escolhidos diariamente do mercado local e uma equipe muito simpática. É recomendado fazer uma reserva. Um ótimo lugar para ver o pôr-do-sol, desfrutando de uma deliciosa comida!
Casa Grec, 12 Metaxa Stavrou, Argostolion 281 00,
☎:+30 2671 024091
É um restaurante charmoso, localizado no centro, acima da praça central. A comida é deliciosa e sofisticada Possui um menu variado, da cozinha grega à italiana e francesa. Bela decoração, tem um excelente serviço. Recomendo fazer reserva e comer na varanda.
Sto Psito, Fanari Road | Gyros Lassis, ☎:+30 26710 25306
Inaugurado em 1990, este lindo restaurante possui uma vista panorâmica para o mar Jônico. Culinária local com novos ingredientes e receitas criativas. E para acompanhar os pratos, um excelente vinho local. Sugiro Ir no pôr-do-sol.
Cerca de 5 min de carro de Argostolion ou Lassi, estrada bem sinalizada e possui estacionamento ao lado.
Ampelaki, Ampelaki 26, I. Metaxa 26, ☎:+30 2671301500 e-mail: info@ampelaki.gr
É um restaurante encantador possui uma vista maravilhosa do mar. Localizado no final do belo porto de Argostoli, perto do terminal de ferry. O restaurante oferece pratos contemporâneos, bem elaborados, com toque grego de alta qualidade. O Ampelaki fica aberto o dia inteiro, das 10 da manhã até 00:30. O restaurante possui acesso e instalações essenciais para pessoas com deficiência.
Kiani Akti, Metaxa Street, Ι, Argostoli ☎: +30 2671 026680
Não é apenas um dos melhores restaurantes da ilha, mas também um lugar que se destaca pela sua localização maravilhosa, uma vez que está localizado literalmente sobre o mar. Em um pequeno e tranquilo cais, em uma plataforma de madeira, você pode desfrutar de peixe fresco e frutos do mar, aperitivos deliciosos e pratos bem feitos da cozinha local, acompanhados com bons vinhos. O ideal é ir sem vento.
Phaedra, Main Road, Lassi, ☎: +30 2671 026631
Aberto desde 1997, o restaurante Phaedra é um clássico grego, com comida deliciosa não apenas de Kefalonia, mas de toda a Grécia. Cada prato principal é feito de ingredientes frescos e deliciosos que promovem os melhores sabores da comida. Entre belas plantas e flores que cercam a área de alimentação ao ar livre, os visitantes podem saborear os vinhos locais. Além disso, Phaedra possui uma fascinante vista para o mar.
Vinaries, Ethiniki Odos Argostoliou, Giros Lassi ☎: +30 2671 024828
Restaurante familiar, situado na praia Spartia, com vista para o mar. O proprietário com o seu próprio barco pesca os peixes e frutos do mar diariamente.
praia Trapezaki ☎:+30 2671031454 Email: info@deniskefalonia.gr
Restaurante recentemente remodelado, localizado na tranquila praia de Trapezaki, a uma distância de 13 km de Argostoli.
Denis leva você em uma experiência gourmet que inclui receitas criativas de frutos do mar, carnes, e saladas maravilhosas com os ingredientes mais frescos e puros da ilha. O experiente Chef George Georgakopoulos, especializado em culinária orgânica, criou um menu único de cozinha mediterrânea contemporânea, bem como pratos tradicionais com toques gourmet. A lista de vinhos é excelente e apresenta vinhos locais.
O Denis Gourmet Restaurant Kefalonia está rodeado pela exuberante natureza Kefaloniana, oferecendo incríveis vistas do mar Jônico e da vizinha ilha de Zante, num ambiente minimalista e elegante.
Kefallinia Organic Farm, Lakithra
Restaurante localizado numa fazenda, em um ambiente aconchegante, cercados por laranjeiras e limoeiros, com mesas no jardim da casa. Todos os ingredientes utilizados são cultivados na fazenda pelos proprietários, Geórgia e Mihales.
Você também pode comprar alguns produtos, como geléias, azeites, doces e frutas.
Katavothres Club/Restaurante, Mikeli Davi 10 Argostoli ☎:+30 26710 22221
Info@katavothtres.gr Email: katavothres@gmail.com
Está localizado perto de Lassi, a 2,5 km do centro de Argostoli, à beira mar, e próximo ao mistério geológico chamado Katavothres. Um antigo quiosque de informações turísticas, foi renovado para dar espaço ao bar/restaurante. Tem vista fantástica sobre o mar, especialmente ao pôr do sol.
Cozinha criativa mediterrânea, com toque grego, excelentes bebidas e coquetéis e as melhores festas com os principais DJs gregos e estrangeiros nos decks.
A decoração inclui mobiliários e objetos de designers famosos, os sofás e os pufes de Antonio Citterio, as cadeiras de ponyskin de Le Corbusier, as mesas inoxidáveis de Patricia Urquiola, as poltronas de Charles & Ray Eames, as luminárias de Verner Panton, bem como um bar incrível, uma lareira central.
Não conseguimos conhecer, chegamos e estava fechado para o público, reservado para um casamento.
Lixouri
A bela cidade de Lixouri foi construída no local da antiga cidade de Pali. É a segunda maior cidade de Kefalonia, localizada a 30 km a oeste de Argostoli, na península de Paliki. É uma cidade bonita e tranquila, rodeada por montanhas.
Semelhante à sua cidade vizinha Argostoli, Lixouri reúne um grande número de turistas desde o início da temporada de verão. Muitos restaurantes e bares, repletos de jovens, no movimentado calçadão em frente para o mar. A praça principal, Platia Petritsi, é cercada por cafés e bares, onde os moradores e visitantes se reinem.
Muitas casas foram destruídas pelos terremotos de 1867 e 1953 e foram reconstruídas lentamente respeitando a arquitetura tradicional, com ruas largas e uma interessante praça principal.
Um dos poucos edifícios que sobreviveram ao terremoto foi a mansão Typaldoi – Iakovatoi, que foi transformado em uma biblioteca com uma coleção de 25.000 livros e outros tesouros literários. No patio de frente para a mansão, no verão, são organizados eventos culturais.
A vila organiza muitos festivais locais ao longo do ano. É conhecida por sua rica tradição cultural e abriga uma das mais antigas escolas filarmónicas na Grécia. A maioria dos locais em Lixouri são famosos por suas capacidades musicais. Um passeio ao redor da aldeia revela antigas igrejas com belos afrescos, um museu arqueológico, edifícios neoclássicos e o famoso Mosteiro de Kipoureon que é um local ideal para o isolamento.
Outros locais importantes na área é a antiga cidade de Pali, que provavelmente foi um povoado coríntio, a igreja de Agios Charalampos (padroeiro da cidade) e a estátua do poeta e autor satirico Andreas Laskaratos, virada para Argostoli, dando um toque de humor à antiga rivalidade das duas cidades.
Mosteiro Kipourion
O Monastério está localizado na península de Paliki, 15km de Lixouri. Ele foi construído no topo de uma pedra, 90m acima do nível do mar, o que garante uma vista deslumbrante do mar Jônico e toda a costa da ilha. É o melhor lugar da ilha de Kefalonia para ver o pôr do sol.
O seu nome quer dizer “monastério dos jardins”, pois os monges cultivavam vários jardins para viver. Hoje em dia só vive um monge lá, que recebe os visitantes diariamente.
Dedicado à Santa Cruz e à Anunciação da Virgem Maria, há uma coleção de relíquias do tempo bizantino dentro do monastério. Tem horários para visitação.
Rua Rizospaston
Também conhecida como “Palm Street”, pois é bem larga e cheia de palmeiras. Rua badalada, existem vários restaurantes e cafés, sendo essa região o centro da vida noturna da cidade. No final dessa rua você chega à praça Vallianos, a principal da cidade e que fica bem movimentada nos fins de semana.
As melhores praias próximas são: Lepeda, Mega Lakos, Xi, Vatsa, Petanoi e Platia Ammos
Praias próximas de Lixouri
Xi
Localizada cerca de 7km de Lixouri, esta região da ilha é nomeado Paliki.
É uma das mais famosas praias de Kefalonia, caracterizada pela areia avermelhada e falésias brancas. O barro dos penhascos circundantes, de 20 a 30 metros de altura, é usado pelos gregos para máscaras faciais. As águas rasas e ondas suaves criam o ambiente ideal para as crianças
A praia tem este nome devido a enseada que tem a forma da letra X. É organizada com guarda-sóis e espreguiçadeiras. Xi Beach oferece uma grande variedade de esportes aquático (Jet-Ski, Water-Ski, etc).
Próximo a praia tem muitas tabernas, hotéis e pequenas lojas. A praia é facilmente acessível de carro ou ônibus públicos de Lixouri e Argostoli. Tem estacionamento.
Averto Beach Bar, localizado na praia de Xi, é um dos mais populares bares de praia de Kefalonia. Ver em restaurantes em Lixouri.
Petani
Localizada em Paliki, a cerca de 15Km de Lixouri, Petani é uma linda praia com ondas, pouco areia e pedras e águas profundas em tons de azul claro, parecida com Myrtos.
Por estar situada em uma região mais afastada do “centro” de Kefalonia e não tão famosa, é uma praia muito tranquila.
A paisagem se torna ainda mais paradisíaca com as rochas espalhadas pela água, e as falésias ao redor (mais um ponto parecido com Myrtos).
Cuidado com os ouriços do mar!! Essa praia tem bastante deles, inclusive nas rochas, mais um motivo para você andar com aquele sapatinho próprio para a água.
Essa praia tem infra-estrutura, banheiros e dá para alugar cadeiras e guarda-sol. Existem dois restaurantes.
Restaurantes em Lixouri
Captain Nicolas, Vatsa, Lixouri ☎:+30 2671 092722
Restaurante simples e familiar com ótima localização, na frente da praia. Todos os dias tem uma especialidade diferente da Grécia, com o vinho da casa. Atrás da taverna, eles têm uma fazenda com oliveiras, onde o cliente do restaurante pode visitar e provar suas geléias caseiras.
Nisi Vardianoi, Xi Beach, Lixouri,
Depois de um mergulho na famosa praia de Xi, localizado perto de Lixouri, pegue uma mesa no pátio do restaurante Nisi Vardianoi (Ilhas Vardiani). Sabores caseiros, o excelente serviço e uma linda vista. Excelentes seleções de frutos do mar, carnes e saladas com legumes frescos, acompanhados por vinho local de seu próprio barril.
Averto Beach Bar, Xi Beach, Lixouri
Um dos mais bares de praia mais populares em Kefalonia, localizado na famosa praia de Xi. Com vistas únicas sobre as ilhas de Vardiani, boa música e espreguiçadeiras. Além do café, lanches e deliciosos cocktails que são oferecidos, há um amplo menu de cozinha grega e mediterrânea no Averto Blue Restaurant. Desportos aquáticos estão disponíveis e seu próprio estacionamento.
Divarata
A aldeia Divarata está localizada no coração de Pylaros. Além da bela paisagem verde, você pode visitar as tabernas locais e experimentar todas as especialidades de Cefalônia, bem como delicioso, peixe fresco do Mar Jónico.
Divarata é de cerca de 10 minutos de carro da pitoresca vila de Assos, e um adicional de 15 minutos da popular e cosmopolita vila piscatória de Fiskardo. Perto está a famosa praia de Myrtos.
Praia
Myrtos
Está localizada na região de Pylaros, no noroeste de Kefalonia, à 30 km ao norte de Argostoli. Eleita um das 5 melhores praias do mundo e a mais bela praia na Grécia durante vários anos consecutivos, tem bandeira azul.
Rodeada por falésias brancas com vegetação exuberante, junto com os seixos brancos e as águas cristalinas compõem um cenário deslumbrante.
Não é uma praia boa para nadar, já fomos duas vezes, e sempre com ondas e, em alguns passos, torna-se profunda, onde existem correntes que pode arrastar.
Sugiro ir de sapatinhos apropriados, quando a onda bate, e como tem seixos, perde o equilíbrio e pode cair. Tem guarda-vida de plantão, mas aconselho não relaxar com crianças ou idosos.
A praia é bem organizada, tem uma parte com guarda-sóis e espreguiçadeiras. Se quiser pegar um lugar, chegue cedo.
A beleza natural de Myrtos é a marca registrada de Kefalonia e um dos lugares mais fotografados na Grécia.
A lei local proíbe construção permanente, por isto tem apenas um bar na praia. Há estacionamento.
Curiosidade: Mergulhe no mar e ouça o famoso “som de Myrtos”. A corrente move as pedrinhas brancas do fundo do mar, fazendo com que uma se bata na outra e provoque esse som. Isso também faz com que, com o atrito, elas percam a cor, soltando um “pó” na água, o que a faz parecer “leitosa” em alguns momentos!
Restaurante próximo em Agona
Kouloubis
Famoso por sua carne de porco assada, este restaurante em Agona está localizado 10Km de Myrtos Beach e 24 Km de Argostoli.
Assos
Localizada à 36Km de Argostoli e à 21Km de Fiskardo, é uma vila encantadora, imperdível para o roteiro na Kefalonia. Com arquitetura tradicional jônica, graças aos franceses que ajudaram a reconstruir a vila após o terremoto de 1953.
A praça é dedicada a eles e é chamada de Praça Paris, situada à beira mar e rodeada por tabernas com vistas para o porto e para o Castelo de Assos na colina oposta.
Castelo de Assos, um belo exemplo de fortificação veneziana, foi construído em 1593 para proteger os habitantes dos ataques dos piratas. Hoje pode-se ver restos do castelo e a Igreja San Marco.
Para os turistas com preparo físico, recomendo fazer a trilha, no meio das florestas de oliveiras, até o Castelo de Assos, o trajeto é uma subida e demora cerca de 20 a 30 minutos, todo pavimentado, mas é recompensado com uma vista incrível da vila, bem como o pôr-do-sol.
A praia tem águas rasas e seixos e possuem infra-estrutura, ideal para crianças.
Restaurantes em Assos
Platanos, na praça principal da Assos ☎:+30 2674051143
Um dos restaurantes mais antigos da ilha, preferido também pelos moradores, está situado na bela aldeia de Assos, na praça principal, por quatro décadas.
Platanos tem servido pratos tradicionais com ênfase na carne, sob a sombra da árvore plátanos de que leva o seu nome. Alguns dos melhores pratos são o cordeiro com arroz e iogurte, o leitão cozido em pergaminho e o Kefalonian bakalaopita. Toda a carne é originária de proprietários de fazendas.
Nefeli-Anait, Assos ☎:+30 697 440 6963
Restaurante localizado no Porto de Assos, com vista para o mar e do Castelo de Assos. No menu você encontrará receitas tradicionais feitas a partir de ingredientes locais, de soutzoukakia (torta de carne local), peixes frescos e frutos do mar.
Fiskardo
É uma aldeia pitoresca e charmosa no porto, localizada ao norte de Kefalônia, a 59Km de Argostoli.
É a minha predileta, farei em breve um post só de Fiskardo. Se você quiser conhecer Kefalonia e tiver pouco tempo, sugiro só ficar em Fiskardo. De Fiskardo dá para conhecer outras aldeias próximas, como Assos, Samos a praia de Myrtos, até mesmo Argostoli 1h de carro.
Rodeada por casas em estilo veneziano e pintadas em cores pastéis. O porto com restaurantes e bares à beira mar, fica lotado de veleiros e iates durante o verão. Possui conexão para Lefkada (Nidri – Vasiliki) e para Astakos.
Fiskardo e Assos são as únicas aldeias que ficaram praticamente intactas durante o grande terremoto de 1953, mantendo a sua arquitetura original.
A aldeia recebeu o nome do duque Guiscard (Ghiscardo em italiano), que, vindo da Sicília conquistou a ilha no Século XI, que até então, pertencia ao Império Bizantino.
Alguns chamam Fiskardo de “Saint-Tropez grega”, pois vários famosos gregos e hollywoodianos passaram e costumam passar pela vila. A sofisticação de Fiskardo também acompanha os altos preços, a aldeia tem os valores mais altos da ilha.
As praias de Fiskardo são Dafnoudi, Emblisi e Foki
O porto de Fiskardo é um dos que tem ferry para outra ilha jônica, Lefkada, e para a ilha de Ithaca. Dependendo do mês a quantidade de saídas e os horários mudam, o site da companhia que faz, está nesse link aqui, tem a tabela. O outro porto é o de Sami, com a companhia Ionian Pelagios(a mesma que faz Zakynthos – Kefalonia) .
Restaurantes em Fiskardo
Alati All Day Bar localizado na na praia de Alaties, a 15 min de carro do porto de Fiskardo
☎:+30 2674 041685
Restaurante maravilhoso, com uma vista fantástica para a deliciosa praia de Alaties. Foi o restaurante favorito da nossa viagem em Kefalonia, um pouco mais sofisticado do que uma taverna tradicional.
Comida fantástica de alta qualidade em um terraço muito agradável com vista. Equipe muito simpática, principalmente o proprietário do restaurante (que infelizmente não guardei o nome), quando soube que éramos brasileiros nos ofereceu um vidro de sal feito no local, adoramos!
Sugiro reservar se quiser jantar no pôr do sol, mas o almoço com um mergulho na praia também é imperdível!
Lord Falcon ☎:+30 693 892 4858
Restaurante Tailandês muito bom, com terraço encantador, oferece buffet durante a semana, bem como à la carte. A cozinha é autêntica tailandesa, mas um pouco menos picante para agradar mais aos europeus. Uma grande oportunidade quando quiser variar da comida grega. Servem um pad Thai maravilhoso! É um restaurante pequeno, sugiro fazer reservas.
Uma tradicional taberna grega, lugar agradável para jantar, boa comida e uma vista maravilhosa para o porto de Fiskardo, a uma curta distância do agito.
Tassia, Fiskardo, Kefalonia ☎:+30 2674 041205 email: info@tassia.gr
Fundado em 1972, foi o primeiro restaurante a abrir na pequena aldeia de Fiskardo. Tassia é um restaurante familiar de frente para o porto, tem uma vista para a ilha Ithaca.
Tassia Dendrinou, também proprietária, é uma Chef nacionalmente e internacionalmente aclamada e publicou dois livros de receitas gregas.
Todos os pratos são caseiros com os ingredientes frescos, e comprados de produtores locais, sendo que a maioria dos legumes vêm do próprio jardim.
Votsalo Restaurant Emelisse, Emplisi Bay, Hotel Emelisse ☎:+30 2674 041200
O restaurante está localizado no Hotel Emelisse, com um agradável jardim, entre ciprestes nativos e com uma vista para o mar Jônico.
Promete uma experiência gastronômica epicurista, com cozinha saudável de alta qualidade, pratos imaginativos e estilo inovador.
Oferece uma variedade de pratos deliciosos durante o dia e mais sofisticados à noite, sempre preparados com os ingredientes frescos. As reservas são opcionais, mas recomendadas.
Curiosidade: Epicurismo é um sistema criado por um filósofo ateniense chamado Epicuro de Samos, no Século IV a. C. É o desejo para encontrar a felicidade, buscar a saúde da alma, lembrando que o sentido da vida é o prazer. Os seguidores do epicurismo são chamados epicuristas.
Elli’s Café-Restaurante, em frente ao porto, Fiskardo ☎:+30 2674 041127
Pequeno restaurante romântico com excelente localização na marina de Fiskardo. Possui mesas à beira-mar, e vista para a ilha Ithaca e o maravilhoso mar jônico. A atmosfera é relaxante e idílica.
O restaurante serve pratos tradicionais gregos, incluindo frutos do mar e carnes, preparados na hora, sempre com produtos frescos e locais. Está aberto todos os dias do meio-dia até as últimas horas.
Vasso`s, no porto de Fiskardo
Localizado no porto de Fiskardo, o restaurante Vasso`s tem sido por mais de duas décadas um dos melhores lugares para comer peixes frescos do mar Jônico.
Todos os pratos são feitos com ingredientes frescos e a supervisão pessoal de Vasso e seu marido. O ponto forte do restaurante é um bom serviço e uma grande variedade de vinhos locais.
Le Passage Café, Akti Panormou, Fiskardo 28085, ☎: +30 2674 041505
Um lounge com uma vista para o porto, um bar excelente, com coquetéis variados (mojito de maçã), um almoço ligeiro, café, sorvetes. Servem também café da manhã e os funcionários muito atenciosos e acolhedores.
Agia Effimia (Aghia Efimia)
É uma vila de pescadores pitoresca, localizada em um pequeno porto no nordeste da ilha. É uma região cercada por montanhas formando o vale de Pyllaros.
Tem uma localização central, ideal como base, para explorar a ilha de Kefalonia, 18Km de Argostoli, 30Km de Lixouri, 32Km de Fiskardo e 9Km de Sami.
A linda praia de Antisamos fica próxima (13Km).
Foi um dos centros de comércio mais importante da ilha, no entanto, toda a vila foi destruída no terremoto de 1953 e depois, reconstruída com ajuda dos franceses.
A atividade principal na aldeia é o turismo, com hotéis, pequenas tabernas e cafés. A baía de Agia Efimia tem águas cristalinas, ótimo para quem gosta de mergulhar.
Restaurantes
Mnistires Restaurant, localizado no Odyssey Boutique Hotel
Oferecem cozinha grega e mediterrânea. A premiada chef Natalia Gaspari utiliza ingredientes de melhor qualidade para produzir pratos maravilhosos!
Curiosidade: Mnistires significa ‘pretendentes. “Na Odisseia de Homero, o Rei Odisseu está lutando na Guerra de Tróia quando um bando de pretendentes indisciplinados – 108 deles – se mudam para seu palácio e começam a cortejar a rainha Penélope. Ela não aceita nada disso e permanece fiel ao seu rei – e eles se reencontram em seu retorno dez longos anos depois.
Paradise Beach Tavern, Agia Effimia 280 81, Grécia ☎:+30 2674 061392
Situado em uma localização idílica, em um penhasco com vistas deslumbrantes sobre a baía de Sami. Stavros Dendrinos fundou a Paradise Beach Taverna em 1982.
Seu filho Nikitas e sua nora Nikoletta assumiram a direção do restaurante, ao lado de uma equipe composta por membros da família e moradores locais.
A taberna ficou conhecida na Grécia e no exterior, durante as filmagens do Capitão Corelli Mandolin. A tripulação inteira, incluindo os atores Penelope Cruz, Nicolas Cage e John Hurt viajavam para Sami, todas as noites, para comer no Paradise Beach Taverna.
A comida é boa e a vista é fantástica, recomendo de entrada o Saganaki de queijo e um tradicional suflê de chocolate preparados na hora.
Taverna Pergola, Marinou Antipa, Kefalonia 280 81,
☎:+30 2674 061691
Uma tradicional taverna grega familiar, localizada em Agia Efimia, a poucos minutos a pé do porto da vila.
Ilias, o proprietário e Chef da Taverna Pergola, elabora pratos deliciosos da cozinha grega local e internacional. Antes de possuir sua própria Taverna em Agia Efimia com sua esposa, Ilias trabalhou nos navios de cruzeiro, como chef por muitos anos.
Suas especialidades são, o cordeiro assado no espeto, massas de frutos do mar, Yemista (tomates e pimentos recheados), kebab de porco ou frango com tzatziki e salada, bem como o menu original que inclui bifes grelhados, peixe, saladas e uma excelente variedade de entradas. Sugiro reservar uma mesa na varanda.
Restaurantes em Poulata, próximo de Agia Effimia
Taverna familiar Stou Thomas, na vila de Poulata em Kefalônia, nos arredores de Sami.
Neste restaurante oferecem-lhe pratos baseados na cozinha grega e mediterrânea. Stou Thoma permite que você experimente um cordeiro assado único, uma salada grega bem elaborada e um incrível souvlaki. Este lugar é famoso pelo seu extraordinário vinho da casa. E a preços muito razoáveis para o produto e serviço que oferecem.
Uma autêntica e pitoresca taberna grega, frequentada pelos moradores da região, onde se pode comer excelentes carnes grelhadas e assadas no espeto a preços razoáveis. Encontrará apenas a carne criada pela família. Tais como, cordeiros, cabras, porcos e bois. Oferecem também saladas gregas. O cardápio é relativamente simples, mas todos os ingredientes são locais e frescos. Preços muito razoáveis.
Sami
É uma bela cidade costeira localizada 24km a leste de Argostoli, a capital de Kefalonia. É o segundo maior porto de Kefalonia após Argostoli, com viagens diárias para Patra, Ithaca e Itália. A maioria dos habitantes estão envolvidos na agricultura e pesca.
A encantadora aldeia à beira-mar, possui ruas amplas e pavimentadas, edifícios venezianos, lojas e cafés com vista para o movimentado porto.
Uma série de restaurantes são encontrados nas proximidades, bem como hotéis para todos os gostos e orçamentos. No verão a orla é fechada à noite para o tráfego de automóvel, permitindo que os pedestres possam caminhar com segurança na beira-mar.
Abriga alguns dos monastérios mais interessantes da Kefalonia, como o Mosteiro de Agrilia, bem como uma série de sítios arqueológicos, incluindo a Acrópole de Sami, um aqueduto romano, pontes venezianas, belas cavernas (como Karavomylos e Dragati), alguns lagos subterrâneos deslumbrantes como o de Melissani e a praia Antisamos.
Durante o verão, o município de Sami organiza alguns eventos culturais, festas locais, concertos e performances teatrais.
Do porto há excursão diária de barcos as cidades e praias de Kefalonia e Ithaki que fica a poucos quilômetros de distância.
Atrações principais de Sami
Monastério Agrilia
Em 1722, dois pastores e sua empregada encontraram o ícone milagroso de Theotokos (Mãe de Deus).
Após esta descoberta, os três decidiram se tornar monges. Os monges Gabriel e Simon, junto com a freira Pelagia construíram o mosteiro no local, próximo a Sami, em direção a praia Antisamos.
St. Kosmas, o etoliano, deu sermões durante a sua passagem por Sami. Em homenagem, no Século XVIII, foi construída uma pequena igreja no pátio do mosteiro.
Em 15 de Agosto, comemora-se “Dormition of Theotokos”, quando se reúne um grande número de devotos da ilha. Uma segunda celebração acontece no dia 24 do mesmo mês, a festa de St. Kosmas, a Etoliana.
Caverna de Drogarati
A caverna de Drogorati é uma das cavernas mais bonita da Grécia. Está localizada área de Haliotatis, a 3 km de Sami e a uma altitude de 120 metros.
Especialistas dizem que esta caverna tem cerca de 150 milhões de anos e constitui um fenômeno geológico raro. Foi descoberta há 300 anos, quando um forte terremoto causou um colapso que revelou entrada da caverna.
O grande salão central tem dimensões superiores a 60m de comprimento, 40m de largura e 20 metros de altura. A Caverna é de 60 metros sob a superfície, tem uma temperatura de 18 graus e 90% de umidade.
Inicialmente, a caverna foi utilizada pela comunidade Chaliotatis, sob a supervisão da espeleóloga Sra. Petrochilou e a partir de 1963 a caverna foi aberta ao público.
Tem muitas estalactites, pendurados no teto e estalagmites a partir do solo. Criam novas formas na medida que as gotas de água caem e se solidificam. Um estalactite cresce cerca de um centímetro a cada cem anos. O grande salão da caverna, chamado “Hall of the Apotheosis”, devido à sua excelente acústica, são realizados concertos clássicos com intérpretes nacionais e internacionais, tem um espaço para 500 pessoas.
Drogarati Cave está aberta para visitação todos os dias, das 8 da manhã às 8 da noite durante o verão (maio a outubro). Nos meses de inverno pode não abrir. Tem estacionamento gratuito. Cuidado porque o chão é úmido e pode escorregar, evite chinelos.
Caverna Melissani ou Lagoa Melissani
É uma caverna a céu aberto, localizada a 2km de Sami. Foi descoberta em 1951, quando um terremoto desabou o teto. Situada a 120 metros acima do nível do mar, a uma profundidade de 95 metros, estas cavernas tem mais de 150 milhões de anos.
Possui dois grandes lagos. Sua água é salobra, uma mistura de água do mar com água doce, e é parte de um fenômeno hidrogeológico em que a água do mar é sugada na parte oeste da ilha, em Katavrothes, perto Argostoli, e expulsa na baía de Sami, criando um rio que corre subterraneamente, cruzando a ilha por baixo, em quase 17 Km. Isto foi descoberto por experimentos de rastreamento de corantes em 1959.
Quando o sol está bem no meio-dia, a luz do sol atingindo as águas azul-turquesa cria uma ilusão mágica e toda a Caverna de Melissani de repente se sente iluminada com luz azul. Este é o melhor momento para visitar esta caverna. A coloração da água muda de cor conforme a incidência da luz do sol que passa pela fenda da caverna.
Na entrada da caverna existe uma bilheteria que cobra 7 euros pelo ingresso, é possível fazer um passeio de barco pela lagoa. O passeio dura cerca de 10 minutos, é conduzido por um guia turístico que explica a história da formação do lago. É claro que o barqueiro deixa uma caixinha solicitando “tips”, ou seja, a gorjeta não é obrigatória. Os horários de funcionamento da atração são de acordo com a época do ano, tudo devido a incidência da luz do sol na abertura da lagoa que causa o efeito que destaca o lugar.
Nas escavações realizadas em 1951 e mais tarde em 1962, foram encontrados muitos artefatos datados do Século IV e III aC, que foram utilizados durante o pós – clássico e nos primeiros períodos helenísticos.
Curiosidade: Na antiguidade, a lagoa era um local de culto dedicado ao deus Pã e a ninfa Melissani. Lendas mencionam que a ninfa Melissani cometeu suicídio ao se jogar no lago porque Pã não correspondia ao seu amor.
Pã, na mitologia grega, é o deus dos bosques, dos campos, dos rebanhos e dos pastores. Vive em grutas e vaga pelos vales e pelas montanhas, caçando ou dançando com as ninfas. É representado com orelhas, chifres e pernas de bode, amante da música, traz sempre consigo uma flauta.
A lagoa possui uma ilhota onde o arqueólogo S. Marinatos descobriu um santuário de Pan. Os achados encontram-se no Museu Arqueológico de Argostoli e incluem uma figura de barro de Pan, um disco de argila que descreve as ninfas dançantes, uma placa de argila que descreve a procissão das ninfas e uma pequena placa com uma figura feminina. por isso essa caverna também é conhecida por “Cave of Nymphs” (caverna das ninfas).
Praias próximas a Sami
Antisamos
Praia belíssima! Está localizada à 27 km a leste de Argostoli, próxima ao porto de Sami, premiada com bandeira azul, é uma praia fascinante.
Antisamos distingue-se pela sua beleza natural que consiste em águas azul-turquesa e rodeada de colinas verdes com uma vegetação exuberante. No caminho para a praia, a vista já é deslumbrante.
Uma praia bem organizada com guarda-sóis, espreguiçadeiras e bares de praia. Tem uma pequena empresa que aluga caiaques e faz passeios de lancha, mas é provável que essa estrutura seja diferente fora do verão.
Antisamos ganhou reputação mundial do filme de Hollywood “O Capitão Corelli”, onde algumas das cenas foram filmadas na praia. É facilmente acessível a partir de uma estrada costeira em Sami e tem estacionamento.
Acron Beach Bar, Antisamos Beach ☎:+30 693 089 1579
Bar de praia em Antisamos Maravilhoso!!!! Possui uma boa infraestrutura, e ótimo serviço.
Charmoso, muito bem decorado, com almofadões e espreguiçadeiras na areia e no gramado, super confortável e com boa música. Ótimos drinks servidos nas espreguiçadeiras, a melhor caipiroska que bebi na Grécia. Cozinha mediterrânea com ingredientes frescos. Se consumir as espreguiçadeiras e guarda-sóis na praia são de graça. Amplo estacionamento gratuito.
Beach Bar Mojito, Antisamos Beach, Sami 280 80, ☎:+30 699 465 9449
Excelente bar de praia, localizado na famosa praia Antisamos, ótimo ambiente, música agradável e com espreguiçadeiras na praia.
Oferecem deliciosos coquetéis, famoso por seus mojitos que vem em seis formas diferentes. A cozinha é mediterrânea com ingredientes frescos. Se consumir as espreguiçadeiras e guarda-sóis na praia são de graça. O estacionamento é gratuito.
Poros
Poros é uma pequena cidade portuária, localizada ao norte de Skala. Poros tem três praias de seixos com águas azul-turquesa que são geralmente desertas, abrange 2 km de costa. É uma vila tranquila e encantadora cercada pelas aldeias de Tzanata, Asprogerakas, Kabitsata e Riza. O porto de Poros tem conexões diretas da balsa com o porto de Kyllini e Patras em Peloponeso. Há uma bela praça cheia de tabernas, restaurantes e lojas.
Skala
Situada no extremo sudeste da ilha de Kefalonia, era uma simples aldeia de pescadores e agricultores. Durante os últimos 20 anos, devido à sua posição incrível em frente ao mar e sua praia de areia maravilhosa, Skala transformou-se em uma aldeia turística .
É conhecida pela sua fantástica praia de 3 km de extensão (uma das maiores de Kefalonia) e com águas cristalinas. Toda a área oferece uma excelente vista da ilha de Zakynthos, do Peloponeso e do mar Jônico.
A cidade tem restaurantes, tabernas, bares, cafés, mini mercados e lojinhas de souvenirs, possui uma boa vida noturna.
Nas colinas atrás da nova cidade estão as ruínas da antiga vila, cerca de uma hora à pé. Vestígios da Idade da Pedra foram encontrados na caverna de Sakkos, quase no final da praia.
Ao longo da Estrada da praia para Poros, na área de Saint George, tem um templo do Século VII, dedicado ao deus Apollo, você encontrará as pedras da fundação e partes de três colunas dóricas.
A praia Skala fica lotada na temporada de verão, como é grande, se andar um pouco encontra locais mais tranquilos.
Na praia de Potamaki, tem uma área de conservação das tartarugas marinhas careta-caretta.
Praias em Skala
Skala
Skala é uma praia grande, com cerca de 3 km de extensão. Está localizada na extremidade sudeste de Kefalonia, cerca de 35 km de Argostoli e 12 km de Poros.
Uma bela praia, com águas cristalinas, vegetação que cresce quase até a praia. Algumas áreas da praia são organizadas com espreguiçadeiras e guarda-sóis, enquanto outras são mais isolada dando privacidade.
Foi premiada com a “Bandeira Azul” pela sua limpeza e organização. Na rua principal da vila, bem acima da praia há muitos restaurantes e cafés, mini-mercados e outras amenidades modernas.
Restaurantes em Skala
Socrates, Socratis Grouzis, Skala 281 00, ☎:+30 26710 83318
É uma taverna familiar, a comida é preparada pelos membros da família. O menu inclui principalmente pratos da cozinha tradicional grega. Os sabores caseiros são o ponto forte deste restaurante de acordo com muitos visitantes.
Sugiro o cordeiro Kleftico (cozido embrulhado no papel de pergaminho, para manter os sucos e sabores). Tem uma varandinha gostosa.
Old Times
Este encantador restaurante com uma vista sobre o mar Egeu, ao som suave das ondas. Oferecem pratos tradicionais gregos, como moussaka e porco souvlaki. Possui uma vasta seleção de vinhos. Os preços são razoáveis e o serviço é excelente.
Pikiona, praia de Skala ☎:+ 30 26710 83410
Restaurante na praia de Skala, com vista para o mar. Há uma piscina, cercada por mesas, durante o dia os turistas têm a oportunidade de relaxar na piscina.
O Pikiona serve pratos tradicionais da cozinha grega e deliciosas sobremesas. utilizam produtos locais. Pikiona oferece uma boa carta de vinhos para acompanhar a sua refeição.
Faz eventos especiais, como aniversários e cerimônias de casamentos.
Avra, Skala beach ☎:+30 26710 83563 Email Info@avrarestaurant.com
Está localizado na praia de Skala, em frente para o mar, com agumas mesas ao ar livre.
O menu é uma combinação de pratos tradicionais com sabores da Kefalonia, elaborados com ingredientes locais de qualidade.
A especialidade são os frutos do mar, comece com camarão Saganaki com queijo feta, salsa e ouzo ou a famosa torta de queijo AVRA. Tem uma boa carta de vinhos.
Segunda-feira à Sexta-feira: 08.30 – 12.30am e Sábado e Domingo: 08.30 – 12.30
Milos Beach Bar
Um bar de praia agradável, um ótimo lugar para relaxar e com boa comida. Aberto para o café da manhã e almoço.
Lourdas ou Lourdata
A tranquila vila de Lourdas está localizada a cerca de 16 Km da capital, Argostoli. Em uma encosta íngreme na costa sul de Kefalonia, Com vista para o mar.
É bastante popular pela sua bela praia bem organizada.
Lourdas tem uma praça central sombreada por árvores, rodeada por pequenas tavernas e bares com música. A floresta de pinheiros e ciprestes do Monte Ainos fazem um cenário encantador.
praia em Lourdas
Lourdas
A praia é cercada por uma paisagem verde com vegetação espessa e belas cachoeiras correndo pelas montanhas.
A combinação das águas cristalinas e cenário deslumbrante da montanha do Monte Aenos, atrai muitos turistas e habitantes.
O mar, em algumas partes, é bastante profundo, por isso muita atenção com as crianças.
Há espreguiçadeiras e guarda-sóis para alugar, instalações de esportes aquáticos, bares de praia e mini-mercados. Na área há muitas tabernas e restaurantes.
É facilmente acessível com ônibus públicos de Argostoli e outras aldeias.
Restaurante próximos de Lourdas
Lorraines Magic Hill Source, ☎:+30 26710 31605
Está localizado acima da praia de Lourdas, oferecendo uma vista magnífica para o mar e a ilha de Zakynthos.
Restaurante familiar, Inaugurado em 2000, pelo Peter que é também o chef e sua esposa, Lorenaque. Serve pratos tradicionais gregos e locais, com ingredientes frescos que saem da fazenda da própria família.
Há também menus para crianças e vegetarianos. Lorena freqüentemente organiza noites gregas com dança tradicional e música.
O restaurante está aberto das 5 horas da tarde e fecha à meia-noite.
Andrômeda
É um encantador restaurante grego localizado perto de Lourdas Bay, no lado sul de Kefalonia. Tem um terraço com mesas externas que oferece vistas para Baía de Lourdas e das montanhas.
A comida é excelente e é preparada com ingredientes frescos e com produtos cultivados no local.
Kostas, o chef e proprietário, gosta de conversar com os clientes, enquanto Teresa combina o seu encanto irlandês com um serviço descontraído e eficiente.
O restaurante também pode receber ocasiões especiais, como casamentos e aniversários. Algumas noites, há música grega e dança.
Olive Lounge, ☎:+30 26710 31070 Email: lianat7@gmail.com
Um dos melhores restaurantes em Kefalonia! Com vista para o mar Jônico, ilha de Zakynthos, e o Monte Enos ao fundo.
O restaurante tem lugares ao ar livre e na área coberta para noites mais frias.
O cardápio oferece cozinha grega e internacional, com pratos preparados diariamente com produtos locais frescos.
O serviço é excelente e os preços ligeiramente superior a média, mas acessível.
Sesto Koroni Hill Bar, Koroni Beach ☎:+30 697 722 5687
Localizado em uma encosta à cima da praia Koroni. É um lounge com uma vista fantástica para o mar e com música suave.
A comida caseira é excelente e tem ótimos drinks..
É um desses lugares que é uma visita obrigatória, mesmo que seja apenas para um drink pós praia, curtindo o por-do-sol. Procure uma mesa na sombra.
Ratzakli
Ratzakli é uma pequena aldeia tradicional entre a popular estância de Skala e a vila de pescadores de Katelios.
Perto de Ratzakli é a bela praia de Kaminia.
Praia de Ratzakli
Kaminia
É uma longa praia isolada, uma das mais belas do sul Kefalônia. A praia é visível a partir da estrada para Skala. Pouco antes da vila Ratzakli vira à direita. A praia é acessível de carro, mas para os pontos mais bonitos você tem que andar um pouco.
Keramies
A capital do município de Livathus é uma aldeia totalmente verde no sudoeste da Ilha Kefalonia.
Castelo de São Jorge e as antigas Tumbas de Mazarakata, são dois pontos turísticos principais em Keramies. Keramies está a uma altitude de 140 metros. Em uma curta distância também você pode encontrar praias de águas cristalinas.
A vila mantém toda a sua beleza antiga. As duas magníficas igrejas: Saint Vassilios e Saint Nicolas, suas casas, a encantadora praça e a tranquilidade de toda a aldeia surpreenderão mesmo as mais exigentes Visitantes.
Svoronata
Está na costa sudoeste de Kefalonia, situado entre os vales férteis e colinas da região de Livathos. A vila tem retido grande parte do seu charme do velho mundo, graças às ruas sinuosas e jardins coloridos.
Há 5 minutos, você vai encontrar 3 praias de areia – Ammes, Avithos e Ai Helis.
Praias próximas a Svoronata
Avithos
É uma praia muito bonita, de areia dourada com águas cristalinas e rodeada por vegetação. Localizada à 12 km a sudoeste de Argostoli, e muito perto da aldeia de Svoronata.
Não é à toa que é uma das praias de Kefalonia com a Blue Flag (bandeira azul). Avithos é uma praia com uma infra-estrutura muito boa, tem chuveiro, banheiro, guarda-sol, cadeiras, salva-vidas e até um pequeno estacionamento.
É uma praia com ondas, sendo adequada para a prática de surf.
Tem algumas tavernas próximas da praia, oferecendo deliciosas refeições da cozinha local.
Da praia, você vê uma pequena ilha, chamada Ilhota de Dias. Nessa ilha havia um antigo templo devotado a Zeus (Dia, em grego), que foi posteriormente substituído por uma capela da Igreja Ortodoxa. Todo ano há uma peregrinação de barcos até lá em homenagem à Santa Maria Diotissa.
Avithos Preview, um excelente e sofisticado bar/restaurante na praia de Avithos, com uma vista linda para o mar.
Ver em restaurantes em Svoronata.
Ai Helis
Está localizada na parte sudoeste de Kefalonia, a 12 km de sua capital Argostoli e perto da aldeia de Svoronata.
Praia de areia agradável, águas rasas e cristalinas, ideal para as crianças. É cercada em ambos os lados por rochas elevadas e uma exuberante vegetação.
Possui espreguiçadeiras e um bar, e atividades de desportos aquáticos. A praia oferece duas quadras de vôlei e é a preferida pelos fãs de vôlei de praia.
Há um bom estacionamento, à 10 minutos de caminhada da praia.
Ammes
É uma praia de águas cristalinas e areia macia. Localizada a 10 km a sudoeste de Argostoli, e muito perto da aldeia de Svoronata.
A praia oferece algumas instalações turísticas como espreguiçadeiras e guarda-sóis. Possui tavernas e cafés, próximos da praia. Apesar da sua proximidade com o aeroporto, a praia é tranquila.
Restaurantes em Svoronata
Avithos Preview, praia de Avithos Email: avithospreview@gmail.com ☎:+302671042135
Com vista para a bela Avithos Beach, Avithos Preview Restaurante oferece um pouco mais de sofisticação.
O proprietário Panos e sua mãe Angela criam receitas deliciosas da autêntica culinária de Kefalonian, feita com seu próprio azeite orgânico e vegetais cultivados em sua casa. Publicaram um livro de culinária com grandes receitas de Kefalonia.
Panos é um especialista em vinhos locais e não só sugere uma extensa carta de vinhos, mas também faz um excelente vinho branco, realmente vale a pena experimentar.
Um serviço excepcional e vista incrível para as águas azuis da praia Avithos.
Olive Grove, Svoronata, Σβορονάτα, Svoronata 280 83, Grécia ☎:+30 2671 042200
É uma adorável taverna muito popular entre os gregos e os moradores da ilha.
Localizada em Svoronata, à 1km de Keramies, não é muito fácil de encontrar, mas vale a pena o esforço. Tem um jardim lindo, com mesas ao ar livre.
Funcionários simpáticos, uma variedade de pratos gregos. É um dos poucos restaurantes que fica aberto o ano inteiro.