Kotor, cidade medieval com charme!
Foi construída atrás da montanha Lovcen, cercada por fiorde e na frente de uma das baías mais bela do mundo, baía de Kotor. Fortificada desde o Século XV, devido aos constantes ataques do Império Otomano. Sua arquitetura medieval, inúmeros monumentos, suas muralhas, permanecem bem preservadas, tendo merecido ser incluída na lista do Patrimônio da Humanidade da UNESCO.
A região de Kotor é famosa pelos seus fiordes, únicos no Mediterrâneo, conhecidos pela Baía de Cátaro.
História
Os arqueólogos confirmaram que entre o 7º e 4º séculos aC, os gregos, foram os primeiros colonos que chegaram na cidade, seguido por Illyrians e depois romanos, que governou a área por 650 anos. Kotor foi demolida pelos Visigodos no Século V dC, e mais tarde tornou-se parte do Império Bizantino em 476 dC, e permaneceu sob esse poder por mais de 400 anos.
Na Idade Média, este porto natural na costa do Adriático, em Montenegro foi um importante centro artístico e comercial com as suas próprias escolas famosas de alvenaria e iconografia.
De 1420 até 1797, os venezianos governaram Kotor. Essa relação se mostrou mutuamente benéfica porque os venezianos ofereceram proteção para Kotor, mas durante a invasão otomana, Kotor ofereceu proteção para os venezianos, com seus muros altos.
Kotor caiu em outro período de transição, de 1797 a 1814. A Áustria assumiu em 1797, seguida pela Rússia em 1806 e a França de 1808 a 1813, quando o domínio francês entrou em colapso.
No início do Século XX, Montenegro tornou-se parte da Iugoslávia e, em seguida, a Sérvia, mas finalmente ficou independente em 2006.
Um grande número de monumentos (incluindo quatro igrejas românicas e as muralhas da cidade) foram seriamente danificada pelo terremoto 1979, mas a cidade foi restaurada, em grande parte com a ajuda da UNESCO.
Visto
Para a maioria dos países da Europa, brasileiros não precisam de visto. No entanto, com o intuito de aumentar a segurança do território, os 26 países signatários do Tratado de Schengen passarão a exigir uma autorização eletrônica. O ETIAS (Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem) é definido como um visto não tradicional e a partir de 2021 todos os cidadãos provenientes de países já isentos de visto para viajar pela Europa – Brasil e outras 14 nações latino-americanas, precisarão providenciá-lo antes de sair de casa.
iVisa fornece a solução mais simples para o processamento do seu visto de viagem. Permite que os viajantes processem vistos de um computador, smartphone ou tablet.
Por favor, se não for inconveniente, tire o seu visto pelo meu link de afiliado iVisa. Você não paga nada a mais por isso, e eu recebo uma pequena comissão que me ajudará a manter o meu site no ar com informações de qualidade. Agradeço muito o seu apoio!
Como chegar
Avião
Aeroporto Tivat é 8 km de distância. Algumas das companhias aéreas operam de / para o Aeroporto Tivat: Montenegro Airlines (Belgrado, Copenhagen, Londres-Gatwick, Moscovo-Domodedovo, Paris-Charles de Gaulle, Pristina, Roma-Fiumicino, Skopje, St Petersburg), Rossiya (St Petersburg) e outras.
O aeroporto de Dubrovnik, na Croácia é de 73 km de distância de Kotor, e mantém vôos para muitos destinos europeus ao longo do ano, proporcionando uma boa alternativa para os aeroportos de Montenegro.
Carro
A fronteira entre a Croácia e Montenegro fica há uns 40 min de carro de Dubrovnik, é só mostrar os passaportes e apresentar uma carta verde para quem está de carro.
Esta carta se adquire na locadora, no momento que aluga o carro, parece que vende na fronteira também. Não me pediram a carta (eu também não tinha), só os passaportes. Melhor perguntar na locadora.
Se sair de Dubrovnik para passar um dia em Montenegro, e, na volta, estiver com pressa, pode pegar um ferry com o carro em Tivat, via Lepetane para Herceg Novi. Kamenari ferry, leva apenas 5min para a travessia, bom para cortar o caminho, veja na foto à baixo, a primeira é com o ferry (estrada A – B, ferry e mais estrada A-B). Um bilhete só de ida para um carro de passageiro custa 4,50 euros. Porém, se você não estiver com pressa e quiser explorar mais lugares, é sempre bom ir pela estrada, parando nas cidades.
Hotéis
Hotel Forza Mare, Kriva ulica bb Dobrota, 85330 Kotor, Montenegro
Localizado em uma praia privativa em Dobrota, nas margens da Baía de Kotor, a 3 km do centro da cidade.
Um lindo hotel boutique de 5 estrelas, possui apenas 10 quartos com uma decoração luxuosa. Alguns quartos possuem uma vista fantástica para o mar.
Tem estacionamento, não necessita reserva.
Palazzo Drusko Deluxe Rooms, Stari grad 484, Kotor Stari Grad, 85339 Kotor, Montenegro
Localizado no centro histórico de Kotor, em uma casa de pedra de 600 anos de idade que pertencia anteriormente à nobreza de Montenegro.
O Palazzo Drusko Deluxe Rooms possui apenas 6 quartos grandes, decorados com móveis de 150 anos de idade, paredes de pedras. Estacionamento gratuíto e público disponível em localização próxima (sem possibilidade de reserva).
Boutique Hotel Hippocampus, Stari Grad 489, Kotor Stari Grad, 85330 Kotor, Montenegro
Inaugurado em junho de 2012, o Boutique Hotel Hippocampus, de 4 estrelas, está localizado em um edifício do Século XVII, dentro do centro histórico de Kotor, área protegida pela UNESCO.
A propriedade possui apenas 9 quartos e dispõe de um restaurante com terraço com vista para as Muralhas de San Giovanni. Estacionamento público disponível em localização próxima (necessita de reserva), e custos adicionais podem ser aplicáveis.
Centro histórico
A entrada do Centro Histórico (Stari Grad) é feita a partir de Portão do Mar. Depois de cruzá-lo, em poucos segundos você se sentirá numa viagem no tempo, numa vila medieval com ruas de mármore.
O primeiro ponto a ser visto é a Trg oz Oružja (Praça de Armas). Entre lojinhas e restaurantes, quem se destaca é a bonita Torre do Relógio.
É preciso preparo físico para encarar os mais de 1.300 degraus numa subida íngreme até o ponto mais alto das Muralhas da Cidade (entrada €3), construídas entre os séculos IX e XVIII. A difícil subida leva mais de meia hora é compensada pela vista mais espetacular que a Baía de Kotor, digna de cartão-postal.
Explorar o centrinho medieval de Kotor, sem carros, se perder nos labirintos e ruelas charmosas, apreciar os prédios antigos, praças, palácios, fortificações, igrejas, visitar a Catedral de Saint Tryphon (Sveti Trifun), um dos símbolos mais conhecido da cidade e sentar para degustar uma bela taça de vinho e provar o famoso presunto cru montenegrino, é uma verdadeira volta ao passado.
Se tiver um bom preparo físico, suba os 1350 degraus das escadarias de pedras que vai até a Fortaleza de St. Giovanni, e terá uma vista deslumbrante da Baía de Kotor. No meio do caminho, degrau de número 520, localiza-se a Igrejinha Nossa Senhora da Saúde, também chamada de Nossa Senhora do Descanso, nome sugestivo, aproveita para descansar um pouco, a vista dali já é compensadora. De cima, nota-se claramente a forma triangular de Kotor, delimitada pelas montanhas, a baía, o Rio Skurda e a fonte de Gurdic.
Gastronomia
A culinária em Kotor é principalmente mediterrânea, com os chefes adicionando uma variedade de temperos para realçar o sabor e o aroma.
A refeição tradicional de Montenegro inclui presunto defumado, queijo, azeitonas e excelentes vinhos brancos e tintos.
Para provar as especialidades de Kotor, experimente a cremosa sopa típica de peixe e a frustula, é um biscoito doce crocante e seco na forma de cubo.
Restaurantes
Galion, Suranj bb, Kotor, Município de Kotor 85330, Montenegro tel +382 32 325 054
Konoba Barba, Dobrota 270, Kotor, Município de Kotor 85330, Montenegro tel +382 67 842 084
Localização é incrível, quase dentro d’água, fora da movimentada cidade de Kotor. É um restaurante simples, dizem que é o mais antigo da cidade.
Frutos do mar frescos, e o menu sempre variando. Excelente vinho macedonio. Os preços são acessíveis, como na maioria dos restaurantes em Kotor.
D.O.O. Max e Alex, Stari Grad 465
Bar de vinhos na cidade antiga, a 200 metros da entrada principal.
Kotor Wine Rooms, ao lado do D.O.O, é uma loja que organiza degustações de vinhos regionais.