Montenegro, um pequeno tesouro dos Bálcãs
Montenegro é um pequeno país, localizado em uma região montanhosa chamada Bálcãs, no Sudeste da Europa. Limita-se com a Bósnia-Herzegovina, Croácia, Sérvia e Albânia.
Uma paisagem tão diversificada em uma área tão restrita, difícil de encontrarem outro lugar do planeta. Possui parques nacionais, lagos, baías, rios, montanhas, fiordes e belas praias banhadas por águas cristalinas do Mar Adriático.
Além da beleza natural, Montenegro é um país que preserva a sua história, é uma viagem através do tempo, com vilarejos medievais, cidades fortificas, castelos, antigas igrejas e mosteiros.
Montenegro apresenta um número significativo de sítios incluídos na lista do Patrimônio Mundial da Unesco.
O sítio Região Natural, Cultural e Histórica de Kotor foi o primeiro local de Montenegro incluído na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO, em 1979. Desde a mais recente adesão à lista, o Montenegro totaliza 4 sítios classificados como Patrimônio da Humanidade, sendo 1 de classificação natural e os 3 demais de classificação cultural, tais como:
- Região Natural, Cultural e Histórica de Kotor, em 1979, cultural
- Parque Nacional Durmitor, em 1980, natural
- Cemitérios medievais de Stećci, em 2016 cultural
- Construções Venezianas Defensivas, em 2017, sítio cultural (transfronteiriço com Itália e Croácia).
Em julho de 2011 visitamos Montenegro pela primeira vez, nós estávamos hospedados em Dubrovnik, na Croácia. Resolvemos fazer uma day trip para conhecer algumas cidades, como: Herceg-Novi, Kotor, Budva e Sveti Stefan. De Dubrovnik na Croácia até Herceg-Novi em Montenegro, são apenas 59 Km (1h 20m). Na aduana, precisamos mostrar passaportes e, às vezes, também solicitam, o voucher do hotel que estamos hospedados. Muitos turistas optam por fazer essa viagem de ônibus, mas prefiro ter mais liberdade com o carro. Montenegro é um país ainda pouco visitado por brasileiros, gostamos muito e resolvemos voltar com mais calma.
12 anos após a primeira viagem, retornamos a Montenegro (10 dias) para explorar a sua deslumbrante costa adriática. No trajeto de Herceg-Novi até Ada Bojana (123 Km), conhecemos as charmosas cidades de Herceg Novi, Perast, Dobrota, Kotor, Budva, Sveti Stefan, Bar, Ulcinj, Ada Bojana, Rose, Luštica Bay e Tivat. Todas são próximas, em algumas fizemos um bate e volta e em Budva, Perast e Tivat ficamos hospedados. Poderíamos ter colocado Ulcinj como base também, mas o tempo foi curto. Kotor é lindo, e dá para conhecer bem em uma tarde.
Montenegro fazia parte da antiga Iugoslávia, assim como Croácia, Sérvia, Bósnia-Herzegovina, Macedônia e Eslovênia. Devido a uma série de conflitos e irregularidades políticas, em 1992 o território iugoslavo foi desintegrado. Montenegro se juntou à Sérvia e formou um único país, chamado de Sérvia e Montenegro. Este novo país, teve apenas três anos de existência, Montenegro ficou independente em Maio de 2006.
Apesar de não ser país membro da União Europeia, a moeda oficial de Montenegro é o euro. A adesão de Montenegro à União Europeia está em negociação desde 29 de Junho de 2012.
A economia baseia-se na produção de energia, na mineração e a indústria têxtil. Nos últimos anos, o turismo juntou-se a estes setores, que são os principais geradores de riqueza neste país.
Montenegro desenvolveu rapidamente, sentimos muita diferença em doze anos. Construíram novos empreendimentos, tais como: Porto Montenegro, Lustica Bay e Portonovi, onde concentra os megas iates, resorts luxuosos. Logo, Montenegro se tornará o principal destino de luxo na Europa Oriental.
História de Montenegro
Desde a Idade Média, a região dos Balcãs é palco de conflitos étnicos. Os turcos mulçumanos invadiram as terras, propagando a fé islâmica por toda a península.
No final do século XIX, o Império Áustro-Húngaro e o Império Otomano, dominavam a região balcânica da Europa.
O império Otomano, também conhecido como Império Turco, foi um dos impérios mais poderosos do mundo durante os séculos XV e XVI, com uma duração de mais de 600 anos. A sorte do Império Otomano começou a mudar no início de século XX. Vários erros de cálculo somados à instabilidade política e econômica de Istambul acabaram por desmoronar um império.
O primeiro destes erros foi a Primeira Guerra dos Balcãs (1912-1913), na qual enfrentou a Liga Balcânica (Bulgária, Grécia, Montenegro e Sérvia), que, apoiada pela Rússia, queria expulsar os otomanos de suas terras. Com poderio militar inferior, o Império Otomano perdeu a guerra e com ela todos os seus territórios na Europa, com exceção de Constantinopla e seus arredores.
A Primeira Guerra Mundial começou com o atentado de Sarajevo, em que o herdeiro da Áustria-Hungria Francisco Ferdinando, e sua esposa Sofia, foram assassinados por um militante sérvio. Montenegro, seu aliado, foi invadido e ocupado de janeiro de 1916 até outubro de 1918 pelas tropas austro-húngaras.
Após os conflitos, o país tinha poucas condições de se sustentar economicamente. Por outro lado, a Sérvia precisava de uma saída para o mar, o que Montenegro poderia proporcionar. Enquanto as tropas sérvias estavam em Montenegro e o rei ainda exilado na França, instalou-se a Assembleia Nacional de Montenegro que aprovou a unificação destes dois reinos. Assim, em Montenegro se tornou um território do Reino da Sérvia.
O Reino da Sérvia já unido com o Reino de Montenegro, juntou-se aos Eslovenos e Croatas, para formar o Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos. Assim, o nome foi mudado para Reino da Iugoslávia em 1929.
O novo reino foi assolado por rivalidades étnicas e lutas entre seus Estados membros. A Iugoslávia, desde 1929, era uma monarquia ditatorial comandada pelos sérvios, que controlava todas as outras etnias da região por meio de forte repressão.
A Invasão da Iugoslávia, também conhecido como Guerra de Abril, iniciou a partir da invasão nazista, realizada em 6 de abril de 1941, durante a Segunda Guerra Mundial. Essa invasão gerou uma total mudança da estrutura de poder na região. A Alemanha realizou a divisão territorial de parte da Iugoslávia e forneceu territórios iugoslavos para Itália, Bulgária e Hungria. Parte foi ocupada pela Alemanha, e outra parte considerável foi utilizada para a criação do Estado Independente da Croácia.
Esse “Estado fantoche”, criado pelos nazistas forneceu os territórios que correspondem à atual Croácia e Bósnia-Herzegovina a um partido croata de extrema-direita chamado Ustase. O Estado croata era considerado “fantoche” porque, apesar da aparente independência, os croatas foram obrigados a aceitar a presença das tropas nazistas na região. Além disso, muitos assuntos internos da Croácia sofriam a interferência alemã, como a nomeação de autoridades locais.
A política croata em seu recém-criado Estado era a de promover uma limpeza étnica no país contra as populações de origem sérvia. Estima-se que, em 1941, existiam cerca de 2,2 milhões de sérvios no Estado croata. A intenção era matar um terço da população sérvia, deportar um terço e converter o restante à força ao catolicismo (os sérvios eram cristãos ortodoxos). Para isso, os croatas criaram o campo de concentração de Jasenovac, que foi responsável pelo extermínio de cerca de 100 mil pessoas.
A presença nazista e o terror imposto pelo Ustaše causaram a formação de milícias contra as forças principais. Na resistência iugoslava, destacaram-se:
-
Chetniks: monarquistas e nacionalistas sérvios que lutavam pela formação da Grande Sérvia.
-
Partisans: iugoslavos de diversas nacionalidades e de orientação comunista que lutavam contra o nazismo e contra o fascismo Ustaše. Eram liderados por Josip Broz Tito.
Após os quatro anos de conflito na Iugoslávia, os partisans prevaleceram, e o saldo foi de cerca de 1,2 milhão de pessoas mortas. Os partisans contaram com o apoio inglês e soviético e, por isso, conseguiram derrotar tanto chetniks como os croatas e os nazistas.
Em 1945, a liderança da Iugoslávia governada pelos partisans foi entregue a Josip Broz Tito. Inicialmente, um fiel aliado Soviético, logo depois, a Iugoslávia rompeu com a Rússia.
Tito instaurou o socialismo, o “titoísmo” ficou conhecido por ser uma forma muito mais “branda” de regime socialista, combinando a economia estatizada com diversas liberdades civis. Embora originalmente o termo tenha sido inventado pelos stalinistas no final dos anos 1940, como sinônimo de socialismo pervertido, os próprios titoístas acabaram por adotá-lo, com certo orgulho, para designar o tipo de socialismo “leve” implantado na Iugoslávia.
Tito passou a desde então a gozar de um enorme respeito que transcendia as questões étnicas, sem dúvida era o único líder político da antiga Iugoslávia que tinha o apoio popular das diversas etnias.
Quando Tito morreu, em 1980, entrou em prática a constituição de Tito de 1974, que estabeleceu um sistema de presidências de um ano de duração. Para que houvesse uma rotatividade, e, desse modo, nenhuma das etnias se sentisse excluída do poder central. Era impossível adotar o sistema da eleição direta para a chefia do executivo porque, se assim fosse feito, sempre seria eleito um sérvio, uma vez que eles eram a maioria entre as etnias que compunham a Iugoslávia. Estes curtos mandatos eram muito ineficazes, nenhum dos presidentes escolhidos pelo parlamento da federação tinha a estatura de Tito, nem estava respaldado pelo voto majoritário da população, o que foi um ponto decisivo para o fracasso desse sistema.
A unificação da Alemanha (formalizada em 1990) marcou o início de desagregação do bloco de países comunistas que existiam na Europa e que viviam sob a influência da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
A Croácia e, sobretudo, a Eslovênia eram as republicas mais ricas da Iugoslávia. Os eslovenos e os croatas não queriam mais ficar subordinados a uma república onde os sérvios, que eles sempre consideram culturalmente inferiores a eles, fossem maioria. Ao mesmo tempo, sua organização econômica e social sempre esteve muito mais próxima do capitalismo que o sistema vigente nas demais unidades da federação. Esse cenário fortaleceu os movimentos separatistas das repúblicas da Iugoslávia.
Em 25 de Junho de 1991, Eslovênia e Croácia foram as primeiras nações a declararem independência, e assim, se iniciou a desintegração da Iugoslávia. Como reação, tropas do Exército Federal, composto por soldados da Sérvia e de Montenegro, invadiram as repúblicas da Eslovênia e da Croácia, onde se encontram minorias de origem sérvia. Na Eslovênia, a guerra durou pouco tempo (ficou conhecida como Guerra dos Dez Dias), mas na Croácia a situação foi bem mais complicada, pois a população sérvia da Croácia não aceitou a independência da região. Ao mesmo tempo, croatas que habitavam a Bósnia-Herzegovina se lançaram na guerra do lado da Croácia. Ocorreu uma sangrenta guerra civil, da qual a Macedônia aproveitou-se para também proclamar sua independência. Em 1992, sempre por meio de combates e verdadeiros massacres, a Bósnia-Herzegovina tornou-se independente também.
Com a fragmentação do território iugoslavo e consequente independência das suas nações, em 04 de Fevereiro de 2003, Montenegro se juntou à Sérvia e formou um único país, sendo denominado Sérvia e Montenegro. Foi um Estado confederado de curta duração, com aproximadamente três anos de existência.
A independência de Montenegro se deu no dia 3 de junho de 2006, quando em maio de 2006, 86% dos cerca de 700 mil habitantes de Montenegro foram às urnas, para, num plebiscito democrático, decidir se o país continuava unido à Sérvia ou se tornava independente. A independência saiu vitoriosa com 55,5% dos votos. Logo em seguida, no dia 5 de junho de 2006, foi a vez de a Sérvia fazer o mesmo, declarando a sua independência.
Assim originam-se os estados independentes da Sérvia, que tem Belgrado como capital, e Montenegro, que tem Podgorica como capital. Com isso, Montenegro se tornou o mais novo país do mundo.
Já no que diz respeito a Montenegro, o novo país foi rapidamente aceito pela ONU como membro e também ganhou o respaldo e o reconhecimento das principais instituições internacionais, além de também ter conquistado o reconhecimento de outros países ao redor do mundo.
Fontes:
https://www.colegioweb.com.br/
https://pt.frwiki.wiki/wiki/Histoire_du_Monténégro
https://www.bbc.com/portuguese/geral
https://pt.wikipedia.org/wiki/Josip_Broz_Tito
https://brasilescola.uol.com.br/historiag/a-iugoslavia.htm
https://www.infoescola.com/europa/servia-e-montenegro/
https://www.portalsaofrancisco.com.br/turismo/montenegro
Quando ir para Montenegro
A melhor época para visitar Montenegro depende das suas prioridades, se você prefere curtir as praias, o período mais adequado é de Maio a Setembro, durante a primavera ou verão europeu. No verão, faz calor e os dias são mais longos, porém, Julho e Agosto, devem ser evitados, são os meses de férias escolares dos europeus, as acomodações ficam mais escassas e caras e as praias lotadas. Sendo assim, sugiro ir em Maio, Junho ou Setembro.
Se você tem como objetivo curtir o inverno e praticar esportes de neve, a época ideal é entre Novembro e Fevereiro, é a baixa temporada. Nesse período, a temperatura varia entre 0ºC e 10ºC. Algumas acomodações e restaurantes do litoral fecham as portas, enquanto em algumas cidades de Montenegro, nevam e as estações de ski abrem.
Como chegar em Montenegro
Tem dois aeroportos em Montenegro, o maior é o aeroporto Podgorica (TGD), localizado próximo da capital do país e 1h de carro de Budva.
O outro, é o aeroporto de Tivat (TIV), embora este aeroporto também tem voos internacionais, ele é menor e não tem a mesma oferta que o Aeroporto de Podgorica. A vantagem é que ele fica muito próximo das principais atrações, a 8 km de Kotor e 21 km de Budva.
Não há voos diretos a partir do Brasil, por isso é necessário fazer conexão em alguma cidade da Europa. Chegamos via Paris pela Air France, no aeroporto de Tivat. Escolhemos este aeroporto porque é perto de Budva, nosso primeiro destino e está localizado em Tivat, nosso último destino. Pegamos o carro, alugado antecipadamente ainda no Brasil, no próprio aeroporto.
Muitos chegam em Montenegro pelo aeroporto de Dubrovnik, tem mais conexões e a possibilidade de conhecer esta linda cidade na Croácia, são apenas 72 Km de Budva (1h 50min de carro).
Quem chega em Dubrovnik e vai para Montenegro de carro ou de ônibus precisa atravessar a fronteira, para entrar em Montenegro. Nas fronteiras, é necessário ter o passaporte carimbado para que a saída/entrada seja liberada, costuma ter fila e pode ser demorado.
Como se locomover
Carro
Sugiro alugar um carro, isso permite que tenham mais flexibilidade para fazer “bate e volta”, conhecendo outras cidades. Recomendo dirigir com bastante atenção, principalmente nas estradas cênicas de Montenegro, que são bem estreitas e sinuosas, alguns trechos sem barreiras de proteção. Além disso, de uma forma geral, os motoristas locais não são muito prudentes. Então, para evitar acidentes, não fique dirigindo apreciando o visual e tirando fotos.
A princípio, a Permissão Internacional para Dirigir PID não é necessária para quem for fazer uma viagem a Europa. No entanto, se envolver em acidente, os policiais poderão exigir o documento.
Para dirigir em Montenegro é necessário comprar o Vignette, um adesivo que é colocado no para-brisa do carro como confirmação do pagamento de uma taxa (pedágio). Quando alugamos o carro em Montenegro, ja veio com o Vignette. Mas fomos informado que e em qualquer posto de gasolina é possível comprá-lo.
Montenegro é cortado pela Rodovia Adriática (Adriatic Highway), uma estrada panorâmica que percorre a costa leste do Mar Adriático, passando por três países: Croácia, Bósnia e Herzegovina e Montenegro. Tem 650 km (403 milhas) de comprimento, indo de Rijeka, uma cidade portuária croata na Baía de Kvarner, no norte do Mar Adriático, até a fronteira montenegrina em Karasovići.
Se a intenção for cruzar fronteiras, é necessário ter a Carta Verde, um seguro temporário contra terceiros que te permitirá cruzar fronteiras entre os países.
Táxi
Se não se sentir à vontade para dirigir, pode utilizar táxi. O táxi é um meio de transporte confortável, como as distâncias entre os pontos turísticos, e até mesmo as cidades são curtas, usar táxi é uma boa opção.
O mercado de táxis é aqui representado por dois segmentos: O primeiro são grandes táxis, podem ser chamados por telefone para uma viagem ou alugar um carro com motorista o dia todo. O segundo, são os motoristas privados que podem trabalhar de forma independente ou por meio de central especializada. O custo da viagem neste tipo de táxi é menor, mas os viajantes são aconselhados a contatar pessoas físicas diretamente do hotel onde está hospedado.
Ônibus
A opção mais econômica para se deslocar entre as cidades, são os ônibus intermunicipais, que partem com boa frequência de terminais das cidades turísticas.
Os ônibus Premium ou VIP são normalmente mais rápidos, fazem poucas paradas no trajeto, de 10-30 minutos para permitir que os passageiros usem banheiros e comprem algo para come
Cidades visitadas em Montenegro
Montenegro é um país muito pequeno, sendo possível ficar hospedado em uma cidade que servirá como base para conhecer as outras. Em 10 dias, nós ficamos hospedados nas seguintes cidades: Budva (5 dias) conhecendo Petrovac, Sveti Stefan, Pržno, Ulcinj, Stari Bar e o almoço maravilhoso em Ada Bojana; Perast (2 dias) conhecendo também Herceg Novi e Portonovi; e em Tivat (3 dias), por ser um local muito charmoso e muito perto do aeroporto (da volta), conhecendo as cidades de Kotor, Rose e Luštica Bay.
As cidades Rose, Portonovi e Lustica Bay, tem hotéis fantásticos, mas achei mais isoladas, dificultando um pouco o bate e volta entre as cidades.
Budva, em Montenegro
É a cidade mais turística de Montenegro, tem uma costa extensa, 20 km de belas praias, e as noites mais badaladas do país. A rua principal é repleta de cafés, restaurantes, boates e clubes. Para circular a vontade é bom estar de carro, mas na alta temporada é difícil encontrar uma vaga nos estacionamentos. Tem uma localização perfeita para fazer de base para conhecer outras cidades em Montenegro.
Hotéis em Budva
Hotel Vissa D’Arte, Mediteranska 10, Budva, Budva 85310 MontenegroPhone: +38233692525, +38233692526 Email: info@hotelvissidarte.
Hospedamos neste maravilhoso hotel, foi uma experiência que superou todas as nossas expectativas, um dos melhores hotéis que já ficamos!
Está muito bem localizado, no centro de Budva, em frente a praia e marina e pertinho da cidade velha.
Apesar de Budva não ser a cidade mais charmosa de Montenegro, está sempre muito cheia de turistas, este hotel é ideal para fazer de base, para conhecer as cidades próximas e a linda cidade antiga de Budva.
É um hotel de design, os quartos são muito confortáveis e bem decorados. A suíte que ficamos, tinha um varandão com vistas lateral para o mar (foto abaixo). O hotel tem estacionamento subterrâneo gratuito, isso é importante em Budva se você estiver de carro, é muito difícil de encontrar uma vaga na cidade.
O café da manhã merece uma menção especial, é maravilhoso! É servido diretamente no seu quarto, você pode solicitá-lo à noite através de um formulário especial.
Este pequeno hotel de luxo oferece uma experiência personalizada aos hóspedes. À noite, tem sempre uma surpresa deliciosa te esperando, como a garrafa de vinho, um prato de frutas, ou canapés e docinhos.
Os funcionários são simpáticos e prestativos, mas, o que realmente fez a nossa experiência especial, foi o Jovan Jovović. Muito educado, sempre com um sorriso e adivinhando os nossos desejos. No final, na hora de ir embora, você sente que ganhou um amigo. É um hotel caro para os padrões brasileiros, mas vale cada centavo.
Fontana Hotel & Gastronomy, 23 Slovenska Obala, Budva 85310, +382 67 698 510 Email: reception@hotelfontana.me
Fontana Hotel é também, uma ótima escolha para a sua estadia em Budva, um bom custo benefício. Oferece aos hóspedes um ambiente agradável em uma localização excepcional próximo da cidade antiga de Budva. A cidade velha fica a uma curta caminhada.
Este charmoso hotel foi construído em 2019, e localizado a apenas 10 metros da beira-mar, se você não optar pela praia em frente ao hotel, costuma ficar lotada, existem outras praias ao longo da Riviera de Budva.
Os quartos são modernos, bem decorados, muito espaçosos, com sala de estar e alguns com vista para o mar. O café da manhã é bem variado e servido em um excelente buffet. O hotel oferece estacionamento no subsolo, gratuito.
A equipe do hotel é muito acolhedora e educada, o proprietário, muito atencioso, recebe os hóspedes na recepção.
O restaurante do hotel também é altamente recomendado, está localizado no térreo do hotel, com um lindo terraço. Tem música ao vivo com saxofone a partir das 20h. Muito bom, talvez um dos melhores de Budva.
Com uma localização privilegiada, tem um excelente custo, um valor bem razoável em comparação com outros hotéis da região. Quando estivemos em Budva, fiz questão de fazer uma visita ao hotel, até pensando em indicação no meu blog, e, constatei que o hotel é maravilhoso, super confortável, moderno e vale muito a pena ficar hospedado no Fontana Hotel.
Hotel pequeno e charmoso, muito bem localizado, apenas 200 metros do centro histórico de Budva. O calçadão, restaurantes e lojas estão todos a uma curta distância, assim como a praia.
O hotel tem quartos muito confortáveis, lindamente decorados, novos, alguns com varandas e vistas incríveis para o mar e cidade antiga de Budva.O hotel oferece restaurante a la carte no local.
A equipe é extremamente atenciosa sempre pronta para tornar a sua estadia confortável.
Não há estacionamento disponível no hotel, há um estacionamento perto com custo extra, porém, é muito difícil de encontrar vagas nas altas temporadas. Apenas por este motivo não me hospedei neste lindo hotel, fui com carro alugado. O serviço de transfer (aeroporto) está disponível por um custo extra e mediante pedido.
O Hotel Majestic recebeu em 2017 o prêmio “Wild Beauty Award”, na categoria de melhor hotel pequeno em Montenegro.
Dukley Hotel & Resort, Jadranski put bb, Zavala Peninsula, Budva 85310 +382 69 170 001 Email: welcome@dukley.com
Localizado na Península de Zavala, em Budva, em meio a jardins exuberantes e olivais, o elegante Dukley Hotel & Resort, de 5 estrelas, oferece uma vista deslumbrante do Mar Adriático. A localização do hotel é perfeita para relaxar longe do agito da cidade de Budva.
Dukley oferece uma seleção diversificada de acomodações, incluindo quartos duplos/twin e residências de um a quatro quartos, bem como coberturas luxuosas.
O resort conta com muitos atrativos: 3 praias privativas, piscina, kids club, exposições e oficinas de arte, aulas de yoga, spa e 4 opções de restaurantes. Entre eles está o Dukley Seafront Restaurant, com cozinha internacional e mediterrânea que oferece uma boa experiência gastronômica.
O complexo está situado na colina, por isso sua constante inclinação e escadas. No entanto, para se deslocar pela área com facilidade, os hóspedes têm carrinhos de golfe à sua disposição. Está disponível estacionamento gratuito no local e um serviço de transporte de barco para o centro histórico de Budva.
Atrações em Budva
Centro Histórico
O centro histórico de Budva (Stari Grad) é lindo, muito bem conservado, uma das cidades muradas mais antiga do Mar Adriático, datando de mais de 2500 anos!
No centro Histórico não entra carros, é preciso encontrar uma vaga em estacionamentos próximos, quase sempre lotados, mais um motivo para se hospedar próximo.
O ideal é passear sem rumo, se perder nas ruelas da cidade murada e ir descobrindo os restaurantes, os bares, os cafés e lojinhas charmosas. Além disso, é possível encontrar igrejas ortodoxas históricas, como a Sveti Ivan e a Igreja de Santa Maria de Punta, e alguns museus.
Dois grandes terremotos, um em 1667 e outro em 1979, destruíram a cidade, mas os montenegrinos a reconstruíram.
Tombada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade devido ao seu valor cultural e histórico, está caindo na graça de turistas que buscam destinos ainda não muito conhecidos.
Cidadela – Fortaleza de Santa Mariana
A Cidadela é a atração mais visitada da cidade antiga de Budva. Além de ser um dos melhores lugares para ter uma vista panorâmica sobre o mar adriático e a cidade velha.
Foi construída para proteger a cidade. Atualmente, a Cidadela não tem mais essa função protetora e funciona principalmente como atração turística.
Na parede da Citadela, tem uma escultura de dois peixes entrelaçados, é devido a uma lenda local. Segundo a lenda, dois amantes que viviam em Budva foram proibidos de se casar pelas famílias e acabaram se jogando no mar e virando peixe, e a escultura é em homenagem a eles.
E, se você faz um pedido enquanto toca a mão na escultura dos peixes, o pedido se realiza.
A entrada na Citadela é paga e custa € 2,00, com acesso à livraria, um museu e o terraço onde você tem a vista panorâmica da cidade e do Mar Adriático.
Muralha de Budva
Caminhe pela muralha de Budva e você terá uma das melhores vista da cidade, não faz uma volta completa na cidade, em algum momento você vai precisar voltar. O ingresso custa € 3,00 e você pode subir na muralha em dois pontos diferentes: próximo da Citadela ou pela entrada principal chamada “Old Town Main Entrance”.
Igrejas do Centro Histórico
Igreja de São Ivan – essa é uma igreja católica, uma das maiores de Budva. Em frente a ela fica o Palácio do Bispo.
Igreja “Sveti Trojica” – essa é uma igreja ortodoxa que fica perto da Citadela. Se você encontrar essa igreja aberta, eu recomendo tirar uns minutos para entrar porque não é comum que ela esteja com as portas abertas para visitas.
Santa Maria – o prédio mais antigo de Budva, construído em 840 d.c.
Bailarina de Budva
Localizada logo do lado de fora da muralha, a estátua da Bailarina de Budva é uma das principais atrações e símbolos da cidade. Você vai precisar de apenas 10 min caminhando para ir do centro antigo até a estátua. Essa história virou um símbolo local de amor e fidelidade. A escultura de bronze foi em homenagem à Bailarina de Budva foi feita por um artista sérvio chamado Gradimir Aleksić.
De acordo com a lenda local, uma bailarina e um marinheiro que viviam em Budva estavam completamente apaixonados. Toda vez que o marinheiro saía para o mar, a bailarina esperava por ele na orla, dançando e esperando o momento em que o navio do seu amado fosse aparecer no horizonte.
Até que um dia, o marinheiro saiu para o mar e não voltou. A bailarina, sempre esperançosa e fiel, continuou indo para o mesmo local para dançar e esperar que ele chegasse, o que nunca aconteceu. Em pouco tempo, a dançarina não aguentou ficar sem o seu amor e faleceu.
Praias em Budva
Jaz Beach
Em Seoca, é uma das melhores praias de Montenegro e uma das mais longas do país.
É uma praia muito cheia, mas o lado esquerdo (estando de frente para o mar), fica bem mais tranquila e gostosa. Tem muitas atividades na praia, desde o parque aquático inflável no mar e uma variedade de esportes aquáticos e até festivais de música de verão. Precisa levar os sapatinhos, praia de pedras.
Há espreguiçadeiras com guarda-sóis, além de bares e restaurantes ao longo da areia. Mas gostamos do Madeira Jaz Budva, ambiente calmo, boa música e menos espreguiçadeiras (lado esquerdo da praia).
Mogren beach
Localizada a 7min a pé do centro histórico, para chegar até a praia os visitantes precisam passar por um caminho panorâmico costeando a pedra e pela estátua de bronze do escultor Gradimir Aleksich de uma bailarina.
Ao chegar no local, irá se deparar com uma praia de águas bem claras, na cor azul turquesa, mar cristalino, areia escura e uma paisagem exuberante!
A temperatura da água também é muito convidativa, com águas bem calmas, e um mar muito limpo, perfeito para passar um dia tomando sol. Há também parque aquático, além de um bar de praia e espreguiçadeiras.
Praia Eslovena (Slovenska Plaža)
É a maior praia urbana de Budva, com acesso fácil, por isto fica muito lotada em alta temporada. Tem muitos bares, restaurantes, cafés e Bech clubes animados, oferecem cadeiras e ombrelones por 10 a 20 Euros. Praia de seixos, mas não achei limpa, muitos cigarros jogado no chão. Não recomendo esta praia, mas se for, tenta chegar bem cedo.
Praia de Bečići e Rafailovići beach
A praia Bečići tem uma localização geográfica privilegiada, numa baia entre montanhas. Água cristalina e limpa. Possui uma boa infraestrutura, contudo, há que lamentar quantidade absurda de espreguiçadeiras e guarda sóis pertencentes aos hotéis espalhados pela praia.
As praias de Bečići e Rafailovići são uma ótima opção perto de Budva, praias perfeitas para famílias, pois tem partes mais tranquilas e o mar mais calmo.
O calçadão abriga vários hotéis, bares, restaurantes, pizzarias e lojinhas de produtos de praia.
Praia Kamenovo
A Praia de Kamenovo (Kamenovo Plaža) é uma verdadeira pérola da costa montenegrina. Situada entre as cidades de Sveti Stefan e Budva, na Riviera de Budva, numa pequena baía natural, longe da agitação da cidade.
O nome “Kamenovo” é derivado da palavra sérvia “kamen”, que significa pedra, e refere-se aos pequenos seixos encontrados na praia. A Praia de Kamenovo é conhecida por sua mistura de pequenos seixos e areia. Possui águas quentes azul-turquesa uma exuberante vegetação, o que dá aos visitantes a oportunidade de se deslocarem rapidamente da praia para a sombra.
Uma pequena área da praia é destinada ao aluguel de espreguiçadeiras, enquanto outras comodidades incluem redes de vôlei, chuveiros de água doce, vestiários e um modesto parque infantil. Oferece aos visitantes esportes aquáticos, como jet ski, e stand up paddle.
Existem também vários bares de praia e restaurantes que servem bebidas e refeições, alguns dos quais com DJ ao vivo tocando à tarde. Entre eles o “Kamenovo Restaurant & Beach Bar” que é o local ideal para quem gosta de boa cozinha, cocktails exóticos e programa musical de qualidade.
Desde 2016 a praia foi assinalada com “Bandeira Azul”, reconhecimento atribuído pela qualidade das suas águas e instalações. Em 2019 a praia foi oficialmente proclamada a melhor praia de Montenegro.
O estacionamento gratuito, juntamente com as suas comodidades e proximidade com Budva significa que Kamenovo fica lotada nos dias mais quentes do verão.
Restaurantes em Budva
Konoba Portun, 5 Stjepana Mitrova Ljubiše, Budva, Montenegro
Uma pequena joia escondida sob um arco na cidade histórica de Budva. Um dos melhores restaurante de frutos do mar que visitamos durante nossa estadia em Budva. Restaurante pequeno e acolhedor, 3 mesas do lado de fora, aproximadamente o mesmo número no interior.
Os proprietários Cecilia e Mikko nos acolhem como família, conversar com eles e compartilhar histórias torna a sua experiência tão especial quanto a comida.
O cardápio é pequeno, comida deliciosa e boas porções. Se quiser comer lagosta, precisa fazer o pedido com um dia de antecedência.
Devido ao seu tamanho minúsculo, recomendo fortemente garantir uma reserva com antecedência! Eles só aceitam dinheiro
Kafana Rivijera, Trg Palmi Stari grad, centro de Budva, Montenegro tel+382 68 665 875
Um agradável restaurante com ambiente aconchegante e acolhedor no centro histórico de Budva. Servem uma boa comida local com porções generosas e têm uma boa seleção de vinhos. A equipe é extremamente simpática. Sugiro reservar uma mesa no terraço coberto
Forsage Gastro Lounge, 29 Novembra 24, Budva, Montenegro +382 67 001 008
Localizado em uma rua principal de Budva, com estacionamento próprio. Excelente restaurante, experiência culinária maravilhosa, que superou todas as expectativas.
Bem decorado, ambiente agradável e o serviço impecável merece reconhecimento especial. Não admira que seja o número 1 no TripAdvisor! Recomendo fazer reservas.
Casper Bar & Coffee Roastery, 11 Petra I Petrovića, centro de Budva, pertinho do Museu tel +382 33 402 290.
É um bar muito agradável, localizado no centro histórico de Budva, com mesas externas sob a sombra das árvores, tudo muito charmoso. Casper é um dos lugares mais badalados da cidade velha de Budva. O serviço é muito bom, mas o destaque são os coquetéis e petiscos maravilhosos!
Sem dúvida um dos melhores restaurantes de Budva. O acolhimento é discreto e profissional, o serviço é eficiente e digno de um restaurante estrelado.
Restaurant & Beach Bar Azzurro, Becici bb Hotel Mediteran, Budva, Montenegro tel+382 33 689 383
Um agradável restaurante a beira mar, localizado no Hotel Mediteran. Local tranquilo com espaço para comer dentro ou próximo do mar. Comida saborosa e menu variado. Funcionários atenciosos.
Kamenovo Restaurant & Beach Bar, na praia Kamenovo tel+ 382 68 800 808
Restaurante/Bar na praia Kamenovo, em uma espreguiçadeira, delicie-se com um cocktail de verão, relaxando com boa música e desfrute da vista do mar.
O Beach bar oferece uma comida típica da gastronomia montenegrina, de alta qualidade a preços razoáveis.
Integrado no bar Kamenovo Beach, existe também um restaurante onde os visitantes podem deliciar-se com pratos grelhados, massas, especialidades de peixe, sanduíches quentes e saladas ligeiras de verão, podendo também refrescar-se com alguns dos deliciosos cocktails ou tradicionais bebidas alcoólicas.
Os pratos tradicionais montenegrinos que você deve experimentar são: O Cicvara, preparado a partir da mistura de queijo de vaca jovem (kajmak) e farinha de milho amarela ou branca, é servido coberto com mel. Cicvara costuma ser servido com presunto fatiado e pão e batatas como acompanhamento. O caldo é uma espécie de sopa grossa preparada com vários tipos de carnes e vegetais, e em Montenegro é servida com macarrão ou batata. A sopa de urtiga é um daqueles pratos imperdíveis. De todos os tipos de carne dos restaurantes de Budva, o cordeiro é certamente a mais comum. O cordeiro sob o sach é muito valorizado pela forma como é preparado.
Das especialidades mediterrânicas, os pratos mais comuns são os mariscos cozinhados em azeite, o peixe grelhado, a brodete de garoupa, a moreia, o choco, a lula, a salada de polvo, o atum, as amêijoas, o camarão e até carpas e trutas defumadas. .
Restaurant Porat, Becicka Plaza 54, Rafailovići, Montenegro
Foi inaugurado em 1980 com o nome de Pansion “Plaža”, e em 1995 foi renovado e mudou o seu nome para Restaurante Porat. Porat é o nome local de um cais, onde está localizado o restaurante em Rafailovići, com uma vista linda para o mar e pôr do sol.
No restaurante você pode sentir a verdadeira atmosfera mediterrânea. A comida saborosa, baseada nos produtos locais, peixes frescos pescados diariamente.
Lugar agradável com preços razoáveis. É aconselhável reservar mesa para a noite, quando fica mais lotado. Durante a nossa visita houve música de piano maravilhosa!
Pržno, 4,6 Km de Budva
Mais recentemente, Pržno, era uma simples e pitoresca vila de pescadores e não perdeu quase nada da sua autenticidade. Hoje suas casas foram reconstruídas e a vila abriga turistas do mundo todo. A população não passa de 900 pessoas, quase todos trabalham em hotéis e restaurantes locais.
Segundo os historiadores, os primeiros assentamentos fenícios apareceram aqui no século V aC. Mais tarde, Pržno foi governado por gregos e romanos, venezianos e austríacos (até 2006, quando Montenegro se tornou independente). No século XIX, Pržno tornou-se uma área turística, quando a família real Iugoslava estabeleceu a sua residência de férias.
Um caminho sinuoso na montanha leva os turistas de Pržno a dois mosteiros que datam do século XI, que ainda estão ativos hoje. Os monges que ali residem estão ansiosos para compartilhar a história do local e de Montenegro.
Pržno é um lugar repleto de mirantes e vistas panorâmicas de tirar o fôlego, frequentemente apresentados com destaque em folhetos de agências de viagens.
Pržno abriga bons restaurantes, onde você pode saborear os frutos do mar mais frescos e com vistas para o mar. Visitamos Pržo, após curtir a praia de Sveti Stefan, porque eu queria almoçar no restaurante Il Brodetto.
Praia Pržno
Localizada em frente a vila de Pržno, estende-se por 350 m entre Przno e Milocer. Possui pequenas enseadas, água no mar cristalina e mistura de areia com seixos, recomenda-se usar sapatos especiais. Praia ideal para nadar, para praticar mergulho de snorkel, mas a abundância de espreguiçadeiras deixa pouco espaço para relaxar. Uma parte significativa da costa é exclusivamente reservada ao hotel adjacente.
A praia é de fácil acesso, o estacionamento fica a uma distância relativa, a 300 metros.
Da praia de Pržno, tem uma trilha agradável que leva a Sveti Stefan.
Restaurantes em Pržno
Il Brodetto Restaurant, Przno Obala 24, Montenegro
Bom restaurante à beira-mar, linda vista, você se sente dentro d’água. Oferece cozinha mediterrânea, peixes e mariscos muito frescos, além de especialidades diárias/semanais dependendo da disponibilidade do produto.
A equipe simpática e sempre informará sobre os pratos especiais durante sua visita, recomendo sua visita no pôr do sol.
Konoba More, Obala 18, Przno, Montenegro tel+382 33 468 255
Está situado na pitoresca e tranquila aldeia piscatória de Pržno, numa casa com 500 anos.
Restaurante simples em frente a praia, quase pé na água. A comida é muito saborosa e o serviço perfeito. Eu recomendaria particularmente o espaguete Konoba More com lagosta e um vinho branco local.
Sveti Stefan, 6 Km de Budva
A ilha Sveti Stefan abrigava um vilarejo fortificado, construído no século XV, com a função de defesa contra os ataques turcos. Por volta do ano de 1800, as pessoas começaram a se mudar para lá. Na pequena comunidade, inicialmente, moravam apenas 12 famílias que viviam da pesca. A população foi crescendo até chegar a algo em torno de 400 pessoas, no século XIX. Na década de 1930, uma casa de verão para uma família real da Sérvia foi construída em Sveti Stefan. Então, as famílias foram deslocadas para o continente e a ilha passou a servir como reduto da elite da região.
Após a Segunda Guerra Mundial, Sveti Stefan tornou-se propriedade do governo comunista da ex-Iugoslávia. Por volta de 1950, as autoridades retiraram todos os habitantes da ilha e a transformaram em um resort de luxo. Foi um sucesso entre os ricos e famosos do mundo.
Após as guerras dos Bálcãs e a dissolução da Iugoslávia, o resort da ilha entrou em declínio. Felizmente, o novo governo montenegrino estabeleceu uma iniciativa para restaurar o charme e o luxo antes associados a Sveti Stefan.
Um projeto de revitalização da ilha foi proposto pelo governo de Montenegro em 2007. O grupo Aman Resorts ganhou a concorrência e levou dois anos fazendo as obras. O hotel foi inaugurado em dezembro de 2009 e no ano seguinte ganhou o prêmio “Hotel do Ano” pelo Guia Gallivanter’s. Merecidamente.
Entre as propriedades do hotel, além da pitoresca ilha abrigando o Aman Sveti Stefan, há também está a Villa Milocer, datada do século XIX, em terra firme.
Da praia de Sveti Stefan, uma trilha agradável leva ao norte até a vila de Pržno. Esta vila abriga outra praia, que pode ficar bastante lotada no verão, e uma seleção de bons restaurantes.
Hotéis em Sveti Stefan
Aman Sveti Stefan Sveti Stefan, Budva 85315 Montenegro Tel: +382 33 420 000 Email: villamilocer@aman.com
É um dos cartões postais de Montenegro, é também um dos hotéis mais luxuosos do Mar Adriático. O complexo está localizado a 10,7 km da Cidade Velha de Budva, é composto pela ilha de Sveti Stefan (ilha privada do hotel, permanece fechada desde a pandemia de Covid – 19) e a Villa Miločer (em 2023 estava aberto).
O hotel ocupa toda a ilha de Sv. Stefan (que tem 12.440 metros quadrados) e teve o cuidado de preservar as casas medievais com sua estrutura externa intacta e instalações super confortáveis Possui acomodações em suítes e chalés de um a três quartos, que incluem sala de estar, e alguns têm terraço, piscina e vista para o mar. O “centrinho” do vilarejo é a Piazza, onde há uma pequena enoteca, um bar e um restaurante informal, com mesas ao ar livre. Perto da piscina principal, num edifício debruçado sobre o mar, está o Aman Restaurant. O acesso a ilha é feito apenas por istmo que conecta a ilha ao continente, porém, esta ilha permanece fechada.
Enquanto Sveti Stefan permanecer fechado, os hóspedes da Villa Miločer terão acesso total e exclusivo ao Aman Spa, e poderão visitar a ilha através de passeios privados pré-agendados.
Villa Miloče
Remonta ao século XIX, construída como residência de verão da primeira rainha da Iugoslávia – a rainha Marija Karadordevic, e, posteriormente, do Josip Broz Tito, líder dos Partidários Iugoslavos, quem unificou a antiga Iugoslávia. O hotel está localizado na linda praia Queen`s Beach e é cercado por um bosques de pinheiros e oliveiras. Possui oito suítes luxuosas à beira mar, umas com vista para o mar e outras para o jardim.
O restaurante com vistas para a Queen`s Beach está aberto para o café da manhã, almoço e jantar. Serve uma variedade de pratos clássicos e contemporâneos da região do Adriático.
Embora o resort principal, na ilha Sveti Stefan, tenha sido fechado desde a pandemia de Covid-19, o Aman Sveti Stefan reabriu a sua histórica e luxuosa Villa Miločer.
Villa Geba Boutique Hotel, Vukice Mitrovic Sveti Stefan 86315 Tel: +382 (0)33 681 590
email: reservation@villageba.com
Villa Geba Boutique Hotel é um luxuoso hotel de 5 estrelas, situado na encosta de Sveti Stefan, com vistas para o mar Adriático. Abriga sete espaçosos quartos e suítes que variam de 35 a 180m2, bem como uma Villa Apollonia, separada do hotel, de três pavimentos, com quatro quartos, e um terraço com vista para a piscina do hotel.
O acesso a praia Sveti Stefan é através de escadas, pode ser difícil para pessoas com mobilidade reduzida, porém, o hotel oferece um serviço de transporte gratuito para a praia. A equipe faz de tudo para tornar a sua estadia a melhor possível.
O Muse Restaurant & Bar é um restaurante de alta gastronomia, com uma vista deslumbrante para a ilha Sveti Stefan.
O SPA by Villa Geba oferece os mais modernos equipamentos: jacuzzi, sauna, hammam (banho turco), fonte de gelo e zona de relaxamento.
Praias em Sveti Stefan
Sveti Stefan é a minha praia preferida! Está localizada a cerca de 10Km de Budva, tem seixos rosados, águas cristalinas azul-turquesa, cenário de pinhais, montanhas e a vista para a pequena ilha faz destas praias as mais deslumbrantes de Montenegro.
Praia com infraestrutura, duas espreguiçadeiras com ombrelone, e chuveiro custava 40 euros, se não estiver disposto a pagar por este conforto pode levar a sua barraca e cadeiras.
É uma praia relativamente vazia, talvez pelo acesso um pouco mais difícil, tem um bom estacionamento.
Queen beach
Praia muito bonita, mas infelizmente acessível apenas para hóspedes do hotel Aman. Um segurança não permite a entrada na praia, a não ser que pague cerca de 200€.
Stari Bar, em Bar, Montenegro, 43 Km de Budva (58 min de carro)
No dia seguinte resolvemos conhecerUlcinj, no sul de Montenegro, pertinho da Albânia. Preferi não ficar hospedada nesta área e fazer apenas um bate e volta de Budva. Um pouco puxado, devido as estradas muito sinuosas e estreitas. Mas valeu muito a pena, Stari Bar é uma vila pitoresca, a cidade de Ulcinj é linda, mas o almoço em Ada Bojana, superou as minhas expectativas, super recomendo.
No caminho passamos por Stari Bar, em Bar, descrito como o maior vestígio arqueológico medieval nos Bálcãs. Estacionamos o carro e subimos uma ladeirinha para chegar no pequeno vilarejo, ficamos por volta de 1h.
Star Bar hoje, é um museu ao ar livre cercado por lojas de souvenirs e bons restaurantes, onde você pode relaxar após uma caminhada explorando sua história antiga.
Bar é uma cidade costeira entre Budva e Ulcinj. O nome da cidade está relacionada com a cidade italiana de Bari, já que ambas as cidades estão localizados em lados opostos do Adriático.
Diferentemente de Kotor e Budva, a cidade antiga de Bar (chamada Stari Bar pelos montenegrinos) não está localizada na costa. Por uma simples razão: quando localizada na costa, a cidade era constantemente atacada por piratas. A solução foi então construí-la em uma parte alta, a cerca de 5 km da praia. Hoje, a vila medieval se encontra em ruínas, mas definitivamente vale a pena a visita. Algumas horas é o suficiente para conhecer o lugar.
Em Abril de 1979, um forte terremoto (6.9) atingiu Montenegro destruindo o aqueduto que abastecia Stari Bar. Então, a população abandonou a cidade antiga para se instalar na costa e nas proximidades do porto. Mas com a reconstrução do aqueduto, a região passou a ser novamente ocupada.
Agora, na cidade baixa (conhecida como Podgrad), localizada na base da fortaleza, há uma série de pousadas, lojinhas de souvenir e restaurantes super charmosos. As lojinhas da rua vendem xaropes de romã, mel, vinho e azeite da região.
Restaurantes em Stari Bar, Montenegro
Konoba Bedem
Localizado em Stari Bar, o Konoba Bedem oferece comida tradicional montenegrina e pratos mediterrâneos contemporâneos. Enquanto saboreia a sua refeição, você pode mergulhar na rica história e na beleza arquitetônica do Stari Bar. As ruas de paralelepípedos e as muralhas antigas criam um ambiente encantador que contribui para a experiência gastronômica geral. Um local obrigatório se você estiver visitando a cidade, pelo menos para tomar um suco de romã, foi o que nós fizemos, guardamos a fome para almoçar em Ada Bojana. Só é aceito dinheiro
Kaldrma, Ulica 9. Januar, Stari Bar, Bar, Montenegro
O restaurante Kaldrma está situado no coração de Stari Bar, em frente à fortaleza. Misturando pratos mediterrâneos com alguns pratos turcos muito saborosos, é outra excelente opção gastronômica no Stari Bar. O ambiente é particularmente agradável e seria motivo suficiente para uma visita se a comida não fosse tão saborosa. Porém, não são servidas bebidas alcoólicas, como a maioria dos restaurantes desta região, mas são oferecidos sucos frescos, chá e café turco. As mesas estão disponíveis tanto no exterior como no interior.
Ada Bojana, 39 Km de Stari Bar
Ada Bojana é uma ilha criada por um delta do rio Bojana. Está localizada a 15,5 Km de Ulcinj, no extremo sul de Montenegro, com o rio Bojana separando-a do território albanês. O nome Ada significa ilha fluvial em servo-croata.
Tornou-se popular nos anos 70 quando um complexo nudista foi construído, atraiu muitos turistas da Europa. Na alta temporada, atingia uma taxa de ocupação diária de cerca de 3.000 hóspedes por dia.
Hoje em dia, apenas uma parte do resort foi renovada, com hotéis familiares e restaurantes. Algumas casas estão danificadas pelo mar e o outrora belo parque está abandonado.
Antes, para chegar à ilha costumava-se ir de barco, e desde o ano de 1987, Ada está ligada por uma ponte para o continente.
Ao longo do rio Bojana estão alinhadas pequenas casas de pescadores, convertidas em hotéis e restaurantes atraentes. Aliás, a minha viagem até Ada Bojana foi para visitar um destes restaurantes pitorescos, o Misko.
Restaurantes em Ada Bojana, Montenegro
Misko, River Bojana, Ulcinj
É o mais antigo restaurante em Ada Bojana, servem pratos originalmente montenegrinos de peixe fresco e frutos do mar, que valeu super a pena a minha ida para Ada Bojana.
Konoba Ribar “Kod Bora”, Rijeka Bojana, Doni Štoj, Montenegro
Também um ótimo restaurante de frutos do mar com um ambiente agradável ao lado do rio Bojana. O local onde a elite local passeia em seus barcos. Quase não há turistas aqui.
Ada Bojana é conhecida pela sua praia de areia, que se estende por 3,8 km². A praia é tão grande que nunca fica lotada de turistas. É um lugar popular para os amantes do windsurf. Os ventos proporcionam ondas perfeitas, ótimas tanto para iniciantes quanto para turistas experientes. A praia é equipada com espreguiçadeiras, guarda-sóis e instalações desportivas, duchas e sanitários, serviço de salvamento, bares, restaurante, estacionamento e camping. É uma ótima praia para crianças, mas venta muito. Dizem que tem uma área grande reservada para nudistas, mas eu não vi.
Ulcinj, Montenegro
Ulcinj foi fundada no século V aC, é a cidade mais antiga da costa Adriática. Localizada ao sul, na fronteira com a Albânia, foi território albanês até 1880, quando foi cedido a Montenegro. Consequentemente, 70% de seus habitantes é de etnia albanesa, e o idioma oficial da cidade é o albanês. A cidade também abriga a maior porcentagem de população muçulmana do país.
A cidade de Ulcinj é pequena, com cerca de 20 mil habitantes, porém, durante a temporada chega a ter mais de 100 mil turistas. Grande parte da economia é baseada no turismo.
Ulcinj tem sido uma mistura histórica de culturas e religiões. Devido à sua posição estratégica foi alvo de ilírios, gregos, romanos, venezianos, turcos, piratas e italianos. Sob o domínio turco, Ulcinj passou por uma transformação que deu à arquitetura da cidade um caráter oriental específico, que é predominante em sua aparência hoje.
Ulcinj é conhecida como uma cidade de mitos, histórias e lendas. Grande parte deles são sobre piratas que costumavam atacar os navios mercantes e roubar os seus bens. Eles também eram conhecidos como comerciantes de escravos.
Hoje em dia, é uma cidade cheia de contrastes: é uma mistura de tradição e modernidade. Belas estradas costeiras, cheias de pontos de vista incríveis e um belo centro histórico.
Ulcinj também é o local da maior praia de areia branca do país – Velika, que se estende por 12 quilômetros.
Centro Histórico de Ulcinj
A Cidade Velha de Ulcinj é dividida em duas partes, Gornji (Superior), de caráter militar, dominada pela Cidadela, e Donji (Inferior), um assentamento civil.
Apresenta um conjunto arquitetônico e urbanístico multicultural, revelando várias formas e técnicas arquitetônicas, devido às influências do Ocidente e do Oriente. Os desastres naturais também influenciaram na formação da atual da cidade velha de Ulcinj, especialmente a destruição causada pelo terremoto de 1969 e 1979.
A Praça dos Escravos tem um valor histórico importante, era onde os piratas costumavam vender seus escravos. Reza a lenda que o famoso escritor e poeta espanhol Miguel de Cervantes foi mantido aqui como escravo durante 5 anos. Acredita-se que ele escreveu a maior parte de seu livro “Dom Quixote” enquanto estava na escravidão.
O museu da cidade está situado na praça dos Escravos. É composto por três edifícios, o primeiro é uma mesquita do século XIV com muitas relíquias arqueológicas: cerâmicas da Ilíria, colunas catedrais e lápides turcas. O outro edifício do complexo é Kula Balsicha (século XII) com algumas exposições interessantes. E o terceiro edifício do complexo encontra-se uma exposição etnográfica, com artigos de pesca, caça e trajes nacionais. Na parte ocidental da cidade você pode encontrar edifícios majestosos – o Palácio Balsicha – uma antiga residência dos governantes montenegrinos e o Palácio de Veneza – a sede das autoridades da cidade.
Perast
Situada entre o mar e as falésias íngremes da montanha Lovćen, a pequena cidade de Perast já foi um forte centro comercial e marítimo e hoje é um dos destinos turísticos mais atraentes de Montenegro.
Perast é um vilarejo muito charmoso de frente para o mar de um azul profundo. E ainda, há duas ilhotas históricas. A arquitetura veneziana, incluindo lindos palacetes, completam um cenário muito especial. Há um calçadão em Perast, junto ao mar com vários restaurantes e cafés.
Perast fazia parte da província veneziana da Albânia Veneta e esteve sob o domínio de Veneza entre 1420 e 1797. A cidade foi desenvolvida em meio a conflitos entre o Império Otomano e a República de Veneza. Foi durante este período que foram construídos os dezesseis palácios barrocos da cidade, dezessete igrejas católicas e duas igrejas ortodoxas. As mais significativas entre elas são a Igreja de São Nicolau, a Capela da Virgem Maria, a Igreja de São João Batista, a Igreja de Santa Ana, a Igreja de São Marcos, a Igreja de Santo Antônio e a Igreja da Santa Virgem. A cidade também possui nove torres defensivas, sendo a mais importante a torre da Santa Cruz, construída pela marinha da República de Veneza nos séculos XV e XVI.
Graças à sua gloriosa história e rico patrimônio cultural, esta pitoresca cidade está inscrita na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.
Como chegar em Perast
Saindo de Budva, o modo mais rápido é pegar um ferry em Lepetane, Tivat (estávamos de carro), Kamenari ferry, Autobusko stajalište, Jadranska magistrala, Lepetani. Apesar da grande fila de carros para entrar no ferry, você pode economizar um bom tempo na sua viagem.
A balsa, conhecida localmente como trajek, atravessa a parte mais estreita da Baía de Kotor, o Estreito de Verige em apenas 5 min. E atraca em Kamenari, no lado de Herceg Novi (Perast), e em Lepetane, no lado de Tivat. Um bilhete só de ida para um carro de passageiro custa 4,50 euros. Porém, se você não estiver com pressa e quiser explorar mais lugares, pode ir pela estrada, parando nas cidades.
Hotéis em Perast e próximos
Perast é um vilarejo muito pequeno, em apenas 2h dá para conhece-lo, muitos fazem um bate e volta de uma cidade próxima, como Kotor. Mas, a minha opção foi fazer Perast como base, e bate e volta para Herce-Novi e Portonovi. Kotor também é uma cidade próxima a Perast, mas deixei para visitar quando estivesse em Tivat.
Não me arrependi desta escolha, esta é uma região muito charmosa, abriga hotéis e restaurantes maravilhosos! Porém, não é muito fácil estacionar em Perast em alta temporada. Tem dois estacionamentos de rua, um de cada lado da cidade, com guardadores que às vezes te exploram. Se você estiver em um hotel na cidade é mais fácil.
Heritage Hotel Leon Coronato,Obala Marka Martinovica 117, Perast 85336 tel +382 67 029163, +382 67 807766
Aninhado na pitoresca cidade de Perast, encontra-se o charmoso Hotel Heritage. Tem uma localização privilegiada, exatamente no centro de Perast e de frente para o mar Adriático. É um hotel lindo em um pequeno edifício histórico, com apenas 14 quartos.
A história de Leon Coronato remonta ao início do século XVII e o edifício não perdeu o seu toque original. Mantendo-se fiel às suas raízes, o hotel adicionou elementos de design contemporâneo para acomodar as necessidades de uma pessoa moderna.
A partir do momento que você pisa neste hotel, você é transportado para um mundo sofisticado e hospitalidade inigualável. O compromisso da equipe em criar uma experiência notável para o hóspede é realmente louvável. E seu serviço personalizado aprimora todos os aspectos da sua estadia.
A linda cidade, às acomodações suntuosas e instalações excepcionais garantem sua estadia inesquecível.
Lembre-se que a cidade de Perast fica fechada para carros nos meses de maio a setembro. Durante este período, você poderá ser levado ao hotel utilizando os carros elétricos do hotel. Se você ainda tiver um carro reservado, poderá estacioná-lo em um estacionamento pago em frente ou atrás da cidade.
Conte Hotel & Restaurant, Obala Kapetana Marka Martinovića BB, Perast +382 67 257 387 Email: hotel-conte@t-com.me
Conte é um hotel quatro estrelas localizado no coração do centro histórico de Perast. É composto por cinco edifícios de pedras construídos em estilo barroco, com magníficas vistas para a baía de Kotor e as montanhas. O prédio central do hotel está localizado na praça principal de Perast e abriga uma recepção e um restaurante. Os anexos estão localizados em diferentes locais de Perast.
O Hotel Conte oferece 11 suites familiares para mais de 4 pessoas e 28 quartos duplos localizados nos anexos mencionados. O palácio central caracteriza-se por um ambiente mais dinâmico, enquanto os palácios anexos apresentam um maior grau de intimidade e dispõem de entradas privativas, pátios, cozinhas, piscina e jacuzzi exterior.
O hotel possui um excelente restaurante, debruçado no mar, que oferece antigas receitas montenegrinas com refinamento criativo de sabor e apresentação harmonizada com vinhos selecionados da região e do mundo.
O hotel não tem elevador, no momento da reserva, procure se informar se o quarto é muito distante da recepção e a quantidade de degraus até o seu quarto, pode ser um obstáculo para pessoas com dificuldade de locomoção.
O estacionamento é gratuito na baixa temporada, de 1º de novembro a 1º de maio. Durante a temporada de verão, você pode estacionar seu carro nos estacionamentos privados nas entradas da cidade por 12 euros por dia e um carrinho de golfe irá busca-lo.
Boutique Hotel & Spa Casa del Mare – Mediterraneo, Kamenari bb, Herceg Novi, 85342 Herceg Novi +382 69 700 702 Email: mediterraneo@casadelmare.me
Hotel boutique maravilhoso! Localizado perto de Perast e da estação das balsas em Herceg Novi, ótima localização para fazer um bate e volta para as cidades de Herceg Novi, Perast e Portonovi.
O hotel dispõe de 17 quartos/suites espaçosas e bem decoradas, com varandas e vista para o mar. Possui uma pequena piscina coberta, sauna seca e a vapor, um beach clube, restaurante à beira-mar.
O chef milanês Eros Picco, com estrela Michelin, está à disposição no restaurante do hotel, um pop-up de verão que deve durar alguns anos, localizado no andar superior. Uma experiência gourmet íntima em um cenário espetacular, envolvido pelo céu azul, vegetação exuberante e pelo mar Adriático cristalino.
Estacionamento gratuito bem em frente ao hotel.
Atrações em Perast
Caminhada pela orla de Perast
O calçadão à beira-mar de Perast se estende por 1,5 km ao longo da baía e é uma rota de caminhada passando por belos palácios, igrejas e praças. Você pode também “se perder” pelas ruelas da cidade e por suas escadarias que te levam aos pontos mais altos com lindas vistas da baía.
Na orla de Perast, tem varias opções de cafés e restaurantes, onde servem pratos locais e é possível admirar o lindo visual.
Em frente a Perast, na baía de Boka, tem duas pequenas ilhas: a ilha natural de São Jorge (Sveti Dorde) e a ilha Nossa Senhora da Rocha (Gospa od Skrpjela). Ambas, são ilhas pitoresca, ricas em histórias e atrações fascinantes.
Ilha de São Jorge
Localizada bem próxima da Ilha de Nossa Senhora das Rochas, mas diferente da sua vizinha, na ilha de São Jorge os visitantes não são permitidos.
A ilha de São Jorge é também conhecida como a Ilha dos Mortos, a ilha teve formação natural, cercada por fortes muros de pedra e escondida por altos ciprestes. Hoje abriga uma abadia beneditina do século XII, que serve de residência para alguns monges e um cemitério local onde moradores importantes estão enterrados. A aparência atual da ilha remonta ao final do século XVII.
Ilha de Nossa Senhora da Rocha
Reza a lenda que a ilha foi criada por marinheiros locais. Após encontrarem a imagem de Nossa Senhora em uma pedra em Kotor, no ano de 1452, juraram que a cada viagem que eles fizessem, e que fosse bem sucedida, uma pedra seria colocada na baía, até que uma ilha se formasse no mar.
Dentro da pequena igreja há 68 afrescos nas paredes e no teto, do artista Tripo Kokolja, sem dúvida o artista mais famoso de Perast. Há também mais de de 2 mil plaquinhas de prata expostas nas paredes que são doadas por pessoas que sobreviveram a algum desastre, como forma de agradecimento.
O museu fica acima da igreja, e seu artefato mais fascinante é a tapeçaria de Jacinta Kujić-Mijović. Uma obra de arte feita com seu próprio cabelo que levou 25 anos para ser concluída enquanto ela esperava que seu amor voltasse para casa. A ilhota é acessível através dos muitos pequenos barcos que saem de Perast, embora a maioria dos hotéis também organize passeios.
Herceg Novi, 40 min de Perast
Nós fizemos um bate e volta até Herceg Novi, saindo de Perast, conhecemos a cidade velha de Herceg Novi e Portonovi, onde curtimos uma praia linda de areia e almoçamos.
A cidade de Herceg Novi está localizada na costa norte de Montenegro, no Mar Adriático, muito perto da Croácia. Uma localização que facilita o acesso a partir de outros países dos Balcãs, especialmente de Dubrovnik na Croácia (1h30min). Se estiver visitando o país, pode pegar balsas que saem de cidades ao longo da Baía de Kotor ou de carro através de boas estradas.
Herceg Novi é uma bela cidade costeira de Montenegro, na foz da Baía de Kotor e logo abaixo do majestoso Monte Orjen. Herceg Novi é um importante destino turístico em Montenegro, famoso pela sua lama marinha curativa e outras instalações de spa e bem-estar, perfeitas para uma escapadela verdadeiramente relaxante.
Cidade Velha Herceg Novi
A pequena cidade velha de Herceg Novi pode ser facilmente visitada em 1h. Não é tão grande quanto ao Centro Histórico de Kotor, mas pode ser tão charmosa quanto.
Por não ser tão grande ou frequentado por muitos turistas, não é muito lotada, tornando o passeio pelas vielas mais agradável .
É uma área de pedestre, com ruas sinuosas de paralelepípedos, escadas, pátios pitorescos, praças e pequenas lojas.
Depois de visitar esta parte antiga da cidade, suba as escadas íngremes para visitar Kanli Kula, uma enorme torre de construção otomana, hoje um anfiteatro com vista para a baía.
Depois de conhecer o centro histórico, siga as indicações acima do centro histórico para visitar o Mosteiro de Savina e ter uma vista impressionante sobre a baía e o mar.
Hotéis em Herceg Novi
Ficamos hospedados em Perast e fizemos, apenas, um bate e volta para Herceg Novi, porém, deixo duas dicas de hotéis para quem preferir ficar nesta região.
O resort Portonovi, é um lugar mais tranquilo, possui uma linda marina, acomodações luxuosas, restaurantes charmosos, um beach Club em uma praia particular com areia. Mas, eu prefiro cidades históricas e mais movimentadas, acho Portonovi um local mais isolado para me hospedar.
Lazure Hotel & Marina, Braće Pedišića 10, Herceg Novi, Montenegro tel +382 31 781 770
É um hotel à beira-mar, com vista para a Baía de Kotor, oferece acomodações luxuosas, a 2 km de Herceg Novi.
O resort de luxo dispõe de 24 quartos situados em um edifício histórico do século XVIII e cerca de 100 quartos localizados em um edifício moderno, 2 restaurantes, um bar de praia sazonal e outro bar no átrio.
Os hóspedes podem desfrutar do Atmosphere Spa com piscina interior, saunas e ginásio.
O serviço de translado para o aeroporto pode ser organizado mediante pedido prévio e por um custo adicional, e o estacionamento gratuito também está disponível.
One&Only Portonovi, Portonovi
Hotel de luxo localizado no complexo da marina Portonovi, a 4,7 Km da cidade antiga de Herceg Novi. Com uma localização protegida na espetacular Baía de Boka, o resort é a base perfeita para explorar a costa montenegrina com barco. Oferece restaurantes sofisticados, spa e praia particular com clube de praia. Há a possibilidade de reservar passeios privados com lanchas e iates.
Cada suíte, está voltada para a Baía de Boka, com um design discreto, porém elegante, que traz o ar livre para dentro. Desfrute de serenidade absoluta com esta coleção exclusiva de 10 villas privadas disponíveis para alugar.
Trazendo luxo refinado ao coração de Boka Bay, este é o primeiro local europeu da One&Only, um dos mais conceituados criadores de resorts glamorosos do mundo.
Principais Atrações
Não deixa de conhecer Portonovi, fomos de manhã cedo para Herceg Novi e na volta, demos uma boa parada em Portonovi, para curtir uma praia com areia e almoçar no restaurante do hotel One&Only Portonovi.
Portonovi Resort Village, Portonovi, 85340, Montenegro
Localizado ao lado da bela cidade medieval de Herceg Novi, no meio de uma paisagem de montanhas cênicas e águas cristalinas da Baía de Boka. Fica por volta de 50 min de carro dos aeroportos internacionais de Tivat (16km) e de Dubrovnik (38Km) .
Portonovi, é um complexo turístico com residências, um hotel de 5 estrelas, um iate clube, uma praia, restaurantes e uma moderna marina de 238 ancoradouros para iates.
A luxuosa Marina Portonovi, é um dos maiores destinos náuticos do Mediterrâneo e um ponto turístico sazonal para superiates. É o ponto de partida perfeito para explorar a intocada costa do Adriático.
Kanli Kula, Herceg Novi
A enorme torre que fica sobre a cidade velha de Herceg Novi é Kanli Kula, um nome que significa torre sangrenta. Este edifício, intimamente ligado ao passado da cidade, foi construído pelos turcos em 1539. A torre foi ampliada e reparada em 1687 pelos venezianos, tornando-se posteriormente uma prisão durante a ocupação otomana, quando ainda recebeu o seu triste nome. hoje.
Se você está interessado na história deste pequeno país, sem dúvida irá gostar de uma visita. Você poderá conferir as masmorras e ainda observar as inscrições nas paredes feitas pelos ex-prisioneiros mantidos na torre e conferir uma cisterna de água bem preservada feita pelos venezianos.
A torre foi posteriormente restaurada para abrigar um anfiteatro ao ar livre. Atualmente tem capacidade para mais de 1.000 espectadores e – especialmente no verão – acolhe eventos e festivais culturais, como festivais de cinema e música, e um importante Festival de Ópera de Montenegro conhecido como Operosa. Há uma pequena taxa (2 euros) para acessar a torre, que vale a pena, principalmente pelas impressionantes vistas do topo.
Pet Danica, Herceg Novi
É um caminho de quase 6 km que se estende de Igalo, passando por Herceg Novi, até a vizinha Meljine. Foi construído em cima de uma antiga ferrovia que antigamente ligava a costa a Sarajevo. Nomeado em homenagem a cinco jovens mulheres chamadas Danica que morreram durante a Segunda Guerra Mundial.
Pet Danica é um aterro de quase 6 km de extensão em Herceg Novi. Foi construído em cima de uma antiga ferrovia e agora é um lugar popular para turistas e moradores locais. Ao longo dele, há vários cafés, restaurantes e lojas.
Ao longo dele, há vários cafés, bares de praia e lojas, bem como uma variedade de barracas de frutas.
Durante a caminhada, você encontrará diversas placas com escadas direcionando para a praia, porém, você provavelmente encontrará apenas lajes de concreto para tomar sol.
A melhor hora para visitar o calçadão é durante o dia, à noite, é um passeio preferido dos habitantes locais, tende a estar lotado.
Forte Mare, Herceg Novi
A Fortaleza do Mar (conhecida localmente como Forte Mare) foi uma das principais fortificações da cidade, para proteger o Herceg Novi dos ataques marítimos. Foi inicialmente construída pelo primeiro rei da Bósnia, Tvrtko I, em 1382. Restaurada pelos venezianos no século XVII e depois, pelos austro-húngaros (a quem devemos a aparência de hoje).
A fortaleza está aberta para visitação
Plava Spilja
Traduzindo como Gruta Azul, esta bela formação natural está localizada na Península Lustica e precisa ser visitada de barco. A viagem não levará você apenas para conferir a caverna, mas também parte da área circundante.
Para isso, é possível participar de uma visita guiada saindo de Herceg Novi reservando com antecedência ou caminhando até o porto para conferir um passeio privado, ou, como acontece com Rose, você pode escolher um passeio de caiaque e mergulho com snorkel. Como essas visitas tendem a incluir várias paradas ao longo do caminho, é uma excelente oportunidade para conferir o Forte Mamula e outros pontos turísticos ao longo da Baía de Kotor, como a Praia de Zanjice e a Ilha Mamula.
Zanjice Beach and Mamula Island
O mesmo passeio de barco mencionado acima também incluirá estas duas paradas ao navegar para chegar à Península Lustica.
A Ilha Mamula era uma antiga fortaleza que e se transformou num lindo resort com praias agradáveis.
O bilhete do barco, que inclui visita à Praia de Zanjice, Gruta Azul e Ilha Mamula, custa 15 euros.
Tivat, Montenegro
A cidade de Tivat está localizada a 10 km de Kotor, 24 km de Budva e a 3 km do aeroporto de Tivat.
Após o terremoto de 1979, grande parte da cidade de Kotor foi destruída, e seus habitantes se mudaram para Tivat. O governo iugoslavo ergueu dezenas de prédios de apartamentos em Tivat para as pessoas morarem e Tivat se tornou uma verdadeira cidade.
No entanto, sem uma cidade antiga como Kotor e Budva ou praias, Tivat nunca atraiu muito turistas. Isso até um projeto ambicioso de um magnata canadense, o falecido Peter Munk, para construir a primeira marina de luxo do Adriático, e, que vendeu o complexo ao governo de Dubai em 2016.
Atualmente, é uma cidade jovem, que mais cresce em Montenegro, dedicado ao turismo de luxo. Lembra um bairro planejado, com jardins, calçadões, condomínios residenciais, luxuosos hotéis, restaurantes, bares, supermercado e lojas de grifes.
A principal atração da cidade de Tivat é a marina Porto Montenegro, foi nomeada Superyacht Marina of the Year (2015) pela Yacht Harbour Association internacional.
Tivat não possui praias de areia ou cascalho, em vez disso, elas são do tipo plataforma de concreto.
Os preços podem ser bem elevados em comparação com outras cidades montenegrinas.
Hotéis em Tivat
Regent Porto Montenegro, em Tivat
Localizado no Porto Montenegro, em Tivat, rodeado por lojas e restaurantes sofisticados, ideal para quem busca uma opção luxuosa em Montenegro.
O hotel conta com restaurantes, padaria/doceira, spa e piscinas. Os quartos são confortáveis e tem uma bela vista. A equipe é muito profissional e amigável, todas as noites deixam uns mimos no quarto.
O café da manhã é servido no restaurante Moreno do hotel, com menu à la carte e buffet.
Boutique Hotel La Roche, Tivat
Pequeno hotel boutique, charmoso e bem localizado. Possui apenas 9 quartos confortáveis, mas nem todos tinham uma vista bonita. O meu quarto dizia “vista para as montanhas”, na verdade para o estacionamento, montanhas eram bem longe. Muito barulho desde cedo de carros e buzinas.
O café da manhã no terraço externo à beira-mar serve um menu foi extenso. Todos os funcionários são incríveis e fazem de tudo para tornar a sua estadia agradável.
O hotel é ótimo e tem um bom custo benefício. É só escolher gastar um pouco mais e escolher um quarto melhor localizado.
Forza Hotels
A renomada rede Forza conta com dois hotéis localizados na Baía de Kotor, o Forza Mare e o Forza Terra.
Forza Mare, em Dobrota
Lindo Hotel boutique, classificado entre os 50 melhores hotéis boutique do Mediterrâneo e também entre os 10 melhores hotéis da Europa.
A localização é boa, 12min de carro de Kotor e com uma vista deslumbrante sobre a baía de Kotor e montanhas.
O pequeno hotel de luxo, contemporâneo, tem apenas 10 quartos, com temas de diferentes países e regiões. Conta com um Spa, restaurante sofisticado e uma pequena piscina aquecida. Há uma pequena praia com uma área para relaxar e desfrutar do sol. Uma jacuzzi ao ar livre com vista direta sobre a baía de Kotor.
O café da manhã muito bom, com diversas opções para todos os gostos, com produtos frescos locais!
Os hóspedes que chegam de carro têm acesso ao estacionamento grátis.
Forza Terra
Assim como o Forza Mare, é um hotel boutique que conta com espaços dedicados ao bem estar e excelente gastronomia. Seus quartos também são temáticos, mas com designs inspirados e nomeados de acordo com ícones do mundo do design, como Valentino, Fendi, Dior e Tiffany.
Atrações de Tivat
Embora Tivat esteja se modernizando rapidamente, ela ainda mantém uma profunda conexão com suas raízes históricas, que podem ser exploradas por meio de sua arquitetura e museus locais. A cidade tem uma vida cultural, com festivais e eventos celebrando, desde tradições marítimas até música e arte locais.
Museu Buća-Luković Museum & Gallery
Localizado em um edifício histórico. A coleção inclui achados arqueológicos, objetos etnográficos e obras de arte. A galeria frequentemente hospeda exposições temporárias e eventos culturais.
Maritime Heritage Museum
Na época em que Montenegro fazia parte da Iugoslávia, Tivat abrigava o famoso estaleiro Arsenal, uma antiga base militar do Exército Iugoslavo. Alojava navios da marinha daquele país, mas hoje está cheio de artefatos daquela época.
Igreja de St. Roko
Igreja do século XIX, construída pelos moradores com pedras extraídas de montanhas próximas. Combinando bem com os edifícios ao seu redor.
Frequentada pelos moradores locais. Se você preferir ir à missa, o padre realiza serviços diariamente às 9h.
Tivat Culture Centre
Recebem trupes de teatro regionais e apresentações musicais itinerantes. Além disso, tem uma galeria de arte, que apresenta peças de artistas locais.
Vila Gornja Lastva
Uma aldeia idílica e charmosa, empoleirada na colina Vrmac , a 3 km ao norte de Tivat. Oferece um vista deslumbrante da baía de Kotor e da península Lustica. Sua arquitetura é bem preservada, com casas de pedras e uma igreja dedicada ao Nascimento de Nossa Senhora. Durante o verão, inúmeros eventos culturais de música e exposições de arte dão vida à vila.
Tivat Botanical Gardens
Criado em 1892 por marinheiros que trouxeram plantas exóticas de suas viagens pelo mundo.
O parque se tornou um resort para a marinha austro-húngara e mais tarde foi mantido pela marinha iugoslava. É uma reserva natural desde 1968 e foi declarada monumento natural em 2015.
Até hoje, é cuidado com carinho pelos habitantes da cidade. As árvores, algumas das quais têm até 130 anos e 25 metros de altura, fornecem uma sombra relaxante em dias quentes.
Baía de Kotor
Com sua paisagem deslumbrante e rica em história. A sua costa bem recortada, abriga quatro cidades (Kotor, Risan, Tivat e Herceg Novi) e inúmeros vilarejos .
A parte mais estreita da Baía é o estreito de Verige, com aproximadamente 350m de largura. Antigamente, correntes (verige) eram esticadas aqui para evitar que os navios inimigos entrassem na Baía de Kotor ou Risan. Hoje, nesta área circulam balsas entre Lepetani e Kamenari, encurtando em 30 Km a travessia da baía.
Kotor
Kotor é uma pequena cidade medieval construída atrás da montanha Lovcen. É cercada por fiordes e na frente a linda baía de Kotor. A cidade ganhou a proteção de muralhas e fortalezas no século XV devido aos constantes ataques do Império Otomano.
Na Idade Média, Kotor era um importante porto na costa montenegrina. Com isso, o comércio e a arte tiveram grande impulso na região.
A região de Kotor é famosa pelos seus fiordes, únicos no Mediterrâneo.
Muitos de seus monumentos foram danificados por um terremoto ocorrido em 1979. Sua restauração posterior se deve em grande parte a ajuda proporcionada pela UNESCO. (UNESCO/BPI).
Sua arquitetura medieval, palácios, igrejas, portões, monumentos, suas muralhas, permanecem bem preservadas, tendo merecido ser incluída na lista do Patrimônio da Humanidade da UNESCO.
A entrada do Centro Histórico (Stari Grad) é feita a partir de Portão do Mar. Depois de cruzá-lo, em poucos segundos você se sentirá numa viagem no tempo.
Explorar o centrinho medieval de Kotor, sem carros, se perder nos labirintos e ruelas charmosas de mármore, é uma verdadeira volta ao passado. Com prédios antigos, praças, palácios, fortificações, igrejas, a Catedral de Saint Tryphon (Sveti Trifun). Sugiro sentar para degustar uma bela taça de vinho e provar o famoso presunto cru montenegrino.
O primeiro ponto a ser visto é a Trg oz Oružja (Praça de Armas), é a bonita Torre do Relógio.
Se tiver um bom preparo físico suba 1.300 degraus até o ponto mais alto das Muralhas da Cidade (entrada €3), construídas entre os séculos IX e XVIII. A subida é íngrime e leva mais de meia hora, portanto, suba com calma, e leve água. Vale a pena, o esforço é compensado pela vista mais espetacular que a Baía de Kotor, digna de cartão-postal.
Se ainda tiver fôlego, suba os 1350 degraus das escadarias de pedras que vai até a Fortaleza de St. Giovanni, e terá uma vista linda da Baía de Kotor. No degrau de número 520, localiza-se a Igrejinha Nossa Senhora da Saúde, também chamada de Nossa Senhora do Descanso, aproveita para descansar um pouco, a vista dali já é compensadora. Você vai observar a forma triangular de Kotor. No Verão cobra-se um ingresso de 8 euros nessa fortaleza, mas no restante do ano a entrada costuma ser gratuita
Hotéis em Kotor
Tem hotéis no centro histórico de Kotor, mas se você preferir ficar em hotéis mais luxuosos, sugiro o Força Mare em Dobrota (10 min), ou em Tivat (16 min) ou mesmo em Perast (20 min). Eu fiquei em Tivat no Boutique Hotel La Roche e passei uma tarde no centro histórico de Kotor. Tem um ótimo estacionamento gratuito.
Mas se preferir ficar dentro da cidade de Kotor:
Palazzo Drusko Deluxe Rooms, Stari grad 484, Kotor Stari Grad, 85339 Kotor, Montenegro
Localizado no centro histórico de Kotor, perto das principais atrações e também de restaurantes, cafés e bares de vinhos. Em uma casa de pedra de 600 anos de idade que pertencia anteriormente à nobreza de Montenegro.
Possui apenas 6 quartos grandes, decorados com móveis de 150 anos de idade, paredes de pedras.
A equipe foi simpática e prestativa. Eles não oferecem refeições, mas você pode usar uma cozinha comunitária no térreo ou ir a uma das diversas opções ao redor.
Estacionamento gratuíto e público disponível em localização próxima (sem possibilidade de reserva).
Boutique Hotel Hippocampus, Stari Grad 489, Kotor Stari Grad, 85330 Kotor, Montenegro
Inaugurado em junho de 2012, o Boutique Hotel Hippocampus, de 4 estrelas, está localizado em um edifício do Século XVII, dentro do centro histórico de Kotor, área protegida pela UNESCO.
A propriedade possui apenas 9 quartos e dispõe de um restaurante com terraço com vista para as Muralhas de San Giovanni.
Estacionamento público disponível em localização próxima (necessita de reserva), e custos adicionais podem ser aplicáveis.
Restaurantes próximos a Kotor
Konoba Portun, 168, Donji put, Dobrota, Montenegro
O cenário é lindo, com vista para o mar. Recomendo sentar-se à beira-mar, na varanda, mas, se for um dia ensolarado, bate muito sol. O ideal é ir ao pôr do sol.
Quanto aos pratos, o cardápio oferece uma ótima variedade de peixes, aves, carnes bovinas, frutos do mar, além de opções vegetarianas. Comi um polvo maravilhoso e a sugestão deles de sobremesa é um bolo de maçã com sorvete.
Aceitam reservas pelo Instagram. O estacionamento é um pouco complicado, só possuem vagas para 3 carros, porém, conseguimos estacionar na estreita orla.
Galion, Suranj bb, Kotor, Município de Kotor 85330, Montenegro tel +382 32 325 054
Konoba Barba, Dobrota 270, Kotor, Município de Kotor 85330, Montenegro tel +382 67 842 084
Localização é incrível, quase dentro d’água, fora da movimentada cidade de Kotor. É um restaurante simples, dizem que é o mais antigo da cidade.
Frutos do mar frescos, e o menu sempre variando. Excelente vinho macedonio. Os preços são acessíveis, como na maioria dos restaurantes em Kotor.
D.O.O. Max e Alex, Stari Grad 465
Bar de vinhos na cidade antiga, a 200 metros da entrada principal.
Kotor Wine Rooms, ao lado do D.O.O, é uma loja que organiza degustações de vinhos regionais.
Rose, península Luštica
Esta pequena e tradicional vila piscatória é um pequeno paraíso longe das multidões. Localizada na ponta mais ocidental da península Luštica, em frente a Herceg Novi. É acessível de carro de Tivat (30 min) ou de taxi boat de Herceg Novi (20 min).
É considerado o assentamento mais antigo da Baía de Kotor, onde navios estrangeiros e nacionais eram abastecidos com alimentos e outras necessidades, e acredita-se que em algum momento houve uma zona alfandegária para a entrada de Boka.
Caminhar pela pequena cidade é uma excelente forma de relaxar e admirar o clima tranquilo do lugar. Aproveite o dia sentando-se em uma pequena área ao ar livre ou na prainha de laje da cidade. É um excelente local para um mergulho refrescante e também para praticar snorkeling, pois a água é cristalina.
Há uma igreja ortodoxa da Santíssima Trindade em Rose, cercada pelo cemitério, onde muitos capitães marítimos famosos foram enterrados. Além disso, tem a Igreja da Santa Mãe, construída em 1783 pelo general veneziano Antonio Alberto.
Uma boa forma de visitar a cidade é alugar um caiaque, passeio disponível em vários locais ao longo da pequena orla.
Outrora um forte austro-húngaro, hoje um complexo turístico, Forte Rose Resort, hotel de 4 estrelas, oferece uma mistura perfeita de luxo, conforto e beleza natural. Com suas 15 suítes, restaurante, piscina e serviço profissional, um refúgio tranquilo da agitação da cidade.
Gastronomia
A gastronomia montenegrina é fortemente influenciada pelos países vizinhos. Dependendo se você está na costa do Adriático, na montanha ou no centro do país, os pratos podem variar. No litoral encontrará peixes, mariscos, azeites, salsa, limão, alho, lulas grelhadas ou polvo. Na proximidade da Sérvia, Áustria e da Hungria, são mais comuns as sopas, guisados, as carnes ou Kacamak, uma espécie de polenta com batatas, queijo e kajmak, creme de queijo rico em gordura. Por fim, saiba que o conhaque de ameixa, chamado de Rakia, é a bebida nacional.
Por ser um país mediterrâneo, o ambiente é excelente para a produção de mel, azeitonas, vinhos e queijos de ótima qualidade.
Não deixe de experimentar o Burek, uma iguaria turca dos países Balcãs, e o Pršuta, um presunto cru e seco.