Ravello, na Itália, a cidade da música!
Ravello é uma aldeia medieval encantadora, empoleirada no topo de uma montanha à 350m sobre o nível do mar. É famosa pela vista estonteante, seus jardins perfumados com terraços para o infinito, e pelos seus eventos culturais.
Carros são proibidos de circular em Ravello, possui ruas sinuosas de paralelepípedos, apenas para pedestres. Em um único dia, é possível percorrer todos os cantos do vilarejo. Os jardins das duas principais mansões centenárias, a Villa Rufolo e a Villa Cimbrone, são as principais atrações de Ravello.
A beleza está presente por todo canto em Ravello, assim como o amor pela arte e pela música.
Nos últimos dois séculos, passaram por aqui nomes ilustres no campo musical como Wagner, Grieg, Rostropovich, Toscanini, Bernstein; no campo da pintura, Escher, Turner, Mirò, sem falar nos grandes escritores como D.H Lawrence, Forster e Virginia Wolf.
Não é por acaso que hoje, esta charmosa cidade da Costa Amalfitana na Itália, é conhecida como “la città della Musica”, Ravello possui uma sala de concertos, construída em 2011, pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, que morreu em 2012. O projeto demorou 10 anos para sair do papel, por causa de uma lei local que impede novas construções na cidade, de apenas 2,5 mil habitantes. “A última grande construção em Ravello tinha sido a Vila Rufolo, no Século XI, que marcou a entrada da cidade no segundo milênio”.
O auditório é debruçado sobre um precipício junto ao mar, em formato de uma enorme concha acústica, com lugar para 400 pessoas.
É cenário do famoso Festival de Ravello, dedicado ao compositor alemão Richard Wagner que em 1880, aos 67 anos de idade, visitou a Villa e ficou totalmente encantado com a beleza do local. A tomou como inspiração para o jardim mágico de Klingsor, em sua ópera Parsifal, que estava trabalhando há mais de duas décadas. Se ele não tivesse visitado a Villa Rufolo, não teria concluído a ópera, pois morreu apenas três anos mais tarde.
Os bilhetes podem ser obtidos pessoalmente ou através do seu hotel, custa em torno de € 25. Sugiro se organizar com antecedência, consultando a programação, ou até comprando os ingressos pelo site http://www.ravelloarts.org/festival/.
História
No Século I, possivelmente após a erupção do Monte Vesúvio em 67 dC, uma grande vila romana foi construída nas margens da atual cidade Minori, a poucos quilômetros a leste de Ravello. Os registros indicam que não haviam estradas naquela época, e as viagens por terra eram difíceis.
A cidade de Scala, no vale de Ravello, foi fundada no 4º século dC pelos romanos, que naufragaram a caminho de Constantinopla. Entre eles, estavam os membros da família Rufus, nobreza romana, cujos descendentes desempenharam um papel proeminente no desenvolvimento de ambas as cidades, Scala e Ravello.
Pouco mais se sabe sobre esta pequena colônia romana, até que foi formalmente absorvida pela República Amalfi em 1070. Pouco tempo depois, no Século XII, seus moradores se rebelaram contra Amalfi e adquiriu o nome de “Rebellum”
O motivo de erguer a cidade em um lugar tão inusitado deve-se a questões de segurança. Quando o comércio marítimo fazia a riqueza de Amalfi, a partir do Século IX, o risco de ataques de piratas era uma constante. Em busca de proteção, as famílias mais ricas construíram Ravello no alto da montanha.
Nos tempos medievais, em Ravello havia vários comerciantes bem sucedidos, que construíram a Villa Rufolo, os palácios, o Duomo (catedral), e as igrejas de Santa Maria a Gradillo e San Giovanni del Toro. Suas contribuições arquitetônicas transformaram Ravello de uma aldeia na montanha em uma maravilha medieval.
Ravello prosperou rapidamente graças a atividade de fiação da lã conhecida como “Celendra” e no Século XI tentou romper os laços com a República Marítima de Amalfi nominando um próprio duque.
O seu declínio começou com a conquista normanda e sucessivamente, Ravello que tinha cerca 36.000 habitantes em 1200, começou a perder cada vez mais população e no início do Século XIX foi unificada a diocese de Amalfi.
Este declínio, no entanto, não atingiu a sua beleza. Ao contrário: a transformou em uma meta dos sonhos para intelectuais, artistas, personagens famosos que se apaixonavam por essa charmosa cidade da Costa Amalfitana.
Como convém a um lugar com tanta beleza e história, Ravello tem seu quinhão de lendas e folclore. Algumas das lendas têm a ver com St. Pantaleone, o santo padroeiro da cura para os quais o Duomo foi dedicado. Crianças locais dizem que o fantasma de St. Pantaleone reside ao longo da costa sob a forma de um gigante que, até hoje, ainda cuida delas. As igrejas em Ravello estão cheias de referências à história de Jonas e a baleia; o Ambo no Duomo, por exemplo, é decorado com mosaicos retratando Jonas sendo engolido pela baleia e, em seguida, sendo cuspido. Outra lenda popular diz que quando o diabo quis tentar Cristo com as maravilhas do mundo, ele o levou para Ravello.
Visto
Para a maioria dos países da Europa, brasileiros não precisam de visto. No entanto, com o intuito de aumentar a segurança do território, os 26 países signatários do Tratado de Schengen passarão a exigir uma autorização eletrônica. O ETIAS (Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem) é definido como um visto não tradicional e a partir de 2021 todos os cidadãos provenientes de países já isentos de visto para viajar pela Europa – Brasil e outras 14 nações latino-americanas, precisarão providenciá-lo antes de sair de casa.
iVisa fornece a solução mais simples para o processamento do seu visto de viagem. Permite que os viajantes processem vistos de um computador, smartphone ou tablet.
Por favor, se não for inconveniente, tire o seu visto pelo meu link de afiliado iVisa. Você não paga nada a mais por isso, e eu recebo uma pequena comissão que me ajudará a manter o meu site no ar com informações de qualidade. Agradeço muito o seu apoio!
Como chegar
Avião
Os aeroportos mais próximos ficam nas cidades de Nápoles e Salermo.
Carro
Se optar pelo carro, é bom lembrar que embora existam ótimas autoestradas, os roteiros mais pitorescos na Campânia são aqueles que percorrem a Costa Amalfitana por vias estreitas e perigosas. Muito cuidado. Existem a opção mais cara, confortável e segura de alugar um carro com um motorista experiente, pegar um táxi ou um transfer do hotel.
Ravello, diferentemente da maioria dos vilarejos da Costa Amalfitana, na Itália, não fica à beira mar, para chegar é necessário sair da estrada Statale 163 entre Amalfi e Minori e subir 7 km pela estradinha sinuosa e estreita. Deverá deixar seu carro em um estacionamento particular, na entrada da cidade.
Barco
De Nápoles, Salerno, Positano, Sorrento, Capri, Ischia é possível chegar ao porto de Amalfi de aerobarco, apreciando a vista de uma das costas mais bonitas do mundo. Em Amalfi, pode-se chegar até Ravello (7 km) de táxi ou de ônibus das linhas de Sita.
Ônibus
Há a opção do ônibus. Toda a Campânia tem linhas regulares de ônibus entre as cidades. A principal companhia é a UNICO CAMPANIA (em Nápoles: 081/5513109 | 081/5514414)
Em Ravello não é necessário ter carro, a cidade é pequena, o suficiente para explorar a pé.
Hotéis
Belmond Hotel Caruso, by Orient Express, Piazza San Giovanni del Toro 2, 84010 Ravello, Itália
Um dos grandes hotéis da Europa, situado em um antigo palácio, com jardins e uma piscina infinita para o Golfo de Sorrento. Possui a vista mais incrível da Costa Amalfitana.
Os quartos são amplos e com decoração tradicional, e quase todos têm vista para o mar. Um serviço de mini-bus gratuito para Amalfi e Positano várias vezes ao dia. É possível agendar o traslado entre o aeroporto e o hotel em um sedã de luxo ou em um helicóptero. É caro, como tudo em Ravello, mas define o padrão para hotéis de cinco estrelas.
Palazzo Avino, antigo Palazzo Sasso, Via San Giovanni del Toro 28, 84010 Ravello ☎ (+39) 089 81 81 81 info@palazzoavino.com, fax: (+39) 089 85 89 00
Originalmente construído no Século XII, como muitos outros edifícios ao longo San Giovanni del Toro, era o bairro aristocrático de Ravello durante a Idade Média e do Renascimento.
Alguns quartos permanecem originais, como o hall de entrada e um pequeno banheiro usado como uma adega no restaurante.
Totalmente restaurado, foi reaberto como Palazzo Sasso em Julho de 1997, a partir de 2013, Palazzo Sasso foi renomeado de Palazzo Avino, finalmente com nome de sua família fundadora.
Os quartos e suites, decorados com mobiliário dos Séculos XVIII e XIX e alguns quartos têm vista para o Mar Mediterrâneo e outros para a montanha.
Hotel Villa Cimbrone, Via Santa Chiara, 26, 84010 Ravello
Localizado na Villa Cimbrone, o hotel é muito romântico e tem uma vista é deslumbrante sobre Minori e Maiori. Cada peça de mobiliário tem uma história para contar. Possui uma equipe muito simpática, preparada para fazer com que a sua estadia seja inesquecível!
Hotel Villa Fraulo, Via San Giovanni Del Toro, 18
Localizado no centro de Ravello, o Hotel Villa Fraulo ocupa um edifício histórico, que foi totalmente renovado. É a combinação perfeita entre o charme medieval, confortos modernos e vistas incríveis para a Costa de Amalfi.
Possui 27 quartos, cada um oferece uma decoração belíssima e uma varanda com vista para o mar.
Principais atrações
Villa Rufolo
A Villa Rufolo é um complexo palaciano, está localizada a pouca distância da praça principal, a Piazza del Vescovado.
Foi originalmente construída em 1270, para a poderosa e abastada família Rufolo, devido às várias reformas ao longo dos séculos, sua arquitetura mistura diferentes estilos, como uma torre gótica, um pátio mouro e um claustro normando.
Abriga uma torre de entrada, conhecida como a Torre Maggiore, tem 30 metros de altura e já foi usado para identificar navios piratas que chegam à costa de Amalfi, um jardim com plantas exóticas e um terraço com vistas fantásticas do Golfo de Salerno.
Permaneceu com a família Rufolo até que vendeu em 1588. Depois disso, o Villa caiu lentamente em desuso devido a terremotos, negligência, e subdivisões de propriedades.
Quase três séculos mais tarde, em 1851, Sr. Francis Neville Reid, um botânico escocês, visitou a vila e apaixonou-se, a comprou e começou uma extensa renovação dos jardins.
A cada verão desde 1952, os jardins da Villa Rufolo são cenários do Festival de Música de Ravello, um concerto ao ar livre realizado em homenagem ao compositor Wagner. Além disso, periodicamente ocorrem exposições de arte ao longo do ano.
Villa Cimbrone
Localizada na Via Santa Chiara, 26, entre o mar e o Vale do Dragão, a uns 20 minutos de caminhada da Piazza Duomo.
A Villa do Século XI, abandonada, foi integrada durante algum tempo ao Mosteiro de Santa Clara, quase ao lado.
Em 1904, um lord inglês Ernest William Beckett, apaixonou-se pelo lugar e comprou o terreno onde existia a antiga casa e a reformou, com a ajuda do arquiteto Nicola Mansi e de um botânico francês, Beckett. Foi adicionado aos jardins, pequenos templos, gazebos, estátuas de pedra e grutas.
A partir daí, o lugar passou a hospedar pessoas mais abastadas e os primeiros intelectuais do Século XX, foram Virginia Woolf e Lytton Strachey. Outros convidados notáveis, incluídos Winston Churchill, o famoso economista Maynard Keynes, DH Lawrence, autor de O Amante de Lady Chatterley. A atriz de Hollywood Greta Garbo e maestro Leopold Stokowski, que escreveu e produziu a trilha sonora do filme do Walt Disney, Fantasia, teve um famoso refúgio romântico em suas terras, em 1938.
Os caminhos que cortam os jardins, decorados com estátuas de deuses e outras figuras da Antiguidade clássica, como também, de plantas raras, levam até o Mirante onde encontra-se o “Terraço do Infinito”, com vistas deslumbrantes sobre o Mediterrâneo.
O Belvedere (Terraço do Infinito), é revestido por uma série de bustos de mármore. Uma atração é a estátua de Mercúrio, o deus mensageiro romano, que convida os visitantes a alguns momentos de introspecção.
Hoje a Villa Cimbrone é um hotel de cinco estrelas (Hotel Villa Cimbrone), um local para casamentos, luas de mel e recepções. Os jardins são abertos ao público e se classificam, talvez, como a visão mais fantástica na Costa Amalfitana.
Duomo (Catedral)
A Catedral de Ravello está localizada na Piazza del Vescovado, dedicada a San Pantaleone (São Pantaleão). É uma combinação de estilos barroco e romântico. Foi construída no Século XI com apoio da família Rufolo, passou por extensas modificações e restaurações ao longo dos últimos 900 anos.
A entrada da igreja apresenta duas portas de bronze, feita em 1179 em Constantinopla, por Barisano da Trani, é toda trabalhada em relevo de bronze, que retratam as 54 cenas da vida de Cristo. Estas portas de bronze são um par de apenas duas dúzias na Itália.
Outro item de atenção especial é o púlpito, revestido de mosaicos coloridos ao estilo amalfitano, que aliás existem por todo o interior da igreja, é suportado por seis colunas espiraladas sobre leões de mármore. Na cripta funciona um pequeno museu de obras de arte medievais. A maior atração é o busto de Sigilgaida Rufolo, mulher de Nicoló Rufolo, que financiou a construção do Duomo.
Na capela de San Pantaleone, os visitantes podem subir por trás do altar para olhar os frascos que contém o sangue solidificado do santo, que milagrosamente liquefaz a cada ano. Acredita-se que a relíquia foi trazido do Oriente pelos monges de São Basílio, que tinha um mosteiro em Ravello e que, foi doado à catedral. ” Nascido em Nicomédia, na Anatólia, filho de um rico comerciante, Pantaleone se tornou um médico e foi educado por sua mãe ao cristianismo. Denunciado durante a perseguição de Maximiano, ele foi condenado à morte, a decapitação ocorreu em 305.
Cursos de culinárias
Aula de culinária com a Chef Mamma Agata, Piazza S. Cosma 9,
☎ (+39) 089 857 019, www.mammaagata.com
Talentosa e experiente a Chef Mamma Agata administra aulas de culinária italiana em uma cozinha, em seu terraço com vista para Ravello.
Você vai aprender tudo sobre esta arte, desde o cultivo de hortaliças orgânicas até como servir uma bela refeição. Utilizando ingredientes regionais para fazer pratos tradicionais, incluindo antepastos, massas, pães, pratos principais e sobremesas.
Após a aula, compartilha sua refeição com os seus colegas de classe, enquanto desfruta de vinhos locais e licores caseiros da região de Amalfi. € 140- € 210.
Aula de culinária com o Chef Vincenzino, ☎ (+39) 089 858 416
Chef Vincenzino dirige uma escola de culinária de sua casa em Ravello. Para começar a sua experiência culinária, ele vai guiá-lo através das vielas históricas de Ravello, visitar as lojas locais de alimentos. Você vai conhecer os comerciantes e aprender como os moradores escolhem os seus peixes, massas, legumes e vinhos. Mais tarde, em sua casa, poderá preparar um almoço, servido (se o tempo permitir) em um terraço com vista para o Mediterrâneo. Começa em torno 9:00-10:00 e termina após a sua refeição da tarde. 150 €.
Restaurantes
Rossellinis, Via San Giovanni del Toro 28, 84010 Ravello – Amalfi Coast ☎ (+39) 089818181 Fechado de Novembro a Março
Um dos restaurantes do antigo Palazzo Sasso que agora chama-se Palazzo Avino, com 2 Estrelas no Guia Michelin, Chef Pino Lavarra (ex-Saisons o Manoir au Quat), a comida é excelente, os pratos são verdadeiras obras de artes, o menu degustação custa 95 euros, sem vinho. A vista é fantástica! Só abre para jantar.
Lobster and Martini Bar, Via San Giovanni del Toro 28, 84010 ☎: (+39) 089818181
Também dentro do Palazzo Avino, abre a partir das 18;00, curtir o pôr-do-sol, saboreando lagosta com Champagne Prosecco ou 65 diferentes Martinis exclusivamente criados pelo barman do hotel, com a vista para a Costa Malfitana.
Terrazza Belvedere, Via San Giovanni del Toro
No Palazzo Avino, serve uma variedade de lanches e pratos de massas frescas. Com um terraço situado sobre a propriedade e oferece uma vista magnífica sobre a costa.
Uma nova adição ao Terrazza Belvedere é o Lobster & Martini Bar, que abre às 18:00.
Belvedere, San Giovanni del Toro 2, 84010 Ravello,
☎: (+39) 0185 2678 90 Email: reservations.car@belmond.com
Restaurante do Belmond Hotel Caruso, famoso pela excelente seleção de pratos mediterrânicos frescos e locais. O Chef Mimmo di Raffaele utiliza as especialidades italianas tradicionais para inspirar pratos inovadores. Jante na elegante sala de jantar no interior do restaurante ou no terraço ao ar livre com vista cinematográfica.
Al Confalone, Via San Giovanni del Toro, 16, 84010 Ravello – (SA) ☎ (+39) 089 857 244
Situado dentro do Palazzo Confalone, excelente comida mas o restaurante é interno e só abre pro jantar.
Il Flauto di Pan, Via Santa Chiara 26, 84010 Ravello, Itália ☎(+39) 089 857459
Restaurante localizado no hotel Villa Cimbrone, com uma Estrela Michelin, lugar super agradável, com mesas no jardim e vista para o mar.
Oferece ótima comida, com sabores e aromas inovadores orientais picantes, muitos ingredientes são cultivados organicamente nos jardins da villa. Apenas jantar.
Country Evening, de Mamma Agata, Piazza S. Cosma 9,
☎ (+39) 089 857 019, Email info@mammaagata.com
Localizado no belo espaço, onde funciona a famosa aula de culinária de Mamma Agata, o restaurante está aberto ao público para “uso exclusivo”, precisa ser reservado com antecedência por e-mail, no local, ou por telefone.
O uso exclusivo para duas pessoas significa que você pode ter o restaurante só para o casal ou para o seu grupo de até 18 pessoas, juntamente com um chef privado, garçom, sommelier e vinho, em um terraço totalmente iluminado por velas e repleto de flores.
O preço seria em torno de € 1000 para o casal e para o grupo, de € 100 – € 120, dependendo de seus vinhos e opções do menu.
Um ótimo lugar para comemorar um casamento com poucos amigos.
Episcopio Winery, no Hotel Palumbo, Via S. Giovanni del Toro 16, ☎ (+39).089.857244 reception@hotelpalumbo.it
A Adega Episcopio está localizada no Hotel Palumbo, foi criada em 1860 pelo fundador do hotel, Pasquale Palumbo, e hoje é supervisionada por seu bisneto.
Os vinhos da adega Episcopio recebeu o reconhecimento internacional em 1880, quando ganhou o primeiro lugar em uma prestigiada degustação de vinhos de Londres.
Hoje, a vinícula apresenta os vinhos feitos a partir de uvas locais: Ginestrella, Pepella, San Nicola, Biancazita, e Biancatenera para os vinhos brancos e Aglianico, serpentaria, e Piedirosso para vermelho.
Tours da vinícola estão disponíveis, ou pode relaxar com uma taça no bar do hotel, curtindo a vista para o mar mediterrâneo.
Casa Vinícola Vini Ettore Sammarco Ravello, Via Civita, 9, ☎(+39) 089 872774
Ravello oferece uma combinação incomparável de fatores climáticos que permitem o cultivo de excelentes uvas de qualidade, para a produção de vinhos DOC (Denominação de Origem Controla).
Neste cenário maravilhoso, Ettore Sammarco, já proprietário de uma pequena fazenda, em 1962, realizou seu sonho de fundar a Casa Vinicola. Assim, ele começou a produzir, engarrafar e vender os seus vinhos, feito mais por paixão do que para o lucro.
Ao longo do tempo, a empresa tem aumentado constantemente suas atividades, especializando na produção de vinhos de alta qualidade. Hoje, as caves de Ettore Sammarco usam a última tecnologia em sua produção.
A empresa é gerida pela família Sammarco, Ettore é responsável, juntamente com seu filho, Bartolo, por todas as fases de produção. Maria Rosaria e Antonella, filhas de Ettore administram as vendas.
Aberta de segunda-feira à sábado de 09.00 às 13.00 e de 16.00 às 19.00 e no domingo de 10.00 às 13.00.
Marisa Cuomo Gran Furor Winery, Via G.B. Lama 14, 84010 Furore, ☎ (+39.)089.830348 info@granfuror.it,
A vinícola mais conhecida da costa de Amalfi está localizada em Furore, ao norte de Ravello. Propriedade familiar, dirigida por Marisa Cuomo e seu marido.
Vários vinhos já ganharam prêmios e honrarias, entre eles a Ravello Bianco, produzido a partir de uma mistura de duas variedades cultivadas apenas em Ravello.
Não deixe de experimentar a 2007 Bianco Fiorduva, que ganhou o cobiçado prêmio Tre Bicchieri, a mais alta honraria concedida aos vinhos na Itália.
Compras
Lojas de cerâmicas
Ceramiche d’Arte, Via della Repubblica 41, ☎ (+39) 089 858576 Email info@ceramichedarte.com, fax: 39 089 8586070.
Ceramiche Da Lena, Via dei Rufolo, ☎ (+39) 089 858437 Email info@ceramichedalena.com, fax: (+39) 089 858040.
Paolina, via Roma 26 (25 metros da praça principal Piazza Duomo)
Wine & Drugs, Via Ss. Trinita 6, ☎ (+39) 089 858443.
Uma pequena loja, que atrai os viajantes para uma degustação de vinho improvisada.
I Giardini di Ravello, Via Civita 19, ☎ (+39).089.872264,
Compre limoncello e outros licores gourmet, aromatizado com ervas e frutas, como erva-doce e morango, produtos feitos por artesãos locais.
Profumi della Costiera, Via Trinità 37, ☎ (+39).089.858167.
Outra loja na cidade que vende tanto limoncello e licores. Todos os produtos são feitos com ingredientes locais de acordo com receitas tradicionais.
Filo d’Autore Ravello, Via trinità 8, ☎ (+39) 089858467.
A loja de cashmere Made in Italy de qualidade. Blusas, lenços e chapéus.