Croácia, roteiro de 15 dias
A Croácia está em seu auge turístico e parece ter conquistado os brasileiros.
A companhia aérea Swiss faz voos de várias capitais brasileiras até Dubrovnik, com escala em Zagreb.
A melhor época pra se visitar o país é de Junho a Setembro, mas como o meu site se refere ao charme das cidades, sugiro evitar visitar a Croácia, na altíssima temporada. Na segunda quinzena de julho e no mês de agosto, tudo fica lotado, apesar de ser uma época muito animada.
Visto
Para a maioria dos países da Europa, brasileiros não precisam de visto. No entanto, com o intuito de aumentar a segurança do território, os 26 países signatários do Tratado de Schengen passarão a exigir uma autorização eletrônica. O ETIAS (Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem) é definido como um visto não tradicional e a partir de 2021 todos os cidadãos provenientes de países já isentos de visto para viajar pela Europa – Brasil e outras 14 nações latino-americanas, precisarão providenciá-lo antes de sair de casa.
iVisa fornece a solução mais simples para o processamento do seu visto de viagem. Permite que os viajantes processem vistos de um computador, smartphone ou tablet.
Por favor, se não for inconveniente, tire o seu visto pelo meu link de afiliado iVisa. Você não paga nada a mais por isso, e eu recebo uma pequena comissão que me ajudará a manter o meu site no ar com informações de qualidade. Agradeço muito o seu apoio!
1º e 2º dia – Zagreb
Capital da Croácia. Caminhada através de belíssimos parques, incluindo o mercado de frutas ao ar livre e o famoso Dolac, visita à Catedral da Assunção Bem-Aventurada Virgem Maria (séc XIII), à Igreja de São Marcos (séc. XIV), o Parlamento e a Torre Lotrscak (séc XIII). Aluga um carro para continuar a viagem.
Hotéis
Esplanade Zagreb Hotel, Mihanovićeva 1, Donji Grad, 10000 Zagreb, Croácia
Luxuoso hotel de 5 estrelas, situado no centro de Zagreb, logo ao lado da Estação de trem principal, a praça principal de Zagreb, a Trg Bana Jelačića fica a 900 m. Inaugurado em 1925, o Esplanade Hotel possui um dos edifícios mais proeminentes da cidade. Os quartos tem estilo art-noveau. O Zinfandel Restaurant oferece menus criativos da chef Ana Grgić, enquanto o casual Le Bistro oferece uma mistura de cozinha tradicional croata e receitas francesas. Estacionamento privativo disponível no local (sem possibilidade de reserva).
Hotel Dubrovnik, Ljudevita Gaja 1, Donji Grad, 10000 Zagreb, Croácia
Situado no centro de Zagreb, o Hotel Dubrovnik fica na praça principal de Zagreb e oferece atendimento tradicional desde 1929. Dispõe de quartos e suítes renovados com decoração clássica e comodidades modernas. está cercado por todas as principais atrações turísticas, parques e calçadões com inúmeros bares e restaurantes. Nas imediações, você vai encontrar a catedral, o pitoresco mercado ao ar livre Dolac e a principal área de compras da Rua Ilica. Estacionamento privativo disponível em localização próxima (necessita de reserva).
3º ao 4º dia – Parque Nacional dos Lagos de Plitvice (2h de Zagreb de carro, via D1 e E65/E71).
Hotel Ethno Houses Plitvica Selo, Plitvica Selo 66/1, 53231, o charme deste hotel é a sua localização, no coração do Parque Nacional de Plitvička Jezera, a cerca de 400 metros da cachoeira mais alta. Estilo rústico. Há um estacionamento privativo e gratuito (não necessita de reserva).
Localizado a cerca de 150 quilômetros da capital Zagreb, o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice, na Croácia, é formado por lagos e cachoeiras, que impressiona os visitantes.
Patrimônio Natural da Unesco desde 1979, o parque de cerca de 200Km2 é o maior do país. Um microônibus leva até o parque.
Na entrada do parque tem um mapa com as diversas trilhas bem sinalizadas, sugiro a trilha E, que leva 3h, e é a mais bonita. No final da trilha E, tem a opção de pegar um barco que leva você diretamente para outra trilha, ou só atravessa o lago para perto do ponto de partida.
5º dia –Trogir (2h15min do Parque Nacional, via E71)
Sugiro passar antes por Zadar, localizada no meio do caminho, para conhecer o Órgão do Mar. Criado em 2005, são degraus cravados em rochas que no seu interior possuem um sistema de tubulação que, com o movimento do mar, criam notas musicais com sons aleatórios.
Trogir
Cidade medieval, da Croácia, considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, uma verdadeira jóia do estilo gótico veneziano. Sugiro passar uma noite no Hotel Monika, Budislavićeva 12. Situado no Centro Histórico de Trogir (só para pedestres). Estacionamento público disponível em localização próxima (não necessita de reserva).
6º ao 8º dia – Split, (de Trogir para Split 41min)
Cidade considerada Patrimônio Mundial da Humanidade, pela UNESCO. Destaca-se o centro da cidade antiga, que se desenvolveu a partir do palácio do imperador Diocleciano, um dos mais preservados do mundo romano. Conhecer na cidade de Bol (1h13min de balsa de Split) na ilha de Brac, paraíso do windsurfe, onde localiza a praia mais bonita da Croácia, a Ziatni Rat. A Beach Brela, também considerada uma das praias mais bonita da Europa, a cidade também é muito charmosa (45min de Split).
Praia Kasjuni, água azul e calma. Restaurante Pizzaria Ziatna Vrata, ótima massa com entradas de prsut (presuntos defumados), tavernas na rua Senjska, são os Konobas, preferidos pelos croatas.
Hotéis
Palace Judita Heritage Hotel, Narodni trg 4, 21000 Split, Croácia,
É um hotel localizado num palácio que data do século XVI, na praça principal de Split, ao lado do Palácio de Diocleciano, protegido pela UNESCO. A propriedade oferece quartos luxuosos com varanda e estacionamento gratuito nas proximidades (necessita de reserva). Da varanda, você pode desfrutar de vista panorâmica da praça. O Palace Judita oferece serviço de translado gratuito com um carro elétrico de ida e volta para o estacionamento.
Piazza Heritage Hotel, Kraj Svete Marije 1, 21000 Split, Croácia
Localizado no centro de Split, o Piazza Heritage Hotel fica a apenas a 70 m do Palácio de Diocleciano e a 150m do Calçadão Riva Split. Nesta área você encontra bares, Cafés e lojas. Os 7 quartos são decorados em estilo Art Nouveau. Estacionamento público disponível em localização próxima (necessita de reserva).
Hotel Radisson Blu Resort, Put Trstenika 19, HR-21000 Split, Croácia
A poucos metros da praia e a 2,5 km do Palácio de Diocleciano, a maioria dos quartos inclui uma varanda com vista para as ilhas de Brac e Šolta. Reserva quarto na ala nova. Estacionamento privativo disponível no local (necessita de reserva).
9º ao 11º- ilha de Hvar,
O único ferry de carro que sai de Split para Hvar é o Jadrolinija. E lembre-se que ele não pára em Hvar town, e sim em Stari Grad, dalí siga as placas para Hvar (a capital), distante uns 20km. Recomendo comprar os tickets em Split, num escritório da Jadrolinija, fica exatamente no final da Riva, em Split. O segredo é chegar cedo no porto, estacionar o seu carro na fila do ferry, Hvar lota no verão.
Porto Hvar Town: só permite barcos menores, os catamarãs, que só transportam pessoas e não veículos;
Porto Stari Grad: onde atracam os ferries, barcos grandes que carregam veículos.
Existem táxis, para quem não estiver de carro, estrategicamente posicionados no porto e certamente também existem ônibus que te levam para qualquer outro ponto da ilha. O ideal é se você tiver um meio de transporte próprio a sua disposição! Um carro ou uma scooter. Hvar tem 70 km de comprimento de ponta a ponta.
Banhada pelo Mar Adriático, além de praias de pedras e águas azuis esverdeadas, é rica em belezas naturais que tem sido preservadas ao longo dos anos juntamente com sua cultura, tradição e história. Aliado a esse cenário deslumbrante, são diversas as opções de lazer, restaurantes maravilhosos e uma vida noturna vibrante. Ir para a ilha de Palmizano no arquipélago de Paklina, de taxi barco (20min), com pequenos restaurantes, praia Sucuraj.
Ilha Stipanska, 10 min de barco, tem o bar chamado Carpe Diem Beach Club, super estiloso de frente para o mar com sofás na areia.
A Fortaleza Espanhola é uma fortificação no alto da cidade, vale a pena subir 360 degraus. Caminhar pelos arredores, observar as construções dos locais, perder-se em vielas e apreciar o cheiro de lavanda.
Ir à Dubovica, uma vila de pescadores localizada à 8Km de Hvar, tem que descer para a praia à pé. Tem um simples e delicioso restaurante de um pescador.
Hotel
Hotel Adriana Hvar Spa, Obala Fabrika 28, 21450 Hvar
Localizado a 5 minutos a pé da praia e do centro histórico de Hvar. Possui terraço na cobertura com piscina coberta de água salgada e teto retrátil, bem como bar com vista panorâmica da Catedral, da Piazza e da baía.
Pare o seu carro na estação de ônibus (tem um estacionamento) e caminhe até a recepção do hotel (é fechado para o acesso com carro). Eles mandam um carrinho pegar as suas malas (com um atendente simpático e prestativo) e dão a dica para estacionar o carro em um morro, que acessa o hotel facilmente através de escadarias.
12º ao 15º dia – Dubrovnik, viagem de aproximadamente 4h.
Saída de Hvar com destino à cidade de Sucuraj, através de uma extraordinária paisagem, passando por campos de lavanda e oliveiras, vinhas e antigas aldeias com casas de pedra típicas da Dalmácia. Chegada em Sucuraj e embarque em balsa para travessia de 20 min até Drvenik, pequena cidade no continente. Logo após, viagem ao longo da belíssima costa até Dubrovnik, de aproximadamente 1h45.
A “Pérola do Adriático”. Incluída no Patrimônio Cultural Mundial protegido pela UNESCO. É considerada uma das mais belas cidades do mundo e encanta pela sua riqueza cultural e histórica. Visita à parte histórica da cidade velha. Comece no Mosteiro Franciscano que possui uma das três mais antigas farmácias da Europa, o Palácio Knezev Dvor e a Catedral da Virgem Maria. Passeio obrigatório é percorrer as muralhas que envolvem toda a área histórica, leva-se no mínimo 1h. Logo no acesso às muralhas, um painel informa que, de cada três prédios, dois foram integral ou parcialmente destruídos em bombardeios em 1991, durante a guerra civil na antiga Iugoslávia. De cima é impossível não constatar isto.
Restaurantes: o Ankara, a cerca de 30 min do centro histórico. o Nautika, com vista para o porto, e o Gil`s, restaurant sofisticado, que fica no início da Cidade Antiga, é melhor fazer reserva antecipada para pegar as mesas da parte superior do restaurante, com a vista de Dubrovnik. Veja mais dicas de restaurantes no meu Site.
Fazer passeios pelas ilhas próximas, com paradas nas praias e restaurantes, Praia Mljet em Mljet island, Peljesac Beach na península Peljesac, especialidade em ostras e comidas do mar.
Em Dubrovnik, Ir ao bairro Lapad, para conhecer um pouco mais do cotidiano de quem vive fora da Cidade Velha.
A cidade possui um teleférico, seu percurso dura 5 min e a vista é linda! Em dia claro, dá para ver toda a cidade murada, o mar, as ilhas e as montanhas da Bósnia Herzegovina que ficam muito próximas da cidade. Ficar atento às datas do Festival de Verão.
Aproveita a proximidade e inclui no roteiro um bate e volta por Montenegro, imperdível! É necessário passar pela fronteira, perde um tempinho na fila para mostrar o passaporte, mas vale muito a pena. Segue pela via D8, visitar a Herceg-Novi (1h), pegar uma balsa rápida com o carro, Tivat (1h54min), Kotor (1h53min) e Sveti Stefan (2h35min).
Veja as dicas de Montenegro no meu site.
Hotéis
Hotel Villa Dubrovnik, Vlaha Bukovca 6 Ploce, 20000 Dubrovnik
A apenas 15 minutos a pé do centro histórico de Dubrovnik, este luxuoso hotel 5 estrelas oferece uma praia privativa, 2 restaurantes e um centro de spa elegante. Há também transfer gratuito de barco para o Centro Histórico, durante a temporada de verão.
Os quartos do Villa Dubrovnik são espaçosos e dispõem de varanda privativa ou terraço. A maioria oferece belas vistas da Ilha de Lokrum e do mar. Estacionamento gratuito e privativo disponível no local (não necessita de reserva).
Hotel Excelsior, Frana Supila 12 Ploce, 20000 Dubrovnik, Croácia
Apenas 5 minutos a pé do centro histórico de Dubrovnik, hotel 5 estrelas, com uma vista de tirar o fôlego, sugiro com quarto com vista para o mar. Tem uma escada que dá para o mar e serviço de bar nas espreguiçadeiras. Estacionamento gratuito e privativo disponível no local (não necessita de reserva).
Hilton Imperial Dubrovnik, Marijana Blazica 2, 20000 Dubrovnik, Croácia
Localizado na entrada do centro histórico de Dubrovnik, Patrimônio Mundial da UNESCO, em um edifício histórico de 1895. Possui uma vista fantástica, sugiro um quarto com vista para o mar. Estacionamento privativo disponível no local (não necessita de reserva).
Se quiser mais dicas de Dubrovnik, acesse o link
16º dia – Dubrovnik – Zagreb, Croatia Airlines.