Cidades da Europa tombadas pela UNESCO A UNESCO, em 1972, criou a Convenção do Patrimônio…
St. Barth, Capital gastronômica do Caribe
St. Barth, para os íntimos (abreviação de Saint Barthélemy), uma pequena ilha das Antilhas Francesas, é um roteiro altamente gourmet, além disso, possui requinte, exclusividade e charme, pouco visto na região.
Se você curte uma alta gastronomia francesa, não deixe de colocar essa ilha do Caribe no seu roteiro de viagem! Além de estar em um dos lugares mais belo do mundo, agregue a requintada gastronomia oferecida na ilha de St. Barth. Combinação perfeita, culinária da França, apimentada com temperos caribenhos, tudo isto em um visual de tirar o fôlego. E ainda, sugiro fazer a reserva do seu hotel depois de ler este roteiro gastronômico, talvez precise ficar mais dias neste paraíso.
A comida do Caribe é conhecida pelas surpresas que proporciona ao paladar. Ligada ao imigrante das ilhas, esta culinária é chamada de “créole”, que significa “nacional”.
Para entender a complexidade da mistura étnica e cultural do Caribe basta olhar para a historia política da região. Nos últimos quatro séculos e meio as Ilhas tem estado sob domínio continuo de vários poderes europeus. Às vezes uma única ilha esteve dominada sucessivamente por diferentes impérios. St. Barth, ex-colônia sueca por mais de cem anos, depois francesa, Jamaica foi espanhola por 146 anos, depois britânica por 307 anos; Guadeloupe foi espanhola, depois britânica e francesa; St. Lucia trocou de mãos seis vezes em vinte anos. Não somente Espanha, Inglaterra e Franca, os maiores impérios coloniais da época, mas também a Holanda, Dinamarca e os Estados Unidos.
Com mais de 70 restaurantes e a maioria deles funciona sob o comanado de chefs franceses. Alguns seguem a alta gastronomia, com produtos frescos e encontrados localmente, e também há ingredientes e produtos que vêm diretamente da França ou de outros lugares, para opções gastronômicas variadas.
Em Novembro, acontece na ilha o Taste of Saint Barth, o seu festival gastronômico. Chefs estrelados vindos de vários lugares do mundo, dividem a cozinha com nomes locais.
Segue um roteiro gastronômico, com uma lista de alguns dos melhores restaurantes de St. Barth, os endereços, vocês encontrarão no meu site, https://www.viagemcomcharme.com/st-barth/ em destinos, Américas – Caribe.
L’Isola é a referência italiana da ilha. O restaurante de Fabrizio Bianconi funciona num ambiente sofisticado, à luz de velas. No menu, massas, frutos do mar e carnes, além de produtos importados da Itália. Sugiro reservar com antecedência. É considero o melhor restaurante da Ilha.
Bonito, Rue Lubin-Brin, Gustavia tel:+590 590 279 696
Um dos restaurantes mais famosos da ilha, em um ambiente charmoso e descontraído, possui uma vista deslumbrante para a enseada de Gustavia.
Reserve uma mesa próxima a janela, para ter um jantar com uma linda vista. O Chef Laurent Cantineaux criou experiência gastronômica, franco-latina. Uma ótima música e um pôr-do-sol fantástico!
On The Rocks, com uma localização excepcional, debruçado nas rochas do hotel Eden Rock, com vista maravilhosa sobre a Baía de St Jean. Serve deliciosos pratos preparados pelo chef Eric Desbordes, sob a liderança de Jean-Georges Vongerichten, conhecido no mundo inteiro. Sua cozinha inventiva, internacional e elegante. O restaurante é ideal para casais, é muito romântico. Cocktails requintados ao pôr do sol e um menu de snacks aperitivo disponíveis a partir de 18:00, o restaurante abre às 19:00 para o jantar. No momento está em construção devido ao furacão (Fev/2019).
Bagatelle, é uma filial do restaurante que virou hit em Nova York, localizado ao longo da orla, em Gustavia. O menu é um mix de cozinha francesa com mediterrânea. No bar uma ótima seleção de drinks refrescantes, um ambiente descontraído, ideal para o pôr do sol ou um jantar festivo. Música alta e muito animada, se preferir um pouco mais de sossego, reserve sua mesa na varanda apreciando os barcos ancorados no porto.
Dês Pêcheurs, localizado no Hotel Le Sereno, em ambiente descontraído, pés na areia. Os pescadores locais chegam ao Le Sereno em seus barcos para entregar diariamente os peixes. O peixe é “preparado como você gosta”, inteiro ou em filete. Sugiro o almoço tardio, com o pôr do sol.
Taino, localizado no Christopher Hotel, Jean-Baptiste Piard é um jovem chef com experiência internacional. Começou sua carreira na França, em seguida, tomou a estrada para o Canadá, Polinésia Francesa, fixando-se em St. Barth. Melhor cozinheiro da Polinésia Francesa em 2013, está agora no comando das Taino & Mango. Desfrute de uma cozinha requintada, influenciada por suas viagens.
Eddy’s, localizado em um pequeno jardim tropical, o menu mistura a gastronomia créole e francesa. Para quem quer conhecer um pouco da culinária local, é obrigatório fazer ao menos uma visita ao aconchegante Eddy’s, restaurante predileto do ator Tom Hanks em St. Barth. Peça uma porção de accra, bolinho de peixe que lembra (e muito) a patanisca portuguesa. O restaurante não aceita reservas. Fechado aos domingos.
Le Gaiac, localizado no Hotel le Toiny, com vista para o Mar do Caribe. O Chef Jean-Christophe Gille, renomado artista culinário, é conhecido por sua combinação gastronômica da cozinha francesa com os sabores locais do Caribe.
No menu de jantar sugiro experimentar o espaguete com trufas negras, preparado na mesa, em uma roda de queijo parmesão. Uma incrível experiência culinária!
Fechado 15 de Agosto à 1º de Novembro. Sugiro fazer suas reservas com antecedência.
L’Esprit Localizado na estrada para a praia de Salinas
tel +590 590 52 46 10
Chef Jean-Claude Dufour, ex-on-the-Rocks do Eden Rock Hotel, agora dirige o seu próprio restaurante em um lindo jardim tropical em Saline. Sua cozinha tem raízes francesas tradicionais enriquecido com sabores exóticos. Desfrutar de um jantar sob as estrelas. A novidade é um bar de tapas e “Esprit At Home”, um serviço de catering para suas festas privadas. Fechado de 12 de Junho à 17 de Julho e às quartas-feiras não funciona.
Santa Fé, localizado a poucos minutos de Gustavia, na entrada da praia de Gouverneur. Emmanuel trabalha com uma equipe profissional, a fim de fornecer um dos menus mais variados na ilha, tanto para o almoço e jantar, misturando produtos locais com cozinha tradicional francesa. Para um jantar perfeito, sugiro a lagosta ao thermidor. Possui um grande tanque do qual você pode escolher sua própria lagosta viva. Como dizem na França … bon appétit!
Abre a partir de meio-dia às 15:00 e 6: 30-22:00. Fechado todas quartas-feiras e de 24 agosto – 14 outubro.
Nikki Beach, com o pé na areia de St. Jean, Nikki é conhecido como o Beach Clube do jet-set. Restaurante charmoso, muito animado, com DJs convidados, musica alta e pessoas dançando em cima das mesas. Possui um cardápio com opções variadas, inclusive comida japonesa e com ótimos drinks. Oferece serviço de praia para quem quiser passar o dia, um colchão na areia é bem caro. Muita gente bonita!
Orega, 13 Rue Samuel Fahlberg, Gustavia
tel: (+59) 0590 524 531
Orega cria uma experiência de fusão com cozinha japonesa e francesa, utilizando ingredientes de qualidade. Oferece pratos clássicos e exclusivos, primorosamente preparados e apresentados para o seu jantar. Funcionários simpáticos, possui um serviço impecável em um ambiente charmoso. Você janta com as estrelas, o restaurante possui um toldo retrátil. Abre às 18:30 até 22:30, fecha às quartas-feiras. É necessário reservar em alta temporada, fica lotado.
Shellona, ex-Dõ Brazil, de frente para o mar, com vista deslumbrante para as águas azul-turquesa do Caribe e com os pés na areia em Shell Beach.
Oferece autêntica cozinha mediterrânea, elaborada pelo Chef Grego Yiannis Kioroglou.
É o lugar perfeito para desfrutar do almoço em uma das praias mais bonita de St. Barthélemy. O restaurante é muito animado, com boa musica ao som de DJ. Possui uma boa carta de vinho e deliciosos cocktails no bar. Espreguiçadeiras com guarda- sol para alugar.
O pôr-do-sol é fantástico. Necessário reservar, em alta temporada fica lotado, inclusive a tripulação dos yatchs reservam as espreguiçadeiras para os seus clientes cedo, apesar de muitos irem só para almoçar, as espreguiçadeiras ficam desocupadas, mas reservadas.
Quando fomos, em Março, fechava às 16:00, no site diz que vai até às 20:00.
Uma dica: Se no Porto de Gustavia tiver um navio grande, evite esta linda praia, é a única próxima do porto e dá para ir caminhando até a praia. Se sua intenção é relaxar, não vá! Imagine a quantidade de turistas de um navio, em uma praia pequena paradisíaca?
Le Ti St. Barth
Um restaurante muito animado com atrações como dançarinas e shows e depois vira uma festa. A decoração é estilo “cabaret”. No final do show, tem perucas, chapéus, etc, para todos entrarem no clima!
Cidades da Europa tombadas pela UNESCO A UNESCO, em 1972, criou a Convenção do Patrimônio…
Peloponeso, na Grécia, paraíso pouco conhecido dos brasileiros Qual é a Grécia dos seus sonhos?…