Rothenburg ob der Tauber, umas das mais belas cidades medievais da Alemanha
Rothenburg ob der Tauber, ou apenas Rothenburg, é a cidade medieval, cercada de muralhas, mais bem preservada da Alemanha. Motivo de sua reputação como um dos destinos mais atraentes da Alemanha.
Localizada no sul da Alemanha, mais precisamente no estado da Baviera, a cerca de 250 km de Munique e 180 km de Frankfurt. O nome “Rothenburg ob der Tauber” significa, em alemão, “Fortaleza Vermelha sobre o rio Tauber”.
Rothenburg ob der Tauber é uma das 27 cidades da encantadora Rota Romântica. É considerada por muitos viajantes a mais charmosa cidade da rota. Uma rota de 350km que se inicia na cidade de Wurzburg ao norte e termina na cidade de Füssen ao sul. Passa por florestas, montanhas e cidades pitorescas, com seus castelos, bosques e boa gastronomia.
Rothenburg é um lugarejo muito charmoso, parece ter parado no tempo. Suas ruas são estreitas e de paralelepípedos, luminárias antigas, as casas coloridas e algumas foram construídas com estilo enxaimel e com floreiras nas janelas. Há igrejas em estilo gótico, muitas lojinhas, cafés e restaurantes.
A área é protegida como Patrimônio Histórico da Estado da Baviera que engloba o núcleo entre muros, parte do vale, pontes e algumas construções próximas do rio Tauber, é o retrato de uma cidade medieval que permite nos transportarmos à idade média e imaginar como foi a vida naqueles tempos.
Rothenburg ob der Tauber é uma cidade bem pequena, com aproximadamente 11.000 habitantes. É possível caminhar por suas principais ruas e ver suas atrações a pé. É o destino perfeito para um passeio de um dia ou pode ser uma base para visitar algumas cidades da Rota Romântica.
O turismo é um fator econômico importante para a pequena cidade no centro da Francônia, com cerca de 1,7 milhão de visitantes diários. Recomendo passar pelo menos 1 noite e aproveitar todo o clima romântico da cidade. Depois que a maioria dos turistas vão embora, a cidade fica mais agradável e tranquila.
A parte antiga da cidade tem proibição de tráfego entre 11-16h e 19-06h. Somente quem tem reserva confirmada nos hotéis desta região da cidade tem a permissão de entrar. Alguns hotéis oferecem estacionamento próximo.
Quem não for ficar hospedado em hotel, o indicado é seguir as placas de estacionamentos pagos, próximos às muralhas, antes de entrar na cidade.
A cidade serviu de inspiração para a Disney criar a vila onde vivia o Pinóquio (1940). Foi também cenário do Harry Potter e as Relíquias da Morte.
Durante o ano inteiro, Rothenburg preserva um clima natalino, a Käthe Wohlfahrt, a maior loja de produtos de Natal da Europa, abre todos os dias. No fim do ano, acontece o Reitlersmarkt, um mercado de Natal que possui 500 anos de tradição.
Como Chegar
É possível chegar a Rothenburg ob der Tauber de carro, ônibus, trem ou tours saindo de cidades grandes próximas, como Munique (249 Km), Frankfurt (182 Km) ou outras.
Estar de carro na região é bem prático, principalmente se você pretende visitar outras cidades da Rota Romântica.
De carro
Pela estrada, basta seguir a autoestradas A6 e A9, 249 Km de Munique (2h34min) e via A7 e A3, 182 Km de Frankfurt (1h54min).
Rothenburg conta com vários estacionamentos pagos do lado de fora das muralhas.
De ônibus
Existe uma linha de ônibus que percorre diariamente a Rota Romântica (apenas durante meio de Abril a Outubro). Os ônibus saem de Frankfurt ou Munique.
De trem
Partindo de Munique, a viagem de trem dura quase 4h e de Frankfurt 2h 30min.
Basta uma caminhada de 15 minutos da estação de trem para chegar à Praça do Mercado (Marktplatz) do centro histórico.
História
Rothenburg ob der Tauber é uma das mais antigas e históricas cidades medievais ao longo da Estrada Romântica.
Sua história remonta ao ano de 960 dC, quando o primeiro centro populacional foi fundado no vale do rio Tauber (paróquia de Datwang), que hoje é um bairro de Rothenburg. Com a construção do castelo imperial, onde a família real de Hohenstaufen se estabeleceu em 1142, a vila passou a crescer nas redondezas dele.
Já no ano 1250 foi construída a estrada que ligava Ausgburg a Würzburg e passava por Rothenburg. Esta estrada é hoje parte do que chamamos de Rota Romântica.
Em 1274, quando o monarca Rodolfo de Habsburg concedeu a Rotemburgo o título de “Cidade Livre”, que juntamente com a situação estratégica da cidade, levou a Rothenburg a tornar-se um importante centro comercial.
A comunidade judaica de Rothenburg era uma das mais antigas da Alemanha. Durante o pogrom de Rintfleisch em 1298, quase toda a comunidade, cerca de 450 pessoas, foram assassinadas. Logo depois os judeus se estabeleceram na cidade novamente. A comunidade recém-formada foi vítima de um pogrom novamente em 1349. Mesmo depois disso, os judeus voltaram para Rotemburgo. Em 1520, o pregador da cidade Johannes Teuschlein provocou um despejo final e os bens da comunidade foram confiscados. A sinagoga de Kapellenplatz foi convertida em uma capela “dedicada à Virgem Maria”. Foi somente no século XIX que os judeus puderam se estabelecer novamente em Rothenburg.
Em 1356, um terremoto destruiu inteiramente o castelo imperial e parte da cidade. As pedras foram utilizadas para construir as muralhas da cidade. Em 1400, com cerca de seis mil habitantes, Rothenburg era uma das maiores cidades do império.
Em Outubro de 1631, durante a Guerra dos Trinta Anos, o católico Johann Tserclaes, conde de Tilly, estava planejando que seus 40 mil soldados tomassem a Rothenburg ob der Tauber, uma cidade de população luterana. Ao invés de permitir a entrada, a cidade se defendeu para suportar o cerco. No entanto, as tropas de Tilly derrotaram rapidamente Rothenburg, perdendo apenas 300 soldados.
A lenda conta que o general desafiou Nusch, prefeito da cidade, a tomar um cântaro de 3,250 litros de vinho em um gole só para que não destruísse completamente a cidade. O prefeito aceitou o desafio e Tilly cumpriu a promessa de não destruir Rothenburg.
Depois do inverno, as tropas deixaram a cidade pobre e quase vazia. Desde 1881, no Dia de Pentecostes (celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa), esse evento é comemorado na festa Meistertrunk. A cidade encena na praça central o “Der Meistertrunk”, o encontro de Nusch com o conde de Tilly, com uma grande marcha militar, trajes históricos, danças e concertos de música.
Mesmo que você não esteja na cidade durante esta época, pode aproveitar sua passagem pela Marktplatz para admirar o relógio astronômico, o Ratstrinkstube mit Kunstuhr. Diariamente, de hora em hora (entre 10h e 22h) a janelinha do relógio se abre mostrando o “herói” da cidade, o antigo prefeito Nusch, bebendo o vinho.
Em 1634, a peste negra matou muitos habitantes. Sem qualquer dinheiro ou poder, Rothenburg parou de crescer, preservando assim seu estado Século XVII.
Já antes da 2ª Guerra Mundial a cidade atraía muitos turistas. Mas mesmo assim não foi perdoada e teve 45% de toda sua área destruída por bombardeios. Se ergueu rápido e a maioria dos seus prédios foram reconstruídos, em parte, por doações de todo o mundo. E em 1950 ela já estava de volta ao seu esplendor e seu núcleo histórico fielmente reconstruído privilegiando o período medieval.
Fontes:
Viajoteca
Visto
Para a maioria dos países da Europa, brasileiros não precisam de visto. No entanto, com o intuito de aumentar a segurança do território, os 26 países signatários do Tratado de Schengen passarão a exigir uma autorização eletrônica. O ETIAS (Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem) é definido como um visto não tradicional e a partir de 2021 todos os cidadãos provenientes de países já isentos de visto para viajar pela Europa – Brasil e outras 14 nações latino-americanas, precisarão providenciá-lo antes de sair de casa.
iVisa fornece a solução mais simples para o processamento do seu visto de viagem. Permite que os viajantes processem vistos de um computador, smartphone ou tablet.
Hotéis
Hotel BurgGartenpalais, Herrngasse 26, 91541 Rothenburg ob der Tauber
É um charmoso hotel, situado dentro das muralhas, no coração do Centro Histórico, bem próximo ao Merkatplatz.
Localizado em um lindo prédio histórico, uma das construções mais antigas de Rothenburg. Muito bem decorado com peças se época e portas renascentistas originais, você se sente na idade média.
O quarto que ficamos era grande e muito confortável, com ar condicionado. O hotel possui um restaurante muito bom. Café da manhã excepcional, um buffet com muitas variedades. E tem elevador!
Destaque para o atendimento, equipe super simpática, todos muito prestativos e nos deram ótimas dicas da cidade.
E uma coisa muito importante é que tem estacionamento no próprio hotel, não precisa carregar malas pelas ruas de pedras da cidade.
Não foi muito fácil de encontrar o estacionamento, fica atrás do hotel, ainda mais com as ruas que estavam em obras, ficam bloqueadas e o GPS não funciona bem.
Hotel Herrnschloesschen, Herrngasse 20, 91541 Rothenburg ob der Tauber
Um edifício histórico de 1.100 anos, muito bonito, com uma localização perfeita dentro das muralhas de Rothenburg.
Se chegar de trem, a equipe encontra com você na estação, leva as suas malas para o quarto. Na chegada somos recebidos com um drink de boas vindas em um belo jardim, durante o processo de check-in.
Hotel pequeno, possui apenas 08 quartos confortáveis, cada um diferente do outro, com decoração de muito bom gosto. Alguns quartos tem ar condicionado.
O hotel não tem elevador, portanto pode ser um problema pra quem tem mobilidade reduzida, os funcionários sobem com as malas.
Os anfitriões, Aneta e o Bart e todo o staff são excepcionais, sempre atentos às necessidades dos hóspedes, dão excelentes dicas de passeios.
Café da manhã ótimo, servido no jardim, embaixo de macieiras e com pássaros cantando.
Estacionamento privativo disponível no local (necessita de reserva), a um custo de EUR 8 por dia.
Burghotel, Hotel pequeno, de três estrelas, muito charmosos e romântico. Situado em um edifício do século XII, dentro das muralhas.
Todos os quartos do Burghotel são bem decorados e espaçosos, mas não tem ar condicionado e no verão faz calor. Tem um apartamento no andar superior de 80m2, com três quartos e varanda.
Café da manhã personalizado com os gostos dos clientes, delicioso com uma vista linda para o vale.
Um atendimento primoroso e exemplar do proprietário, Sr. Otto Berger e dos funcionários, sempre muito gentis.
Não tem elevador, mas sempre tem gente para ajudar com as malas para subir e descer as escadas. Porém, para pessoas com dificuldades de locomoção, não seria recomendável ficar em quartos superiores.
Estacionamento privativo do hotel (10 euros a diária). O hotel tem um bom custo-benefício.
Por favor, se não for inconveniente, faça as reservas de suas acomodações pelo nosso link de afiliado do Booking.com, é só clicar no nome do hotel da sugestão. Você não paga nada a mais por isso, e eu recebo uma pequena comissão que me ajudará a manter o meu site no ar com informações de qualidade. Agradeço muito o seu apoio!
Principais Atrações
Muralha
As famosas muralhas e torres que circundam a cidade visando sua proteção foram construídas durante o século XIII. São cerca de 3 km de muralhas que impressionam por estarem tão bem preservadas. Há pontos nas muralhas que é possível subir através de escadas e caminhar por elas.
Os visitantes podem explorar a muralha da cidade na Tower Trail de Rothenburg, que percorre o bairro antigo por cerca de 2h 30min. A vista da cidade é linda das muralhas.
Em toda a extensão da muralha, está escrito nas paredes o nome das pessoas que contribuíram para sua construção e quanto cada uma delas doou em dinheiro.
As entradas e saídas da cidade são marcadas por portões medievais que nos remete a uma verdadeira viagem no tempo.Há um total de 42 portões e torres na cidade.
Portão Rödertor
Este é o portão da entrada principal da antiga cidade medieval, também chamado de Röderturm. Foi parcialmente destruído em 1945 pelos efeitos da guerra.
A torre é a parte mais antiga do complexo portão, do século XIII, enquanto o nível superior de enxaimel foi adicionado por volta do século XVII. Da torre você tem uma vista maravilhosa do bairro antigo.
Ao lado do portão funcionava uma alfândega responsável pela cobrança de pedágio para acessar a cidade. O Röderturm também é um ponto de partida central para a Tower Trail de Rothenburg, que leva ao bairro antigo.
Portão Galgentor, Vorm Würzburger Tor 6, 91541 Rothenburg ob der Tauber, Alemanha
Também chamado Würzburger Tor, foi construído em 1388 e localizado a 438 metros acima do nível do mar, no ponto mais alto da cidade. Leva à antiga área onde execuções eram conduzidas em frente ao público.
Cinco torres foram adicionadas às fortificações por volta do ano 1600. Na Guerra dos Trinta Anos, em 1631, os conhecidos generais católicos Tilly (1631) e Turenne (1645) conseguiram entrar na fortaleza, exatamente nesse ponto. Atualmente, existe no local um parque infantil.
Klingentor, Klingengasse 15, 91541 Rothenburg ob der Tauber
A torre adornada com janelas a mais de 30 metros de altura, mostra a ampliação da cidade velha desde o século XVI. Em 1594 foi instalado um grande depósito de cobre, desde então, a torre serve de reservatório de água e abastece as fontes da cidade.
Recebeu esse nome do desfiladeiro que desce até o vale, que a população sempre chamou de “Klinge”.
Uma das características especiais do portão Klingentor é que ele compartilha uma parede com a Igreja de St. Wolfgang. Na Idade Média, era possível subir a torre por dentro da igreja, permitindo que os defensores da cidade disparassem sobre o invasores.
Spitaltor / Spitalbastei, Spitalgasse 55
O Spitalbastei é um dos sistemas de defesa da cidade de Rothenburg, é a última das fortificações da cidade e a mais impressionante de todas.
A planta desta fortificação tem forma de um 8 e foi criada por Leonhard Weidmann no final do século XVI. Inclui sete portões, uma ponte levadiça e um parapeito que poderia ser usado para ataques com canhões, protegendo Rothenburg dos ataques do sul.
Possui inscrição latina, ‘Paxintrantibus, Salus exeunt bus’, e significa ‘paz para quem entra, boa saúde para quem sai novamente’.
Entre nas muralhas, veja o fosso, os canhões e toda a construção medieval que é imperdível!
Portão Burgtor (Portão do Castelo), 91541 Rothenburg ob der Tauber
O castelo de Rothenburg foi construído por volta de 1142, sendo que em 1356, um terremoto o destruiu. Foi decidido que uma torre fortificada deveria proteger a cidade dos invasores do oeste, por esta razão, construíram o Burgtor (portão do castelo). Os dois edifícios redondos, são a antiga guarita e a alfândega, onde cobravam um pedágio dos viajantes que entravam no cidade do vale Tauber.
O brasão de armas na arcada mostra a águia imperial, geralmente o símbolo das cidades imperiais livres que eram autônomas e diretamente subordinadas ao rei ou imperador.
No alto do portão Burgtor, tem uma máscara com um buraco na boca. Através deste buraco, os defensores de Rothenburg podiam derramar líquido quente na cabeça de seus inimigos que estavam invadindo o portão durante um ataque.
No local do castelo fizeram um jardim, Burggarten. Um dos edifícios originais do castelo foi reconstruído por volta de 1400 pelo prefeito Heinrich Toppler, é a capela de St. Blaise no jardim.
Burggarten (Jardim do Castelo)
Na verdade não era o jardim do Castelo, foi criado no local da destruição do castelo pelo terremoto que aconteceu na cidade em 1356.
O jardim é um ótimo lugar para descansar, apreciar a vista espetacular da cidade velha e da Ponte Dupla no vale Tauber.
Ao norte, o visitante olha para o distrito de Detwang. Uma curta trilha leva do Burggarten a Detwang, passando pelo Unter den Linden (jardim da cerveja) ao longo do rio Tauber.
Existem oito belas esculturas para representar as quatro estações e os quatro elementos.
No jardim há dois canteiros de flores, com belas esculturas, representando as 4 estações do ano e o outro os 4 elementos da natureza. Eles foram construídos entre os séculos XVII e XVIII.
A Capela de St. Blaise foi renovada após o terramoto. No entanto, este edifício não era originalmente uma capela, mas sim onde o rei recebia seus convidados. Hoje é um memorial aos mortos de ambas as guerras mundiais. Há ao lado da capela uma cópia da pedra pogrom de 1298, cujo a original é exibida no Museu de Rothenburg. Em memória ao assassinato da população judaica de Rothenburg, que pereceu na Idade Média durante o pogrom de carne bovina em 1298.
Markusturm, Rödergasse 22, 91541 Rothenburg ob der Tauber
Markusturm ou Torre de São Marcos, é uma torre alta de mais de 22 metros de altura, com um relógio. Faz parte da primeira fortificação erguida na cidade por volta do século XII.
Até princÍpios do século XVIII serviu de calabouço, atualmente abriga o arquivo da cidade
Plönlein
A palavra “Plönlein” deriva do latim “planum” que significa “quadrado plano”.
A famosa bifurcação é o cartão postal da cidade, é um dos lugares mais fotografados de Rothenburg Ob Der Tauber. Trata-se de uma pequena casa de madeira enxaimel amarela, com a romântica fonte Röderbrunnen na sua frente. Esta paisagem é emoldurada pela torre Siebers do lado esquerdo, construída em 1385 e no lado direito o portão de Kobolzell, construído em 1360, e, cercada por moradias cuidadosamente restauradas.
Esta charmosa e pitoresca perspectiva é copiada por artistas, arquitetos e designers, sempre que eles precisam representar um cenário medieval típico da Europa, como no clássico filme do Pinocchio (1940) da Walt Disney.
Marktplatz
Marktplatz significa “praça do mercado” e assim chamada porque era aqui que acontecia o mercado da cidade desde os tempos mais antigos.
A Praça do Mercado é o coração de Rothenburg. Rodeada por charmosas casinhas de enxaimel, cafés, é aqui que também fica a Prefeitura (Rathaus) da cidade que possui uma torre (Rathausturm) de 52 metros de altura, em que se pode subir seus 220 degraus para se ter uma linda vista da cidade.
Perpendicular a Prefeitura está o Ratstrinkstube, que era a antiga Câmara Municipal da cidade, hoje é o Centro de Informação Turística. A atração é o relógio astronômico no alto da fachada, instalado em 1683, que todos os dias às 11h, 15h, 20h e 22h, acontece uma pequena encenação, que remete à fábula “Meistertrunk”. Um bonequinho representando o prefeito Nusch, tomando seus 3,25L de vinho. Relembrando a lenda, o prefeito Nusch salvou a cidade da destruição das mãos das tropas do General Tilly, pois ele conseguiu beber uma taça de vinho de 3,25 litros em um único gole, em outubro de 1631.
Nos cafés em torno da praça, e nos degraus da Prefeitura, os nativos de Rothenburg relaxam ao lado de visitantes de todo o mundo.
No verão, a praça do mercado serve como palco para concertos ou como ponto central de contato para os festivais de história “Der Meistertrunk” e os festivais de Reichsstadt.
E no inverno, é realizado o Reiterlesmarkt, mercado de Natal de Rothenburg.
O Centro de Informações de Turismo está localizado no Marktplatz, na antiga taverna do conselho regional, (no mesmo prédio que a apresentação do relógio). São distribuídos mapas da cidade em vários idiomas, bem como informações das principais construções. Mesmo que o posto esteja fechado, os mapas ficam numa estante do lado de fora do escritório.
Está aberto todos os dias no verão e de segunda a sábado no inverno.
Site: www.rothenburg.de
Rathaus e Rathausturm, Marktplatz 1, 91541 Rothenburg ob der Tauber
A Prefeitura (Rathaus) da cidade está localizada na Marketplatz, em um edifício que mistura arquitetura gótica e neoclássica. Abriga uma torre (Rathausturm) com 52 metros de altura. Subir os 220 degraus desta torre permite uma das melhores vistas da cidade antiga, se tiver condição física, vale o esforço.
A Prefeitura é um ponto de encontro de diversas excursões guiadas, inclusive a temática, como a do Vigia Noturno. Um passeio noturno, onde o guia encarna um personagem chamado de Nightwatchman, vigia noturno da Idade Média, que fazia a segurança da cidade.
Entrada para a Torre: adultos €2, crianças até 14 anos €0,50.
Aberta: Abril-Outubro, entre 09h30 -12h30 e 13 -17h; Novembro e de Janeiro – Março: Sábado e Domingo, entre 12-15h; Dezembro, diariamente, 12-15h.
Obere Schmiedgasse
É uma das principais ruas de Rothenburg ob der Tauber. Começa na Market Place e vai até o Plönlein, onde o nome da rua muda para Spitalgasse depois que você passa pela Torre Siebers. Nesta rua, você encontrará algumas das melhores lojas e restaurantes.
Uma loja especializada em artigos medievais, outras lojas especializadas em artigos de cristal e cerâmica importados da República Tcheca, Áustria e Hungria. Outra loja dedicada a vinhos e licores francos (não franceses).
Baumeisterhaus (Casa dos Mestre dos Construtores), Obere Schmiedgasse 3, 91541 Rothenburg ob der Tauber, Alemanha
A antiga rua Schmiedgasse, no número 3, é a Baumeisterhaus (Casa do Mestre Construtor). Construída em 1596, é uma das melhores casas renascentistas da Baviera, onde viveu o mestre construtor de Rothenburg, Leonard Weidmann. Leonard também construiu o Spitalbastei e a Hegereiterhaus.
Observe as duas fileiras de estátuas na frente do prédio. Elas descrevem as Sete Virtudes (Castidade, Abstinência, Liberalidade, Diligência, Paciência, Bondade e Humildade) e os Sete Pecados Capitais (Luxúria, Gula, Ganância, Preguiça, Ira, Inveja e Orgulho). As imagens originais foram substituídas por réplicas para preservação e agora podem ser vistas no Reichsstadtmuseum (Museu da Cidade Imperial).
Hoje, este edifício abriga um restaurante turístico, que parece um museu, serve a tradicional cozinha alemã.
O edifício verde à direita do Baumeisterhaus, na foto abaixo, é a antiga residência do prefeito mais famoso de Rothenburg, Heinrich Toppler, que data de 1400. Possui um pequeno restaurante com cozinha aberta no térreo.
Toppler foi preso na masmorra do velho Rathaus em 1408 e diz a lenda que sua esposa tentou cavar um túnel na prisão para libertá-lo.
Herterichsbrunnen, na Marktplatz, Rothenburg ob der Tauber
Devido à situação geográfica acima do rio, o abastecimento de água era um problema antigamente em Rothenburg. Por isso, em toda cidade existem diversas fontes de água. Além de fornecer água potável para a população, as fontes eram um reservatório para apagar os incêndios.
Erguida em 1446, a fonte de Herterichsbrunnen, também chamada de São Jorge, é a maior delas e se localiza na praça do mercado. Tem uma capacidade de cerca de 100 metros cúbicos de água.
A fonte apresenta um chafariz coroado pela figura de São Jorge, matando um dragão com uma lança. Na Idade Média, ficavam na frente da fonte uma forca, um pelourinho e palco de tortura.
As fontes há muito tempo perderam sua função de suprimento para a população. No entanto, elas ainda são indispensáveis na decoração da cidade antiga, atrai muitos turistas.
No Walt Disney World, localizado em Orlando, há uma reprodução da fonte no “Pavilhão Alemão”.
Marien-apotheke (farmácia), Marktpl. 10, 91541 Rothenburg ob der Tauber, Alemanha
Marien-Apotheke foi fundada em 1812 pelo farmacêutico e químico Johann Michael Schiller (1763-1825), tem mais de 200 anos de história. O nome real do edifício é Jagstheimerhaus em homenagem ao prefeito Jagstheimerhaus que construiu em 1448.
Foi a mais antiga prefeitura de Rothenburg, que durou do século XI ao XIII. O edifício foi vítima de um incêndio na cidade em 1240, apenas as paredes do porão permaneceram. Reconstruído, um novo prédio mais espaçoso, continuou a funcionar como uma “antiga prefeitura” até o final do século XIV.
Hoje é uma bela farmácia dentro das muralhas.
St. Wolfgangskirche (Schäferskirche),Klingentorbastei 1, 91541 Rothenburg ob der Tauber
A igreja fortificada gótica tardia de St. Wolfgang, foi construída de 1475 a 1492, integrada diretamente nas fortificações do Klingen-Bastei. Recebeu um altar-mor em 1514.
A igreja era local em que muitos pastores rezavam para que St. Wolfgang, seu santo padroeiro, protegesse seus rebanhos de predadores.
Um pouco de história
O comércio de pastoreio e lã teve uma grande importância na cidade medieval de Rothenburg. Os pastores se uniram para formar uma irmandade de pastores. Em um lugar em frente ao Klingentor, eles adoravam St. Wolfgang, o protetor dos rebanhos.
Nos anos de 1475 a 1492, uma pequena e encantadora igreja foi construída no local, uma igreja fortificada, que ainda se apresenta inalterada: do lado de fora do portão, como uma fortificação, por dentro, como uma igreja gótica tardia.
No interior da igreja existem três altares de 1500, o principal é o Wolfgangsaltar (altar-mor) com figuras de madeira São Sebastião, São Wolfgang e São Rochus, além de representações da lenda de Wolfgang.
Abriga o Museu de Dança do Pastor, com várias exposições e show de marionetes.
Mais história
Desde 1472, a Irmandade dos Pastores se reuniam todos os anos para comemorar o Dia do Pastor. Os pastores festejavam e dançavam com suas filhas. Essa dança foi esquecida mais tarde por um longo tempo.
Somente no evento de carnaval do Clube de Ginástica de Rothenburg, em 1911, esse costume foi revivido.
Hoje, este evento é realizado várias vezes ao ano no mercado de Rothenburg.
Fonte da história: Historischer Schäfertanz
St. Jakobs Kirche, Pfarramt St.Jakob, Klostergasse 15, 91541 Rothenburg ob der Tauber.
Igreja paroquial evangélica luterana de St. Jakob (período de construção 1311-1485) é a mais importante da cidade de Rothenburg.
Rothenburg era uma parada na rota de peregrinação entre Dinamarca e Roma ou Santiago de Compostela, a construção de uma grande igreja tornou-se necessária.
Mais de 1000 peregrinos chegam à Jakobskirche todos os anos por possuir em seu interior uma das maiores relíquias da cristandade: o Altar do Sangue Sagrado.
Reza a lenda que gotas do Sangue Sagrado de Cristo são mantidas em uma cruz de relicário de cristal de rocha (1270) no altar, acima das esculturas entalhadas.
O altar inclui cenas da representação da Última Ceia, data de 1505, que é considerada como um dos melhores exemplos do trabalho do famoso entalhador Tilman Riemenschneider.
Outra importante obra de arte em St. Jakobskirche está no altar principal quando você entra na igreja. É o altar dos Doze Apóstolos, de Friedrich Herlin (1466), a cena da crucificação esculpida domina a obra de arte, sendo uma das mais bonitas de toda Alemanha. Os Doze Apóstolos ficam logo em baixo
Ao lado do altar mor, encontra-se o tabernáculo de São Tiago, onde a hóstia sagrada é guardada. Esse tabernáculo de Pedra é belíssimo e apresenta as figuras de São Tiago apóstolo.
Outras jóias da igreja são o Altar Ludwig von Toulouse, de Tilman Riemenschneider, e o Altar da Coroação Maria, da Escola Riemenschneider
Aqui também vale a pena dar uma olhada nos detalhes dos vitrais da capela-mor oriental. Adornados com imagens valiosas de 1350 a 1400 dC, incluindo a janela esquerda (cerca de 1400) com cenas da vida da Virgem Maria, janela central (cerca de 1350) com cenas da vida e paixão de Cristo e janela direita (cerca de 1400) representando a obra de redenção e sacramentos de Cristo.
O órgão de St. Jakob é um dos maiores da Baviera. Concertos de órgão gratuitos acontecem na igreja durante todo o ano.
As duas torres da Jakobskirche foram construídas em alturas diferentes.
Entrada: €2.
Horário de abertura Jakobskirche Rothenburg (St. Jakob): Janeiro a Março e Novembro: 10h – 12h e 14h – 16h, Abril a Outubro: 9:00 – 17:00 e Dezembro: 10h – 16h45
Franziskanerkirche, Herrengasse, ao lado da escola Montessori.
Também recebeu o nome da Virgem Maria, a mãe de Jesus. É a igreja do antigo mosteiro franciscano de Rothenburg ob der Tauber, hoje igreja paroquial evangélica luterana.
Uma das igrejas mais antigas da cidade de Rothenburg, sua construção começou em 1282, o coro foi consagrado em 1309 (segunda consagração em 1333) e a igreja foi preservada até hoje.
A Igreja Franciscana de Nossa Senhora é um exemplo importante de uma igreja mendicante (arquitetura dos mendigos, que começou no século XIII e floresceu no século XIV, exigiam a simplicidade e o tamanho moderado das construções).
Na igreja está o Francis Altar (1490), um trabalho inicial de Tilman Riemenschneider. Além das modernas janelas de vidro do artista Johannes Schreiter.
Vale a pena ver a divisória de madeira, chamada rood screen, entre o coro e a nave. Isso garantiu que monges e leigos permanecessem espacialmente separados um do outro na igreja. Bem como as colunas e paredes da igreja franciscana, adornadas com belas esculturas dos séculos XV e XVI.
Procure também Maria von Creglingen (1400), à esquerda, acima de um nicho na parede.
Horário: Março-Dezembro, entre 10 – 12h e 14 – 16h. Fechada em Janeiro e Fevereiro.
Missa: aos Domingos, entre 11 – 11h30; no Verão, na 5ª feira às 18h15: leitura e música.
Acontecem frequentemente concertos gratuitos de órgão e coral.
Reichsstadtmuseum Klosterhof, 5.
Inaugurado em 1935, o museu da cidade imperial fica em um antigo convento dominicano fundado em 1258.
O museu possui 3 andares de exposições que contam em detalhes a história de mais de 800 anos da belíssima cidade de Rothenburg ob der Tauber. O acervo apresenta uma impressionante variedade de artefatos históricos e culturais. A cozinha do mosteiro é provavelmente a mais antiga do gênero na Alemanha. Além da cozinha, o convento, dormitório e o claustro estão bem preservados e levam o visitante ao cotidiano da Idade Média.
Particularmente interessantes são as 12 pinturas em painel da Paixão de Rothenburg, pintadas por Martinus Schwarz em 1494. Há também pinturas do pintor britânico Arthur Wasse (1854-1930), obras de Theodor Alt (1847-1936) e Hans Thoma (1839-1924).
A seção judaica ilustra a vida judaica em Rothenburg na Idade Média.
Um destaque especial a não perder é a recém-criada Fundação Baumann. Além de uma extensa coleção de faiança e estanho, ela mostra acima de tudo armas altamente significativas e ricamente ornamentadas. Um conjunto de caça da rainha francesa Marie Antoinette, o rifle e sabre de propriedade do imperador Napoleão I ou um estojo de pistola de duelo do príncipe Klemenz von Metternich. São apenas alguns dos destaques da coleção de história de armas da Idade da Pedra ao século XIX.
Os departamentos recém-inaugurados mostram a vida e a cultura do século XIX, objetos relacionados à história da música e exposições sobre ciência e dimensões de Rothenburg.
Aberto: abril-outubro, entre 10-17h e novembro-março, entre 13-16h.
Entrada: adultos €4,50, família €10, crianças até 6 anos não pagam. 3 euros para ter a permissão de tirar fotos.
Mittelalterliches Kriminalmuseum, Medieval Museu do Crime, Burggasse 3-5, 91541 Rothenburg ob der Tauber
Na Idade Média qualquer coisa era motivo para o castigo ou até a morte: para os que bebiam demais, para os infiéis, para aqueles que tinham relações sexuais antes do casamento, para fofoqueiros, para mentirosos, para aqueles que eram preguiçosos e até para músicos ruins
O Medieval Museu de Crime foi construído entre 1393 e 1410. Na época, abrigada na torre do hotel Burghotels, era chamada de Câmara de tortura de Rothenburg.Em 1718, o edifício foi convertido em estilo barroco, que marca hoje a sua arquitetura.
Em 1919, o edifício foi usado como sede da administração no distrito de Rothenburg. Em 1972, a casa foi comprada pela família do fundador. Após extensos trabalhos de restauração, o Museu do Crime mudou-se para este local em 1977.
Compreende cerca de 50.000 exposições de mais de 1.000 anos de história jurídica alemã e européia e é um dos mais importantes e populares museus de direito e criminalidade na Alemanha e na Europa.
No museu você faz uma viagem através dos últimos 1000 anos de crimes e punições na Europa, particularmente no período medieval. É um dos mais importantes e populares museus de direito e criminalidade na Alemanha e na Europa. Compreende cerca de 50.000 exposições. Revela os métodos e artefatos usados para punir os criminosos: aparelhos de tortura para extrair confissões, machados usados para execuções, máscaras para fofoqueiros e mentirosos, até as punições à crianças em sala de aula.
Um famoso exemplar de “dama de ferro”, conhecida como dama de ferro de Nuremberg ou “Virgem de Nuremberg”, surgiu por volta de 1802. Tinha um formato antropomórfico e representaria em estilo gótico primitivo a figura de Maria, a mãe de Jesus, com uma face piedosa.
A original se perdeu durante o bombardeio aliado em 1944. Uma cópia proveniente do “Castelo Real de Nuremberg”, foi vendida para Charles Chetwynd-Talbot em 1890, juntamente com outros aparelhos de tortura, e, após ser exibida em Chicago, 1893, seria levada para uma tour americano. A cópia foi autenticada no início dos anos de 1960 e agora faz parte do Museu Medieval do Crime da cidade de Rothenburg ob der Tauber.
Casos criminais notórios são registrados em xilogravuras e gravuras de cobre, enquanto há um departamento inteiro dedicado à bruxaria e de caça às bruxas na Baviera.
Horários: diariamente, de Abril a Outubro de 10h às 18h e de Novembro a Março de 13h às 16h
Foto da Dama de Ferro do site Wikipédia
Nachtwätcher, o Vigia Noturno
Uma das mais interessantes atrações é fazer um tour pela cidade com um guia que encarna um personagem chamado de Nightwatchman, o Vigia Noturno.
Nos anos que antecederam o Século XX, o vigia noturno era um dos muitos cidadãos de Rothenburg responsável pela segurança dos habitantes da cidade murada.
Hans-Georg Baumgartner, faz sua ronda como o Vigia Noturno todas às noites em Rothenburg. Com cabelo comprido e barba, veste uma túnica preta e um chapéu. Carrega uma lamparina em uma mão e uma lança na na outra, conta as histórias da vida urbana da Idade Média. Fazendo você mergulhar na cultura local de maneira divertida.
A turnê com o Vigia Noturno tem o ponto de encontro em frente ao prédio da prefeitura, na Praça do Mercado de Rothenburg ob der Tauber. Às 20:00 para grupos de língua inglesa e às 21:30 para os de língua alemã.
Loja Käthe Wohlfahrt, Herrngasse 1, 91541 Rothenburg ob der Tauber
A loja Käthe Wohlfahrt, é a mais famosa da Europa em decoração natalina. Recebeu o nome da esposa do seu fundador, o alemão Wilhelm Wohlfahrt. As primeiras vendas de artigos tradicionais de Natal de sua região, foram para os soldados americanos em uma base americana perto de Stuttgart, não em Rothenburg.
Apenas 13 anos depois, em 1977, que a empresa se mudou para Rothenburg e montou a primeira loja de Natal (agora existem seis em Rothenburg). A empresa, agora é administrada pelo filho de Wilhelm Wohlfahrt, Harald, que expandiu para outras cidades, Berlim , Nuremberg , Bamberg , Oberammergau , Miltenberg, Heidelberg e Rüdesheim am Rhein. Também existem lojas em Riquewihr na França, Bruges na Bélgica, Barcelona na Espanha, York na Inglaterra e Stillwater, Minnesota (EUA).
A loja fica aberta todos os dias do ano, fazendo com que na cidade de Rothenburg seja natal o ano inteiro. A principal delas, e mais bonita, fica na Herrngasse, é uma visita imperdível! Há uma árvore de Natal branca de cinco metros de altura que está girando lentamente. Suas 12.500 luzes e mais de 1.600 enfeites evocam uma atmosfera fascinante de Natal
São mais de 30 mil peças de decoração de Natal para a venda. Encontra-se presépios, bonecos quebra-nozes, caixas de música natalina, enfeites natalinos dos mais diversos tamanhos, guirlandas, toalhas de mesa com o tema e muito mais. Abriga em seu interior, um museu contando a história do Natal desde 1800.
A loja fica aberta o ano inteiro, de 2ª feira à Sábado, entre 09h30-18h30; Domingo, entre 10-18h.
Deutsches Weihnachtsmuseum, Museu de Natal Alemão, Herrngasse 1, 91541 Rothenburg ob der Tauber
Logo após a abertura da mundialmente famosa “Christmas Village” de Käthe Wohlfahrt em Rothenburg ob der Tauber, Harald Wohlfahrt começou a lembrar do Natal tradicional “nos tempos da bisavó”. Nasceu então, o desejo de criar um museu de Natal, com uma exposição permanente das belas decorações históricas dos Natais dos países alemães. Em 1991, ele finalmente adquiriu a primeira peça de sua coleção particular, um Papai Noel de 1,25 m de altura.
Este pequeno museu de Natal funciona aa loja Käthe Wohlfahrt. Em 250 m² estão expostos mais de 5 mil itens que contam a história dos Natais da Alemanha ao longo do tempo. Muitos dos artigos em exposição foram doados por pessoas do mundo inteiro.
O foco da exposição permanente está em objetos entre 1870 e 1950. Além das decorações clássicas para árvores de Natal, presentes populares, cartões postais de Natal, presépios de papel, árvores de Natal feitas de penas e papel, iluminação da árvore de Natal de velas e com luzes de corrente elétricas e outros objetos.
Além do trabalho de exibição, a equipe do museu se dedica às tarefas de coletar, preservar e pesquisar, os objetos históricos e a cultura tradicional de cada região.
O museu funciona diariamente das 10:00 – 17:00 de 1º de Abril – 23 de Dezembro; de 21 de Janeiro – 31de Março, diariamente entre 10:00 – 15:30; de 25 de Dezembro – metade de Janeiro, diariamente entre 10:00 -16:30. Infelizmente, é proibido tirar fotos dentro do museu.
Informações em diferentes idiomas permitem passeios individuais como também são oferecidas visitas guiadas.
Entrada: 4 euros
Reiterlesmarkt, Mercado de Natal
A pequena cidade medieval abriga um dos mercados de natal mais bonitos da Alemanha. Uma tradição de mais de 500 anos que acontece desde o Século XV na cidade.
Reiterlesmarkt transforma o local em cartão-postal natalino. Seu nome faz alusão a uma sinistra figura que, reza a lenda, era capaz de viajar entre as almas dos mortos. Mas, ao longo dos séculos, o Rothenburger Reiterle se converteu em personagem bondoso, que, assim como o Papai Noel, distribui presentes no Natal.
Os visitantes vão em busca de quitutes típicos como o schneeball, doce de massa frita polvilhado com açúcar, e dos enfeites natalinos que lotam tendas e lojinhas. Os mais cobiçados estão na Käthe Wohlfahrt, que tem presépios, enfeites de árvore de Natal, globos de neve e caixinhas de música.
Die Waffenkammer, loja Medieval, Obere Schmiedgasse 9/11, 91541 Rothenburg ob der Tauber
É uma loja bem interessante, só com artigos medievais, tais como: armaduras, armas, espadas, roupas da época e muitos outros. Os preços são razoáveis e enviam para a sua casa.
Festivais
Meistertrunk (“O Mestre Gole”)
Meistertrunk é um festival histórico que acontece anualmente no fim de semana de Pentecostes. É comemorado um evento da história da cidade que ocorreu durante a Guerra dos Trinta Anos, em 1631. O destaque é a apresentação da peça histórica “The Master Draft” com mais de 100 atores amadores. Desde 2016, o festival faz parte da lista alemã do Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO.
Como já mencionei, em outono de 1631, o Generalíssimo Católico Johann T’Serclaes, o Conde Imperial de Tilly, com 60.000 homens, invadiu as muralhas da cidade imperial protestante de Rothenburg ob der Tauber.
Em 31 de outubro, a resistência foi quebrada, a cidade foi sitiada e prefeitos e todos os vereadores condenados à morte.
Reza a lenda que foi oferecido ao General um delicioso vinho em um cântaro de 3,25 litros. O Conde de Tilly prometeu deixar a cidade, se algum cidadão tomasse todo o vinho de uma vez. E foi assim que o prefeito Georg Nusch se ofereceu e, para surpresa de todos, ele conseguiu esvaziar a caneca de uma só vez, salvando a cidade.
No entanto, não há evidências históricas de que o general Tilly tenha entrado na cidade conquistada na Guerra dos Trinta Anos. Embora, Sebastian Dehner relata este fato em sua Crônica de Rothenburg, escrita em 1654.
Esse acontecimento é conhecido como “Der Meistertrunk” (Masters Draft) e desde 1881, uma peça teatral, provavelmente baseada nesta crônica, é interpretada por cidadãos de Rothenburg, onde as performances ainda acontecem hoje. A rivalidade entre protestantes e católicos é encenada com muita emoção.
A peça é realizada na Pentecostes (Whitsuntide), ou no sétimo domingo após a Páscoa, com um festival de quatro dias que reencena o quase cerco da cidade. Há desfiles militares históricos pela Cidade Velha, jogos, entretenimento, muita comida, bebida, música ao vivo e muito mais.
Além do Pentecostes, a peça também é apresentada duas vezes ao longo do ano, em Setembro e em Outubro, durante o Festival de outono, Rothenburg Gerbst.
Schäfertanz, a Dança dos Pastores
A criação de ovinos e o comércio de lã tiveram um papel central na economia de Rothenburg. Os pastores se uniram em uma irmandade, e adoravam St. Wolfgang, o santo padroeiro dos rebanhos, em frente ao Portão Klingen.
Entre 1475 e 1492, uma bela igreja fortificada, com traçado artístico gótico tardio, foi construída neste local. Preservada até hoje em condições originais.
A igreja recebeu o nome de “Igreja do Pastor” porque os membros da irmandade de pastores, desde 1472, se reuniam todos os anos, nas terças-feiras, após o dia de São Bartolomeu, para celebrar o dia do pastor, que começava com um culto. Depois do culto, os pastores seguiam para a Praça do Mercado para comer, beber e dançar.
Mas essa animada dança foi esquecida ao longo dos séculos. Somente no evento de carnaval do clube de ginástica de Rothenburg, em 1911, o costume foi revivido. Desde então, a dança é realizada várias vezes ao ano no mercado histórico.
Taubertal Open Air Festival
É um festival de música ao ar livre que ocorre anualmente no mês de Agosto, desde 1996. Acontece no vale Taubertal, com uma vista fantástica sobre a cidade medieval de Rothenburg ob der Tauber.
Bandas ao vivo de diferentes estilos são oferecidas em vários palcos. Grandes nomes do rock e pop como Beatsteaks, Marteria ou Kraftklub sempre se apresentam.
Imperial City Festival
O Festival em alemão é chamado Reichsstadt Festtage (Ry-shtot Fest-taga) significa Imperial City Days Festival.
Todos os anos, durante três dias, na primeira semana de Setembro, toda a cidade celebra séculos de história durante o festival da cidade imperial em Rothenburg ob der Tauber. É uma verdadeira viagem através do tempo em Rothenburg.
Toda a cidade antiga se torna um enorme acampamento medieval. Reunem-se 27 grupos históricos, de diferentes épocas, de Rothenburg. Uns cavaleiros acampam em tendas em frente ao Rödertor, enquanto as tropas Meistertrunk da Guerra dos Trinta Anos atravessam a cidade. Em Herrngasse, você encontrará habitantes da cidade medieval e camponeses de Schillingsfürst.
Há muitas apresentações musicais e vários artistas de rua entretendo as multidões. Como também barracas de comida que servem deliciosa culinária alemã, além de alguns vinhos locais.
Na sexta-feira à noite, há uma grande procissão à luz de tochas pelos vários grupos históricos. Desde o Doppelbrücke, no vale Tauber, através da cidade antiga até a praça do mercado, onde a noite é coroada com uma incrível queima de fogos de artifício em frente à prefeitura. No sábado, o melhor local para assistir à queima de fogos em Burning Town é do vale Tauber.
De bandas a cantores populares, bateristas e apresentações solo de flauta, a música dá vida ao Imperial Ciy Festival.
Há apresentações de dança durante os dias do festival, mas a dança mais famosa é ‘The Shepherd’s Dance’ (Dança dos Pastores), que remonta a 1517, a fim de celebrar a Guilda dos Pastores de Rothenburg. Os habitantes locais se reúnem na praça do mercado em trajes coloridos adornados com fitas e vivem de acordo com o lema: “Pela honra da cidade e pelo prazer dos convidados”.
Durante o fim de semana, grupos históricos se reúnem na praça do mercado e cada um deles representa uma peça do passado. Com cavaleiros a cavalo, guerreiros mascarados, monges, malabaristas, reis e rainhas.
A entrada é gratuita.
Rothenburger Weindorf (Festival do Vinho de Rothenburg), no Mercado verde e na Kirchplatz
Na alta temporada, geralmente no mês de Agosto, as vinícolas locais se apresentam com seus enólogos parceiros e servem uma grande variedade de vinhos de qualidade da Francônia. Como também, especialidades selecionadas de cozinha regional, em um ambiente descontraído.
A vila vinícola de Rothenburg ocorre no mercado verde e na praça da igreja na cidade medieval.
Gastronomia
O doce típico da cidade é Schneeball (Schneebälle no plural), que traduzido do alemão é Bola de Neve. Seu nome deriva de sua forma redonda, de bola, com um diâmetro de oito a dez centímetros. É também chamado de Storchennest (ninho de cegonha)
Trata-se de uma massa frita em gordura fervente até dourar e polvilhada com açúcar de confeiteiro após o resfriamento.
Desde a Idade Média, as bolas de neve eram feitas nas aldeias, pelas mulheres do campo e servidas nos casamentos, batismo, consagrações de igrejas e ocasiões festivas. Tornaram conhecidas e agora são vendidas em inúmeras variações e recheios.
Você encontrará por toda a cidade, nas vitrines de confeitarias, padarias e nos estandes durante o mercado de natal.
O renomado padeiro Friedrich Striffler, deixou sua pequena vila, para estabelecer em Rothenburg ob der Tauber. Com base em sua experiência como padeiro e nas suas antigas receitas, em 1925, montou uma das primeiras padarias de Rothenburg, a “Bäckerei Striffler”.
Hoje, a “Striffler Bakery” está na sua 6ª geração e ainda produz, diariamente, esta tradicional receita da família.
Você encontrará Bolas de Neve por toda a cidade, nas vitrines de confeitarias, padarias e nos estandes durante o mercado de natal.
Restaurantes
Um bar aconchegante em um ambiente agradável, localizado no Prinzhotel. Um ótimo local para tomar um coquetel, a melhor introdução para um jantar romântico à luz de velas. Quando a culinária sazonal fresca e as especialidades rústicas locais se misturam com toques mediterrâneos criativos, o resultado é perfeito. Aproveite o adorável terraço se o tempo estiver bom e não deixe de reservar espaço para as sobremesas divinas.
O estacionamento público fica nas proximidades. Terça-feira é o dia de “hambúrgueres especiais”.