Yvoire, a pérola do lago Genebra
Yvoire é uma pequena aldeia medieval francesa, fortificada, construída no início do Século XIV.
Está situada na margem do Lago Genebra (Lac Léman), pertencente ao departamento da Alta Saboia da região Auvérnia-Ródano-Alpes.
A Savoia e Alta Savoia são departamentos franceses dos Alpes que fazem fronteira com Suiça e itália.
Por meio século, a aldeia de Yvoire teve um papel militar muito importante, devido à localização estratégica da vila. Depois, durante um longo período, voltou ao anonimato e tornou-se uma aldeia humilde de agricultores e pescadores. Cinquenta anos marcam o início de uma nova era: a do turismo e flores.
Evidências importantes do passado foram restauradas e protegidas contra os estragos da modernidade: O castelo, muralhas, portões fortificados, vielas e casas, de modo a preservar a atmosfera medieval.
Yvoire está classificada entre “As mais Belas Aldeias da França”, os jardins e enfeites florais são um dos orgulhos da cidade. Yvoire vem recebendo, seguidamente, desde 1959 o Prêmio Capital Florida da França e a Condecoração “Les Quatre Couleurs”.
É uma bela cidade o ano todo, mas particularmente atraente durante a primavera e o verão, quando fica florida.
Vários monumentos testemunham o passado de Yvoire: muralhas, portais, casas e canais.
Desde o fim da 2ª Guerra mundial a agricultura e a pesca deram lugar ao turismo.
Esta aldeia charmosa e livre de tráfego possui restaurantes, cafés, boutiques, galerias de arte, estúdios, lojas de souvenirs, de artesanato, casinhas floridas e lindos jardins.
Durante o dia tem muitos turistas, a maioria se hospeda em cidades próximas e vão lá para passar apenas o dia.
Pernoitar em Yvoire é uma opção bem agradável, a vila fica deserta. Caminhar pelas ruelas medievais escuras, depois de um jantar em um restaurante na beira do lago, é muito romântico.
Em 2006 a população local festejou devidamente os 700 anos de existência da vila com cortejo e festividades medievais.
Visto
Para a maioria dos países da Europa, brasileiros não precisam de visto. No entanto, com o intuito de aumentar a segurança do território, os 26 países signatários do Tratado de Schengen passarão a exigir uma autorização eletrônica. O ETIAS (Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem) é definido como um visto não tradicional e a partir de 2021 todos os cidadãos provenientes de países já isentos de visto para viajar pela Europa – Brasil e outras 14 nações latino-americanas, precisarão providenciá-lo antes de sair de casa.
iVisa fornece a solução mais simples para o processamento do seu visto de viagem. Permite que os viajantes processem vistos de um computador, smartphone ou tablet.
Por favor, se não for inconveniente, tire o seu visto pelo meu link de afiliado iVisa. Você não paga nada a mais por isso, e eu recebo uma pequena comissão que me ajudará a manter o meu site no ar com informações de qualidade. Agradeço muito o seu apoio!
Como chegar
De avião
Aeroporto Internacional de Genebra, situado a 34 km de Yvoire ☎: + 41 900 57 15 00
Aeroporto de Annecy-Mont Blanc, à 66Km de Yvoire ☎: +33 (0) 4 50 27 30 06
De carro
Auto-estrada A6 depois A40 (5h30 de Paris – 550 km)
Auto-estrada A42 ou A43 e depois A40 (2h de Lyon – 180 km)
Auto-estrada A41 (50 min de Annecy, 2h de Grenoble)
Deve-se ficar atento aos dois pórticos de pedra para não perder a entrada da cidadezinha. Automóvel não entra, tem estacionamento fora da cidade murada.
De ônibus
Serviço regular a Thonon e Douvaine. Informações: Escritório de turismo ou SAT ☎: +33 (0) 4 50 71 00 88
De trem
Estação SNCF em Thonon les Bains
Estação de trem Cornavin em Genebra – Informações: ☎: +41 900 300 300
De barco
Serviço regular a Nyon e Genebra – Informação: Compagnie Général de Navigation, ☎: +41 900 929 929
Hotel
Hôtel Restaurant du Port, Rue Du Port, 74140 Yvoire, França +33 (0)4.50.72.80.17 Email: hotelduport.yvoire@wanadoo.fr
É um hotel charmoso de 4 estrelas, localizado dentro da cidade medieval, na margem do Lago Genebra (Lac Léman) e voltado para a cidade de Genebra.
Possui 7 suítes, algumas com vistas para o lago e um ótimo restaurante. Faz parte da Rede de hotéis, Chateaux et Hotels Collection.
Possui estacionamento fora das muralhas. O hotel está aberto de Fevereiro à Novembro.
Hôtel Restaurant Le Jules Verne, Rue du Port, 74140 Yvoire, ☎: +33 (0)4 50 72 80 08
E-mail : contact@hoteljulesverne.com
Hotel de 4 estrelas, localizado dentro da cidade medieval, em frente a marina. Possui 17 suítes com vista para o lago. Tem um restaurante com vistas para o lago.
Possui estacionamento fora das muralhas.
História
Yvoire surgiu a partir de uma colônia de pescadores, popularizada como parte das rotas comerciais entre a Itália e a França.
As mercadorias eram transportadas pelo lago, em uma espécie de barco à vela (lateen-rigged boats), facilitado pelos ventos.
A localização estratégica entre o “lago pequeno” e o “lago grande” foi o que motivou o conde Amadeus V, o Grande (1249 – 1323) à erguer uma fortificação militar (castelo), em 1306, durante a guerra entre Dauphiné e Savoie.
Durante mais de meio século a aldeia teve um papel militar importante e os habitantes receberam privilégios tributários.
No Século XVI, aproveitando as disputas internas ao Ducado de Saboia e para a enfraquecer militarmente, os senhores de Berna destruíram suas muralhas, incendiaram o castelo e a aldeia perdeu a sua importância militar.
Por um longo tempo Yvoire ficou no anonimato e a cidade se transformou em uma bela vila de pescadores.
No Século XX a pequena vila se reinventou e a partir da década de 1950, surgiu como um novo polo turístico.
Conhecida também como a vila das flores, Yvoire recebeu o primeiro prêmio da floração em 1959 e outros prêmios se seguiram ao longo dos anos.
Por 20 anos Yvoire tem o prestígio de ser uma das mais belas aldeias medievais da França.
Em 2006 a população local festejou devidamente os 700 anos de existência do burgo com cortejo e festividades medievais.
Fonte:
http://www.yvoiretourism.com/accueil_en.html
Principais Atrações
Localmente conhecido como Chateau d’Yvoire, encontra-se na cidade do mesmo nome.
Foi construído no início do Século XIV por Amédée V, conde de Sabóia, no local de uma antiga fortaleza.
Durante o Século XVI, de 1536 a 1591, a região foi ocupada por forças da cidade independente de Berna, que eram aliados da França e da cidade independente de Genebra. Durante esta ocupação a aldeia perdeu suas muralhas e papel militar. O castelo de Yvoire foi queimado e permaneceu sem telhado por 350 anos.
Em 1655 o castelo foi adquirido pela família de Yvoire. Entre 1919 e 1939 o Castelo foi restaurado ganhando um novo telhado e quatro torres de canto.
Hoje, o Castelo Yvoire é propriedade privada e portanto não é aberto ao público, mas é um marco na cidade, bastante apreciado por sua beleza.
É o maior em volume d’água doce da Europa Ocidental, durante o verão é a distração para os banhistas, além da paisagem maravilhosa que o lago proporciona. Os cisnes e patos selvagens também fazem o encanto visual.
O Rhône é seu principal afluente. O Departamento de Turismo organiza vários passeios pelo lago e entre as montanhas da região e a costa Suiça.
No verão, é possível entrar em clima de romance, começando com um cruzeiro pelo lago Léman em um barco a vapor com roda d’água Belle Epoque, partindo de Genebra, Suiça, até Yvoire, no Chablais francês.
É possível também, navegar a bordo de um barco com motor elétrico movido à energia solar, no maior silêncio, enquanto aprecia o charme do Lago de Genebra. Os passageiros poderão desfrutar de vistas deslumbrantes sobre a cidade medieval, suas casas de pedra, flores coloridas, como fundo a cadeias de montanhas. Site: www.helionaute.com
Jardim dos Cincos Sentidos (Jardin dês Cinq Sens)
Este jardim, classificado “Jardim notável” pelo Ministério da Cultura, era a antiga horta do castelo, nessa época, contornado de muros, servia, sobretudo, à alimentação e à saúde, pois os únicos medicamentos eram as plantas.
Criado há 25 anos, este jardim foi inspirado pela atmosfera poética dos labirintos medievais. O plano original do terreno foi respeitado assim como a existência das árvores frutíferas, muitas rosas e das fontes.
O labirinto é interativo, um passeio de descoberta dos cinco sentidos, com cores das flores, aromas das plantas, sons dos pássaros e fontes, texturas das folhagens e paladares das frutas e plantas medicinais, com transformações em todas as estações do ano.
Nada menos que 1.300 variedades que mudam com as estações. A busca permanente pela diversidade realizada por uma equipe de jardineiros apaixonados e felizes em compartilhar seus conhecimentos especializados.
Está aberto de meados de maio a meados de outubro. A entrada é de € 10.
Área de Rovorée-La Châtaignière
É uma reserva natural protegida, com 24 hectares e um lago de 1,2 km. Possui castanheiras de mais de 100 anos.
A área de Rovorée-La Châtaignière é composta por duas propriedades públicas, pertencentes ao Conselho Superior da Alta Sabóia e à Autoridade de Preservação da Costa e do Lago.
O espaço é muito utilizado para passeios familiares, com caminhos sinalizados. Pode ser acessível a pé saindo de Yvoire, ou por transporte que funciona durante a temporada de verão.
Igreja de St. Pancras (St. Pancrácio)
Dedicada a St. Pancras, esta pequena igreja data em parte do Século XI, é uma mistura de diferentes estilos arquitetônicos, foi reformada diversas vezes.
Sua característica mais notável é sua torre de relógio de aço inoxidável, típica da arquitetura religiosa de Savoy e Piemonte.
A seta e o galo são folhados a ouro, que brilham ao sol e podem ser vistos de longe.
A estrutura de aço inoxidável foi erguida em 1989 para substituir um original de estanho de 1854, que oxidava ao longo do tempo.
Casa da História (Maison de l`Histoire)
Criada em 2006 para o 700º aniversário da aldeia, a Casa da História, conta de forma divertida e educativa a história de Yvoire.
A sua primeira exposição foi dos documentos de fundação da aldeia, feita a partir de documentos autênticos.
Está aberta aos fins-de-semana de 14:00 às 17:00, em Maio, Junho e Setembro, sendo que em Julho e Agosto abre diariamente das de 14:00 às 17:30. A entrada é gratuita.
Galeria de Arte Véronique Ziminski,
Véronique Ziminski ganhou o primeiro prêmio da Funcação Paul Ricard, o prêmio do Roy Rene em Aix en Provence e o prêmio do Conselho de Haute Garonne Regional.
Entre seus muitos clientes na França, Lafitte Foundation em Lyon, as câmaras municipais de Marnaz e Annecy e muitos colecionadores no exterior (EUA, Grã-Bretanha, Benelux, Itália, Alemanha, Suíça, Arábia Saudita, Rússia, Coréia, Japão, Nova Zelândia). Aberta de Abril-Setembro.
Exposição na mansão Chataignière
A propriedade Choraignière está localizada à beira do lago, em meio a 24 hectares de bosques e prados.
Chestnut Manor, anfitrião do Departamento de Artes e Cultura, mistura o patrimônio cultural e natural da região. Nesta mansão são apresentadas exposições em obras de arte do Século XVII à época contemporânea, sobre o tema da água e lagos alpino.
Galerie d’Art Verrier Opaline, Rue du Lac
☎: +33 (0)6 62 82 05 48 E-mail:isabelle.brugere@free.fr
Diplomada da escola de Belas Artes de Lyon, Isabelle Brugère utiliza as técnicas de fusão e de termoformagem do vidro (técnica de criação de determinadas formas por sucção ou sopro) para criar pinturas, esculturas e jóias de vidro.
Ela utiliza materiais de construção, argila, vidro, metal, pedra, como uma base para os seus trabalhos.
A artista também exibe em seu estudio, pratos, luminárias, vasos, relógios, espelhos e jóias.
A oficina abre suas portas para exposições temporárias de artistas.
Restaurantes
Restaurante Les Jardins du Léman, Grande Rue, 74140 Yvoire, ☎: +33 4 50 72 80 32
O restaurante tem uma localização perfeita, no coração da cidade medieval, possui um terraço panorâmico com vistas deslumbrantes sobre o lago, o castelo e a vila medieval.
Restaurante requintado, com menu original, um lugar idílico e uma excelente equipe de profissionais.
Está inscrito em vários guias conhecidos como “Le Bottin Gourmand”, “Le Petit Futé”, “Le Guide Michelin” e “Eurotoque”.
Aberto todos os dias, exceto quarta-feira fora de temporada.
Vieille Porte, 2 Place de Mairie, 74140 Yvoire, França ☎: +33 4 50 72 80 14
Localizado na entrada da vila medieval de Yvoire, nas muralhas. Casa da família desde 1587, a mais antiga da cidade, foi restaurada com bom gosto. Comida excelente com uma equipe muito simpática e prestativa.
No verão, pode desfrutar do terraço, situado na antiga muralha, com vista para o lago e para o jardim.
O restaurante está aberto às 12:00-14:30 e 19:00-21:00, de meados de Fevereiro a meados de Novembro. Fecha na segunda-feira.
Hotel Restaurant le Pre de la Cure, 1 Place de la Mairie 74140 ☎: +33 4 50 72 83 58
Situado às margens do lago de Genebra, há uma vista excelente!
O Chef foca sobre os produtos da pesca do lago e cria pratos regionais.
Aberto de 09 de Março à 29 de Outubro. Se o tempo estiver bom, sugiro reservar mesa no terraço.
Hôtel – Restaurant du Port, rue du Port 74140, Yvoire
O restaurante do hotel du Port em Yvoire está localizado em uma grande varanda com terraço com vista para o Lago de Genebra.
O Chef propõe explorar sabores autênticos da cozinha local e tradicional criada com ingredientes frescos e sazonais.
Um lugar ideal para relaxar, e aproveitar os benefícios do Lago de Genebra, enquanto desfruta da autêntica cozinha de Yvoire.